Artigo

PM/MS – Soldado – Conhecimentos Gerais – 4 RECURSOS

Olá pessoal,

A FAPEMS divulgou o gabarito preliminar da prova de SOLDADO. Infelizmente é uma banca arcaica que não disponibiliza para todos os interessados a prova em pdf. Recebi a prova como imagem de um aluno. Por isso não vou colocar o texto das questões, pois teria que digitar cada uma delas.

Vou comentar apenas as questões que cabem recursos, oferecendo os argumentos para a impetração do recurso. As que concordo com o gabarito preliminar, não vou comentar.

 

Questão 57

A questão traz um texto explicando o que é o PIB e uma tabela com o PIB dos estados brasileiros em 2015. Para montar a tabela, o examinador utilizou os dados do link a seguir (informado na questão): https://www.suapesquisa.com/economia/pib_estados_brasil.htm

O examinador errou na montagem da tabela. Conforme a tabela disponibilizada pelo examinador, o PIB do estado do Paraná em 2015 foi de R$ 376,9 bilhões. Sendo assim foi o 5º maior PIB dos estados brasileiros naquele ano. Mas, na tabela ele colocou como estando na posição 22. As informações do site “Sua Pesquisa” estão de acordo com os dados oficiais do PIB de 2015, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme consta da página 3 da publicação do link a seguir:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101307_informativo.pdf

Assim, a lista dos dez maiores PIBs em 2015 (de acordo com o IBGE e o site Sua Pesquisa) é a seguinte: 1º São Paulo (Sudeste), 2º Rio de Janeiro (Sudeste), 3º Minas Gerais (Sudeste), 4º Rio Grande do Sul (Sul), 5º Paraná (Sul), 6º Santa Catarina (Sul), 7º Bahia (Nordeste), 8º Distrito Federal (Centro-Oeste), 9º Goiás (Centro-Oeste) e 10º Pernambuco (Nordeste). No link a seguir estão os dados utilizados pelo examinador: https://www.suapesquisa.com/economia/pib_estados_brasil.htm

Desta forma, a questão 57 deverá ser ANULADA, pois não há alternativa correta. Vejamos:

A) Incorreta. O estado nordestino que apresenta a melhor classificação em nível nacional no tocante ao seu PIB é a Bahia e não Pernambuco.

B) Incorreta. O estado da região Norte que apresenta a melhor classificação em nível nacional quanto ao seu PIB é o do Pará.

C) Incorreta. Entre os cinco melhores PIB dos estados brasileiros há somente estados das regiões Sudeste e Sul.

D) Incorreta. Os cinco melhores PIBs estão em estados brasileiros das regiões Sudeste e Sul.

E) Incorreta. Entre os 10 melhores PIBs dos estados brasileiros não há nenhum da região Norte. Portanto, não há pelo menos um representante de cada região do país.

Pessoal, se o examinador errou na montagem da tabela, o problema é dele. Mas ele não pode fazer perguntas trazendo informações erradas e confusas, que foi o que ocorreu. Assim, vocês devem solicitar a ANULAÇÃO da questão, por não ter nenhuma alternativa correta.

 

Questão 63

A questão pede para assinalar a alternativa correta que identifica o bioma brasileiro, “considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão e altitude média de 100 metros, com savana estépica como vegetação predominante e com um terço das espécies de aves catalogadas no Brasil, dentre elas a ema e o tuiuiú”.

O gabarito preliminar é a alternativa D) Pantanal.

Pessoal, da forma como o examinador escreveu o bioma tem que ser “considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera”, ter “250 mil quilômetros quadrados de extensão”, ter “altitude média de 100 metros”, ter como vegetação predominante a “savana estépica” e ter “um terço das espécies de aves catalogadas no Brasil, dentre elas a ema e o tuiuiú”.

O examinador utilizou como fonte para a elaboração da questão informação do Wikipédia, constantes no link a seguir: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal

O link traz várias informações diferentes sobre a extensão em quilômetros quadrados do Pantanal. Vejamos:

Na primeira linha: Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão ….

Pantanal (quadro à direita): Área: 195 000 km²

Na parte de Topografia: A Planície do Pantanal possui aproximadamente 230 mil km².

Ainda na parte de Topografia: Sua área no Brasil é de 124.457,145.22 km² (64,64% em Mato Grosso do Sul e 35,36% em Mato Grosso). Considerada uma das maiores planícies de sedimentação do planeta, o Pantanal estende-se pela Bolívia e Paraguai, países em que recebe outras denominações, sendo Chaco a mais conhecida.

Como há várias informações diferentes na fonte utilizada pelo examinador para a elaboração da questão, não se pode afirmar que o bioma Pantanal tem 250 mil quilômetros quadrados de extensão.

Só por isso a questão já é passível de ANULAÇÃO.

Qual delas está correta? Nenhuma!

Conforme o IBGE, instituição oficial de geografia e estatística do Governo Federal, que elaborou o mapeamento oficial dos biomas brasileiros (Mapa de Biomas do Brasil) a área aproximada do bioma Pantanal é de 150.355 km².

