Artigo

Persistência é a chave!

Olá pessoal!

Me chamo Ionara, fui aprovada para os cargos de Auditora Fiscal do estado da Bahia, Auditora Fiscal do município de Campo Grande/MS e para Oficial de Inteligência (Abin). Atualmente, aguardo a nomeação na Bahia, meu estado de origem, e sou Coach aqui no Estratégia.

Escrever sobre as minhas aprovações agora pode parecer fácil, mas a jornada de concurseiro/a exige muito suor e sacrifícios. Você pode pensar que não é para você, que só pessoas muito inteligentes passam, mas saiba que não é bem assim.

Para passar em concursos concorridos e de alto nível o mais importante é foco, persistência e abdicação. É preciso ter em mente que não é tranquilo, o caminho pode ser longo e cansativo, mas que é preciso continuar até a aprovação. Há momentos que pensamos em desistir, mas te digo uma coisa: quando seu nome estiver na lista de aprovados você verá que tudo valeu a pena!

Eu comecei minha vida profissional advogando, pois sou formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas logo percebi que o que queria mesmo era ser funcionária pública. Saí do escritório em que trabalhava, comecei a estudar para carreiras jurídicas e logo migrei para a área legislativa.

Percebendo a falta de concursos para essa área, aproveitei o meu estudo de alguns meses (comecei a estudar pra valer em junho/2017), e resolvi fazer o concurso da Abin/2018. Acabei passando, mas não dentro do número de vagas.
A partir daí comecei a perceber uma maior oferta de vagas na área fiscal, pesquisei mais sobre o cargo de Auditor, fiquei interessada e resolvi migrar.

Não foi fácil, principalmente no início e com tantas matérias, como Contabilidade, Estatística e Economia, por exemplo, que eu não tinha muita familiaridade, mas o material e a ajuda do Coach do Estratégia foram fundamentais para a minha aprovação.
Passei a me dedicar totalmente à área fiscal em maio/2018, prestei o concurso de Auditor Fiscal em Santa Catarina (não fui aprovada) e em 2019 prestei os concursos aqui na Bahia e em Campo Grande/MS, logrando êxito em ambos.

Por isso eu te digo: não desista, persista! Pode parecer clichê, mas vai dar certo! Só passam aqueles que caminharam até o fim. Estou aqui para te ajudar. Pode contar comigo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada pelas palavras de incentivo, Ionara, estava precisando. Parabéns pelas suas aprovações! Não é fácil para ninguém ,mas não podemos desistir mesmo! Forte abraço!
    Dalila Lopes em 13/12/19 às 13:51
  • Parabéns. Precisamos muitas vezes de ver exemplos como o seu para que o cansaço e o a falta de estímulo não nos derrubem!
    Marcio Brito em 13/12/19 às 10:31