Artigo

Perito Criminal – O que faz? Do que se alimenta? Onde vive?

Olá pessoal! Tudo joinha?

Aproveitando o dia do Perito Criminal, comemorado no dia 4 de dezembro, vou falar um pouco sobre essa magnífica carreira!

Para começar, um perito é um expert, um especialista em sua área, que pode atuar não somente na área criminal, mas também em causas cíveis, trabalhistas, etc. Em causas não criminais, o perito pode ser nomeado pelo juiz (perito do juízo), pode ser contratado pela parte (assistente técnico), pode ser contratado por uma empresa para fazer uma perícia particular (sem envolver a justiça). Claro que, na falta de perito oficial (perito criminal), “o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame” (CPP, Art. 159, § 1º).

Como nosso foco é concurso público, vamos falar do PERITO CRIMINAL, afinal, esse profissional deve passar em um concurso, ser nomeado, tomar posse e entrar em exercício…Ufa…

Nesse caminho todo há o curso de formação em que o perito passa 3, 4, 5 meses em sala de aula aprendendo diversas áreas da perícia. Esse curso pode ocorrer como uma fase do concurso ou ocorre assim que o perito entra em exercício. Na PF é uma fase do concurso, nos estados depende de cada um (essas informações estão contidas no edital de cada concurso, de acordo com a Lei de cada Estado).

Quando você analisa um edital para perito criminal, pode encontrar duas situações:
(1) Vagas “genéricas”: o edital especifica a quantidade de vagas e as áreas de formação de nível superior exigidas. Aí surge a dúvida: se houver 30 vagas e as áreas forem informática, biologia, física, etc. e se por acaso nenhum candidato com formação em informática passar, o que acontece? Oras…a perícia na área de informática terá um grande problema! Só isso…
(2) Vagas específicas: o edital especifica a quantidade de vagas por área de formação. Na minha modesta opinião, é a situação ideal! Conforme a demanda de análises periciais, o órgão abre o concurso com as vagas de acordo com sua necessidade. Mas deixo bem claro o seguinte: isso não é garantia nenhuma que o candidato formado em informática atuará apenas nessa área! Lembre-se que ao se tornar um perito criminal, o cidadão é em primeiro lugar perito, depois ele é “perito em determinada área”.

Sei de casos em que candidatos com formação em informática, aprovados em concursos para perito criminal, não quiseram fazer o curso de formação ao saber que poderiam ter que atender casos em locais de crime (aquilo que vemos no seriado CSI). Tudo depende da gestão do órgão e da necessidade/urgência. Pensem no seguinte: um exame que está na fila para ser atendido (computadores, material genético coletado, documentos possivelmente falsificados, etc.) pode esperar, mas um cadáver não pode ficar na rua por muito tempo. Este último tipo de exame deve ser atendido o mais rápido possível!

Em relação ao “faz me rir”, os “pilas”, o “cash”, vale a pena? Claro que sim! Além de ser um trabalho fascinante, o retorno financeiro também é! Abaixo podemos ver uma compilação dos estados (pode haver algum valor desatualizado, mas podemos ter uma ideia inicial):


Fonte: @qapconcurseiros

Alguns concursos para perito criminal autorizados e/ou previstos:
AM: 27 vagas (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-policia-civil-am/)
MS: 40 vagas (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-pc-ms-2018/)
ES: 50 vagas, sendo 8 para informática e engenharias afins (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-policia-civil-es/)

O Estratégia foi pioneiro na preparação para um curso específico de COMPUTAÇÃO FORENSE PARA CONCURSOS, o qual conta com 14 aulas, todas com vídeos e muitas questões comentadas! Você pode analisar a grade das aulas em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/computacao-forense-para-concursos-curso-regular-2018-com-videoaulas/

Quem tiver interesse na área pode me acompanhar nas redes sociais.

Grande abraço e bons estudos!

Evandro Dalla Vecchia Pereira
https://www.facebook.com/profevandrodallavecchia/
https://www.linkedin.com/in/evandro-dalla-vecchia/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, gostaria muito de saber se poderia me ajudar. Pretendo me formar perita e precisava saber se o caminho que estou seguindo esta certo para minha formação nessa área. Ficaria muito feliz se pudesse me ajudar.
    Talitha em 17/04/19 às 09:43
  • Solicito informações sobre curso pericia criminal.por favor..de preferencia curso presencial em dão Paulo.SP preferencia fins dr semana
    Luiz Carlos Piva em 19/02/19 às 18:17
  • Excelente matéria pra quem assim como eu deseja prestar concursos nessa área, obrigado professor.
    jonathan em 08/12/18 às 09:51
  • Um sonho a ser realizado. Carreira apaixonante!
    Flávio Pereira em 08/12/18 às 09:41