Artigo

PC MS: Tudo o que você precisa saber para passar

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre a PC MS: tudo o que você precisa saber para passar nesse concurso público. Vamos lá?

PC MS: Tudo o que você precisa saber para passar
PC MS: Tudo o que você precisa saber para passar

PC MS: Tudo o que você precisa saber para passar nesse concurso

A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul publicou o edital do seu concurso público, serão ofertadas no concurso 236 vagas para vários cargos de nível superior (Delegado de polícia, Perito Papiloscopista, Agente de Polícia Científica, Perito Criminal e Perito Médico-Legista).

E agora, você está preparado para esse concurso público?

A Banca Examinadora: FAPEC, ou seja, você já tem as regras do jogo na mão.

Ao longo deste artigo iremos falar sobre as disciplinas cobradas nos concursos passados para cada um desses cargos, bem como iremos fazer uma análise das provas dessa banca examinadora escolhida para o concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Vamos lá?

Delegado de Polícia – PC MS: Concursos Anteriores realizados pela FAPEC para o cargo de Delegado de Polícia – Tudo o que você precisa saber para passar

Vamos listar abaixo as disciplinas exigidas e sua relevância para as provas dos concursos anteriores para Delegado de Polícia Civil realizados pela FAPEC:

Em 1° lugar de disciplina mais cobrada foi Direito Constitucional, sendo que essa matéria isoladamente representou pouco mais de 20% dos concursos anteriores realizados por essa banca. Em seguida, a 2° disciplina mais cobrada foi Direito Administrativo representando aproximadamente 20% dos concursos anteriores.

Assim, percebe-se que Direito Constitucional somado com Direito Administrativo totalizaram mais de 40% dos assuntos exigidos nos certames anteriores para o cargo de Delegado de Polícia realizado pela FAPEC.

O 3° Lugar de matéria mais cobrada ficou Direito Civil com quase 19%, seguido em 4° lugar de Direito Processual Penal com 18,6%, 5° lugar Português com 18,6%, 6° lugar Direito Penal com 3% e em 7° lugar Legislação Estadual.

Como podemos ver, 5 disciplinas (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Processual Penal e Português) totalizaram mais de 90% dos assuntos cobrados nos certames anteriores para o cargo de Delegado de Polícia realizados por essa banca examinadora.

Preciso dizer o quanto essas matérias são importantes para o seu certame?

Delegado de Polícia – PC MS: Análise do Concurso Atual

Vamos listar abaixo as disciplinas cobradas no novo certame para Delegado da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, demonstrando sua relevância no total da prova objetiva:

Disciplinanúmero de questões na provaPeso por questãoPontuação máxima na provaRelevância na prova
Português1011010%
Legislação Polícia Civil1611616%
Medicina Legal e Criminologia4144%
Direito Penal2012020%
Direito Processual Penal2012020%
Direito Constitucional 1011010%
Direito Administrativo1011010%
Direitos Humanos 5155%
Direito Civil5155%
total100100100%
Relevância de cada disciplina para o cargo de Delegado da PC MS

Assim, no novo certame, em 1° Lugar de matéria mais exigida é Direito Penal, sendo que essa matéria isoladamente representa 20% dos conteúdos exigidos na prova. Também representando 20% do conteúdo exigido ficou Direito Processual Penal. Ou seja, Direito Penal somado com Direito Processual Penal totalizam 40% do conteúdo exigido nesta prova para Delegado da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

O 3° Lugar de disciplina mais exigida ficou Legislação da Polícia Civil com 16%, seguido em 4° lugar de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Português representando cada uma 10% do certame.

As demais disciplinas: Medicina Legal e Criminologia, Direitos Humanos e Direito Civil. Todas totalizaram juntas 14% do conteúdo exigido neste novo certame.

Como podemos verificar, cinco disciplinas (Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação da Polícia Civil, Direito Administrativo e Direito Constitucional) totalizaram 76% dos conteúdos exigidos para o novo concurso de Delegado da PC MS.

Perito Papiloscopista – PC MS: Análise do Concurso Atual

Vamos listar abaixo as disciplinas cobradas no novo certame para Perito Papiloscopista da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, demonstrando sua relevância no total da prova objetiva:

Disciplinanúmero de questões na provaPeso por questãoPontuação máxima na provaRelevância na prova
Português1011013%
Legislação Polícia Civil1511519%
Informática1511519%
Direito Penal1011013%
Direito Processual Penal1011013%
Direito Constitucional 5156%
Direito Administrativo5156%
Raciocínio Lógico1011013%
total8080100%
Relevância de cada disciplina para o cargo de Perito Papiloscopista da PC MS

Assim, no novo certame, em 1° Lugar de matéria mais exigida é Legislação da Polícia Civil e Informática, cada uma representando 19% do conteúdo exigido no novo concurso. Ou seja, Legislação da Polícia Civil somada com Informática totalizam 38% do conteúdo exigido nesta prova para Perito Papiloscopista da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

O 3° Lugar de disciplina mais exigida ficou Português, Direito Penal, Direito Processual Penal e Raciocínio Lógico, sendo que cada uma representou 13% do conteúdo exigido no novo certame.