Ainda de acordo com o IBGE, a vegetação predominante é a savana e não a savana estépica. Mais um erro.

Vejamos trechos do texto sobre o Pantanal no mapa de biomas do IBGE: As formações da Savana constituem a fitofisionomia predominante do Bioma Pantanal que abriga também formações vegetacionais da Savana Estépica, além de pequenas áreas de Floresta Estacional Semidecidual e Decidual …

Devido ao fato de área territorial do bioma Pantanal ter aproximadamente 150.355 km² e a sua vegetação predominante ser a savana o gabarito da questão “D) Pantanal” está incorreto. Não há alternativa correta, portanto, a questão deve ser ANULADA. Segue o link onde se pode baixar o mapa dos biomas brasileiros do IBGE para conferir as informações: ftp://ftp.ibge.gov.br/Cartas_e_Mapas/Mapas_Murais/

 

Questão 64

A questão cobrou conhecimentos sobre a Lei federal nº 13.675, de 12 de junho de 2018. Conforme o item 8.4.4 do edital do concurso, publicado em 04/04/2018, “As legislações com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ela posteriores, não serão objetos de avaliação na Prova Escrita Objetiva.

Por ter cobrado conhecimentos na prova escrita objetiva sobre uma lei que entrou em vigor após a publicação do edital a questão deve ser ANULADA.

Pessoal, não interessa se a lei foi cobrada em Conhecimentos Gerais, o que importa é que ela foi cobrada na prova escrita objetiva. O edital não discrimina, ele generaliza, basta ser na prova escrita objetiva, independente de onde está sendo cobrado.

 

Questão 67

De acordo com o edital do concurso em CONHECIMENTOS GERAIS seriam cobrados os seguintes conteúdos:

Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da REALIDADE BRASILEIRA nas áreas social, econômica, saúde, educação, cultura (literatura, cinema, música, artes visuais), segurança pública, violência, política, meio ambiente (aquecimento global e catástrofes naturais), habitação, ciência e tecnologia, transporte e direitos humanos.

Ou seja, “tópicos relevantes e atuais sobre o Brasil em diversas áreas.

A questão perguntou sobre o Prêmio Nobel de Literatura que é organizado, escolhido e entregue por uma instituição da Suécia, a Academia Sueca. Inclusive é entregue em Estocolmo, capital da Suécia. O prêmio nada tem a ver com a Realidade Brasileira. Por derradeiro, nenhum brasileiro estava cotado para receber a láurea.

Por ter, extrapolado, cobrado conhecimento não relacionado no edital do concurso, vocês devem solicitar a ANULAÇÃO da questão.

 

*****

 

É isto. Não deixem de entrar com os recursos. Espera-se que a banca recursal não seja tão ruim quanto o examinador de Conhecimentos Gerais. Se algum dos recursos que sugeri não forem providos, cabe, ainda, a via judicial, onde, com certeza, serão acolhidos.

Da FAPEMS, espera-se que faça uma prova melhor de Conhecimentos Gerais da próxima vez, utilizando fontes seguras e de acordo com o edital do concurso.

Sucesso no concurso!

Me siga no Instagram: @profleandrosignori

Grande Abraço,

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ola ! Eu também entrei com recurso na 45, alguém mais entrou ?
    FERNANDO ANDREY em 21/08/18 às 14:25
  • Olá Gabriel, é fundamentalmente um grupo que discute questões econômicas. Não vejo como questão mal elaborada.
    Leandro Signori em 20/08/18 às 12:49
  • Olá Everaldo, teclado não é na minha disciplina. Isto é Informática. Rsrs. Fale com o professor da disciplina.
    Leandro Signori em 20/08/18 às 12:44
  • Olá Gonçalo, só vi hoje o teu comentário. É a savana, a vegetação predominante. Já retifiquei. Grato pela observação.
    Leandro Signori em 20/08/18 às 12:43
  • Obrigado, professor, mas num trecho, você diz que "a vegetação predominante" do pantanal "é a savana e não a savana estépica" e, em outro, afirma "a sua vegetação predominante ser a savana estépica". Fiquei sem entender: é savana ou savana estépica? Obrigado!!!
    Gonçalo em 19/08/18 às 08:18
  • Também a questão45 dizendo que o teclado e um periférico de saida de dados quando e de entrada
    Everaldo em 18/08/18 às 17:17
  • oi alguem entrou com recursos destas questões?
    larissa em 17/08/18 às 14:54
  • o que voce acha da questao 62. Que de acordo com o gabarito diz que o G20 é um grupo economico. Sendo que o mesmo não é considerado grupo economico. Ao meu parecer a pergunta ficou mal elaborada
    gabriel em 16/08/18 às 20:23
  • Obrigada professor!
    Tatiana em 16/08/18 às 14:54
  • Você é dez professor
    MatheusQ em 15/08/18 às 17:38