Artigo

PERSISTÊNCIA: A grande jornada do sucesso

Olá concurseiro. Meu nome é Diego Fagundes. Hoje eu trabalho na instituição da Polícia Civil do Distrito Federal, num cargo sonhado e almejado por muitas pessoas, o cargo de Perito Criminal.

O caminho até aqui, como você pode imaginar não foi nada fácil, pelo contrário, foi cercado de frustrações, anseios e desilusões, que surgiam a todo tempo querendo me tirar do foco. Eu não sei em qual ponto da sua trajetória você se encontra, se vai começar a caminhar agora, se já está no meio do caminho, ou se já alcançou algumas vitórias até então, mas acredito que minha história possa te motivar e esse é o meu maior desejo: tentar te ajudar a alcançar o seu sonho, seja ele qual for.

Então vamos juntos nessa jornada!!!

Minha trajetória iniciou-se em 2008, quando decidi prestar meu primeiro concurso. Como estava desempregado, fiz o primeiro que apareceu: técnico administrativo do Ministério da Saúde.

Nesse primeiro momento, não sabia como estudar para concurso, não sabia a importância de ter um planejamento, tampouco como fazê-lo, não possuía nenhum método de estudo que otimizasse meu aprendizado. A única coisa que tinha era um desejo: queria ser concursado e ter minha estabilidade. E isso foi o que de fato mais me motivou.

Esse desejo foi decisivo para que eu estudasse, “aos trancos e barrancos”, fosse aprovado no concurso e no ano seguinte nomeado.


Em 2010, agora já concursado, com a pressão externa um pouco menor, fui nomeado no segundo concurso: técnico penitenciário da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF.

O edital deste concurso saiu um pouco depois que o do Ministério da Saúde. Por ser considerado um ambiente insalubre, trabalho penoso, esse concurso foi menosprezado por muitos, mas nele havia uma grande expectativa de valorização do cargo com tempo. Foi pensando nisso que tomei posse e minha remuneração praticamente dobrou da noite pro dia.

Aqui deixo uma dica super valiosa pra você: APROVEITE AS OPORTUNIDADES. Elas não aparecem sempre, mas quando surgirem esteja pronto. Talvez ainda não exista previsão de publicação do edital do concurso que você sempre sonhou, entretanto isso não significa que você irá ficar de braços cruzados.

Antes de ser perito criminal, fui nomeado em muitos cargos públicos e todos eles foram necessários para meu processo de amadurecimento e aperfeiçoamento. Portanto, não deixe as oportunidades passarem.


Em 2012, fui nomeado no concurso do TJDFT, no cargo de técnico judiciário. A prova deste concurso foi em 2008, um pouco antes do concurso da SESIPE, mas como fiquei mal classificado, a nomeação demorou quase o tempo de validade do concurso e, por isso, nem alimentava mais expectativas em relação a ele.

Assim como fiquei surpreso com a nomeação, fiquei insatisfeito tempos depois, pois aquele tipo de serviço não era o que eu queria para minha vida. Então decidi dar um salto nos estudos.

Comecei a me dedicar, agora com planejamento e metodologia de estudos. Inscrevi-me num cursinho para o concurso de perito criminal da PCDF em 2013. Estudei tudo que os professores ministravam, fiz exercícios, passei vários finais de semana trancado em casa estudando, eu realmente me dediquei, mas no dia da prova…

No dia da prova, meu cérebro poderia estar pronto, o conhecimento estava pleno na minha mente, mas o meu emocional não estava. Fui surpreendido pelo sentimento de ansiedade, de inferioridade, que acabaram me desestabilizando e não consegui terminar a prova a tempo. Saí frustrado da prova com algo dentro de mim: “esse concurso é muito difícil, não é pra mim”.

Em 2014 saiu o edital de agente de polícia da PCDF e como estava frustrado com o serviço do TJDFT, decidi mais uma vez estudar. Adquiri algumas aulas em PDF e iniciei minha caminhada rumo a aprovação.

Nesse período, eu trabalhava, fazia licenciatura em Física pela Universidade Católica e consegui um tempo para me dedicar ao concurso. Fui para a prova com uma mentalidade totalmente diferente da última experiência: estava mais confortável sem pressão e pensava, se der deu, se não der, vida que segue. E graças a Deus em 2014 fui nomeado agente de polícia e lá permaneci até setembro de 2019, quando fui, finalmente, nomeado no meu sonho profissional: Perito Criminal da PCDF.

A saga do concurso de perito foi longa e posso contá-la em outra oportunidade. Mas o que quero frisar aqui é que neste momento (2016 – quando saiu o edital do concurso) eu estava pronto: havia desenvolvido os pilares da aprovação – inteligência emocional, planejamento estratégico, metodologia aperfeiçoada – os quais considero essenciais para o meu êxito e quero compartilhar com você.

Superando os desafios

Nesses mais de 10 anos de estudos, muitas dificuldades surgiram: cansaço, frustração de reprovações em outros cargos, desânimo. Isso tudo é comum ao longo do processo. Inevitavelmente você poderá se sentir desanimado, sem forças ou motivação para continuar. Poderá pensar em desistir, quando se sentir frustrado, poderá pensar “isso não é pra mim”. Mas assim como aconteceu comigo, persista. Isso faz parte do jogo. Leia com atenção o que vou te falar:

Você é o único responsável pra chegar onde você quer estar daqui a um, dois, cinco ou dez anos. Somente não alcança um sonho, aquele que desiste no caminho.

Diego Fagundes

Portanto, assuma o controle da sua vida e siga em frente, mesmo com os desânimos, frustrações e fadiga, que eventualmente surgirem, e eles surgirão, não desista.

Logo toda sua persistência, renúncia e disciplina terão valido a pena!!!

Grande abraço e Deus é contigo.Se minha história serviu para te motivar, ou despertar algo que já estava adormecido dentro de você, deixe um comentário. Quero te conhecer melhor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.