As demais disciplinas: Direito Constitucional e Direito Administrativo. Todas totalizaram juntas 12% do conteúdo exigido neste novo certame.

Como podemos verificar, cinco disciplinas (Legislação da Polícia Civil, Informática, Direito Penal, Direito Processual Penal, Português e Raciocínio Lógico) totalizaram 88% dos conteúdos exigidos para o novo concurso de Perito Papiloscopista da PC MS.

Agente de Polícia Científica – PC MS: Análise do Concurso Atual

Vamos listar abaixo as disciplinas cobradas no novo certame para Agente de Polícia Científica da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, demonstrando sua relevância no total da prova objetiva:

Disciplinanúmero de questões na provaPeso por questãoPontuação máxima na provaRelevância na prova
Português1011013%
Legislação Polícia Civil1011013%
Informática1011013%
Direito Penal5156%
Direito Processual Penal5156%
Direito Constitucional 5156%
Direito Administrativo5156%
Medicina Legal1011013%
Criminalística1011013%
Raciocínio Lógico1011013%
total8080100%
Relevância de cada disciplina para o cargo de Agente da Polícia Científica da PC MS

Assim, no novo certame, em 1° Lugar de matéria mais exigida é Legislação da Polícia Civil, Informática, Português, Medicina Legal, Criminalística e Raciocínio Lógico cada uma representando 13% do conteúdo exigido no novo concurso.

Como podemos verificar, seis disciplinas (Legislação da Polícia Civil, Informática, Português, Medicina Legal, Criminalística e Raciocínio Lógico ) totalizaram 78% dos conteúdos exigidos para o novo concurso de Agente da Polícia Científica da PC MS.

Perito Criminal – PC MS: Análise do Concurso Atual – Tudo o que você precisa saber para passar

Vamos listar abaixo as disciplinas cobradas no novo certame para Perito Criminal da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, demonstrando sua relevância no total da prova objetiva:

Disciplinanúmero de questões na provaPeso por questãoPontuação máxima na provaRelevância na prova
Português1011010%
Legislação Polícia Civil5155%
Informática5155%
Direito Penal1011010%
Direito Processual Penal1011010%
Direito Constitucional 5155%
Direito Administrativo5155%
Raciocínio Lógico5155%
Conhecimentos Específicos251,84545%
total80100100%
Relevância de cada disciplina para o cargo de Perito Criminal PC MS


Para o cargo de Perito Criminal, além da parte de Conhecimentos Específicos possuir muitas questões (25 questões), essas questões possuem maior peso do que as demais questões para esse cargo, totalizando 45% do conteúdo exigido.

PC MS: Tudo o que você precisa saber para passar nesse concurso

Analisamos as disciplinas mais cobradas nesse novo concurso para a PC MS.

Porém, como faço uma boa prova deste concurso público?

1° PC MS: Foque em primeiro lugar nas matérias mais exigidas

Como falamos acima, algumas matérias possuem o peso superior às demais. Isto posto, você deve priorizar essas disciplinas “mais” importantes, pode verificar que para alguns cargos apenas 1 disciplina totalizou quase metade do conteúdo cobrado nesse novo certame.

Quando você foca nas disciplinas mais importantes, você consegue potencializar seu tempo disponível para estudo. Até porque isso é muito importante, afinal, estamos no pós edital.

Até porque não passa no concurso público quem mais sabe, mas sim quem responde o X no lugar certo rs. Pode ter certeza que poucos dos aprovados nos concursos públicos fecharam todo o edital antes da prova, mas uma coisa é fato, a enorme maioria deles realizou um planejamento focado nas matérias com maior índice de questões na prova.

2° PC MS: Para fazer uma boa prova: Faça muitas questões da FAPEC

Como falamos, a FAPEC é a banca examinadora do seu concurso público.

Para você fazer uma excelente prova dessa banca examinadora, você deve resolver muitas questões (quanto mais questões, melhor). Quando você faz isso, você compreende como é a exigência da banca em relação àquele assunto específico. Assim como as demais bancas, a FAPEC possui o seu estilo próprio de cobrança, ela tende a cobrar mais alguns temas do que outros.

Desse modo, ao fazer questões dessa banca, você vai passar a entender como ela estrutura as questões e o nível de detalhamento necessário.

Se você investir mais do seu tempo de estudo nos temas que são mais recorrentes nas provas, você vai aumentar suas chances de obter um bom resultado no certame com um menor esforço.

Espero que tenham gostado do artigo de hoje sobre o novo certamente da PC MS!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.saopaulo.sp.gov.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.