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Poder de Mercado para RFB

Saiba os principais tópicos sobre Poder de Mercado para RFB e saia na frente dos outros candidatos.

Poder de Mercado para RFB

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Esperamos que vocês estejam se preparando com os materiais do Estratégia, pois este é o diferencial para a sua aprovação.

Neste artigo, para ajudá-los a trilhar o caminho da aprovação, abordaremos um dos tópicos de economia constantes no edital: Poder de Mercado para RFB.

Considerações Iniciais – Poder de Mercado para RFB

O edital da Receita Federal trouxe a disciplina de Economia e, dentro dessa matéria, um dos itens é “Poder de mercado (monopólio, monopsônio e oligopólio)”.

Desta forma, para darmos uma base mais consistente para vocês sobre o assunto, neste artigo trataremos sobre o conceito de poder de mercado, sua importância na economia e as principais estruturas de mercado.

O que é Poder de Mercado?

Poder de mercado é o termo usado para descrever a influência que uma empresa ou um grupo de empresas exerce sobre o mercado. Ou seja, diz respeito à capacidade de controlar preços, limitar a concorrência e determinar a disponibilidade de bens e serviços.

Desta forma, as empresas com poder de mercado têm um impacto significativo no mercado e podem ditar as condições sob as quais as empresas e os consumidores operam.

Qual a importância do poder de mercado?

Como vimos acima, as empresas com poder de mercado têm a capacidade de controlar preços, limitar a concorrência e determinar a disponibilidade de bens e serviços, certo? Esta influência pode resultar em preços mais altos para os consumidores, redução da concorrência e menos inovação no mercado.

Além disso, o poder de mercado também pode levar à concentração do mercado, onde algumas grandes empresas dominam o mercado, dificultando a concorrência das empresas menores.

Como o poder de mercado é medido?

O poder de mercado é normalmente medido por uma variedade de métricas, incluindo participação de mercado, índices de concentração e poder de precificação. Vamos entender rapidamente cada um deles:

Participação de mercado: Refere-se à porcentagem do mercado que uma empresa ou um grupo de empresas controla.

Índices de concentração: São os responsáveis por medir a concentração de poder de mercado entre algumas grandes empresas.

Poder de precificação: Diz respeito à capacidade que uma empresa ou grupo de empresas tem de afetar os preços no mercado.

Estruturas de Mercado

Para estudar sobre Poder de Mercado para RFB, precisamos entender sobre as estruturas de mercado.

A estrutura de mercado diz respeito às características organizacionais e institucionais que determinam a natureza da concorrência dentro de um determinado mercado, abrangendo uma variedade de fatores, incluindo o número de empresas que operam no mercado, seu tamanho e participação de mercado, o grau de diferenciação entre as ofertas de produtos e a facilidade de entrada e saída de novas empresas.

Desta forma, a estrutura do mercado é um fator chave que influencia o comportamento da empresa, os preços de produtos e serviços e a eficiência geral do mercado.

Vamos ver cada uma delas?

Concorrência Perfeita

Essa estrutura é caracterizada por uma grande variedade de pequenas empresas que oferecem produtos homogêneos, sem que nenhuma delas tenha influência significativa dos preços de mercado.

Informações perfeitas estão disponíveis para todos os participantes do mercado e não há barreiras para entrar ou sair. Isso é considerado por muitos economistas como uma estrutura de mercado ideal.

Concorrência Imperfeita

A Concorrência Imperfeita é diferente da Concorrência Perfeita pois envolve a presença de poucas empresas que controlam os preços dos seus próprios produtos ou serviços oferecidos ao público. Além disso, há obstáculos para a entrada de novas empresas no mesmo setor.

Essa estrutura de mercado pode ser subdividida em cinco categorias: Monopólio, Concorrência Monopolista, Oligopólio, Oligopsônio e Monopsônio, cada uma com suas próprias características específicas, conforme veremos a seguir.

Monopólio

Esta estrutura de mercado é caracterizada por uma única empresa dominando o mercado, sem substitutos próximos disponíveis. A empresa tem controle total sobre o preço de mercado e há altas barreiras à entrada. Os monopólios geralmente surgem em setores onde há economias de escala substanciais ou altos custos de pesquisa e desenvolvimento que impedem a entrada de novas empresas no mercado.

Concorrência monopolista

Nesse tipo de mercado há muitas empresas que oferecem bens ou serviços semelhantes, porém, com diferenciações que os tornam únicos. A diferenciação se torna um aspecto importante (marca, status, marketing), dando à empresa poder para estabelecer o preço para o seu público-alvo.

A concorrência monopolista é uma combinação de monopólio e concorrência perfeita.

Oligopólio

A estrutura de mercado de oligopólio é caracterizada por uma pequena quantidade de grandes empresas que controlam o mercado, cada uma com uma participação significativa. As barreiras de entrada são altas e as empresas têm poder de precificação significativo. Comportamentos conspiratórios, como fixação de preços, são comuns para manter o poder de mercado. Além disso, as barreiras à entrada para possíveis concorrentes são presentes, assim como no monopólio.

O oligopólio também pode se apresentar em diferentes formas, como cartel, truste e holding.

Cartel é uma cooperação entre grandes empresas de um setor que controlam o mercado. Ele pode estabelecer regras para a distribuição de mercado entre seus membros, incluindo a divisão de territórios e a designação de quotas de produção. Em alguns países do mundo (incluindo Estados Unidos, União Europeia e Brasil), os cartéis são considerados ilegais, pois violam a concorrência e prejudicam os consumidores.

Truste é a cooperação e fusão de empresas de um mesmo setor ou que controlam diferentes setores de produção de um produto.

Holding é uma corporação que controla ou tem influência em outras empresas ou que tem grande participação no capital de outras empresas.

Oligopsônio

A palavra oligopsônio vem do grego e sua etimologia significa ( oligo= pouco + psonio= comprar). Ou seja, essa estrutura de mercado acontece quando existem poucos compradores para muitos vendedores.

Sua característica principal é o controle e influência dos compradores no mercado.

Exemplos de oligopsônio: mercado de aeronaves, carros esportivos, restauração de carros antigos etc.

Monopsônio

Nesta estrutura de mercado, um único comprador detém o controle significativo sobre o mercado em que atua, sendo o principal comprador de um bem ou serviço específico. Devido a esse poder de mercado, esse comprador pode influenciar o preço do produto em seu próprio benefício.

Exemplos de monopsônio: Petróleo e gás, armamento militar e urânio.

Principais diferenças entre as estruturas de mercado:

Num primeiro momento, as estruturas de mercado podem confundir, mas vamos ver as diferenças entre cada um deles para não gerar dúvidas.

Monopsônio x Oligopsônio

O Monopsônio e o Oligopsônio são duas estruturas de mercado que se diferenciam principalmente pelo número de compradores ou demandantes.

Enquanto o Monopsônio é uma estrutura de mercado onde existe apenas um comprador, que tem poder de influenciar o preço do bem ou serviço que deseja adquirir. Neste caso, o comprador é o principal influenciador do mercado e pode manipular o preço em seu benefício.

O Oligopsônio é uma estrutura de mercado em que há poucos compradores, mas que ainda assim exercem um controle significativo sobre o mercado. Neste caso, esses compradores têm o poder de influenciar o preço e as condições do mercado, mas não são tão dominantes quanto no Monopsônio.

Oligopsônio X Oligopólio

Enquanto o oligopsônio é uma estrutura de mercado em que poucos compradores têm o poder de compra substancial e podem influenciar o preço de um bem ou serviço. O oligopólio é uma estrutura de mercado em que poucas empresas dominam o setor e controlam a oferta de um bem ou serviço.

Monopólio X Monopsônio

É importante ressaltar que Monopólio e Monopsônio são duas estruturas de mercado diferentes que se caracterizam pelo número de participantes no mercado.

Monopólio é uma estrutura de mercado onde há apenas um fornecedor de um determinado produto ou serviço, não havendo concorrência. Nesse tipo de mercado, o fornecedor tem o poder de controlar o preço do produto e a quantidade produzida.

Por sua vez, como já estudamos, o monopsônio é uma estrutura de mercado onde há apenas um comprador de um determinado produto ou serviço. Neste caso, o comprador tem o poder de influenciar o preço e a quantidade ofertada do produto.

Conclusão – Poder de Mercado para RFB

Neste artigo aprendemos o conceito do poder de mercado para RFB, sua importância e as principais estruturas do poder de mercado (competição perfeita, monopólio, concorrência monopolista, oligopólio, oligopsônio e monopsônio).

Contudo, como ressaltamos sempre, este artigo não tem a intenção de esgotar o conteúdo. Mas, facilitar a vida dos alunos com resumos para sedimentar o conhecimento.

Desta forma, para que vocês dominem a banca organizadora é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF do Estratégia.

Não esqueçam também de fazer muitas questões através do Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.

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Um excelente estudo a todos!

Renata SodréProfessora do Estratégia Concursos

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