Artigo

PC GO: como ter disciplina em seu estudo

Saiba como ter disciplina em preparação para a PC GO

Fala concurseiro, tudo beleza?

Você que está estudando para a área policial deve saber que o concurso da PC GO (Polícia Civil do Estado de Goiás) para provimento de vagas nos cargos de Agente da Polícia Civil, Papiloscopista, Escrivão e Delegado Substituto já teve sua banca definida, o Instituto AOCP.

Sabemos que neste momento a saída do edital é iminente e por esta razão se faz necessário imprimir um ritmo maior de estudos se você quiser agarrar uma das 864 vagas ofertadas. Porém, apesar de todos os benefícios em alcançar a aprovação em um cargo público, muitos concurseiros têm dificuldades em ter a disciplina necessária para continuar estudando e manter o foco.

Pensando nisso, traremos ao longo deste artigo dicas úteis para quem quer ter mais disciplina e conseguir levar os estudos a sério a fim de aumentar suas chances de obter a aprovação. Adicionalmente, abordaremos as formas de superar os entraves encontrados por concurseiros que não conseguem cumprir sua carga horária e por aqueles desanimados nos estudos.

  • PC GO
  • Status: banca definida (Instituto AOCP)
  • Vagas: 864
  • Salário inicial: R$ 6.353,13 a R$ 23.811,22
  • Último edital: PC GO 2016
PC GO disciplina

Premissas fundamentais da disciplina

Antes de atacarmos a questão da disciplina, é preciso estabelecermos algumas premissas básicas. Não se engane: quem quer passar em concurso deve trazer constância para seus estudos, seja com motivação ou não, principalmente quando a saída do edital está iminente, como é o caso de quem está se preparando para a PC GO.

É um erro achar que aqueles que alcançam sua aprovação o fazem estudando apenas nos dias nos quais estão se sentindo particularmente motivados. Porém, devemos reconhecer a importância da motivação para nos impulsionar ainda mais em direção a nosso objetivo, por isso, vamos tratar primeiramente de alguns entraves que podem prejudicar nosso ânimo com os estudos e comprometer nossa carga horária.

Deixar de estudar não é uma alternativa

Um entrave comum encontrado pelos concurseiros é a demora em engatar a rotina de estudos, causada muitas vezes pela procrastinação. Assim, ficam esperando a vontade de estudar aparecer milagrosamente e resolver seus problemas.

A verdade é que a decisão de estudar é inegociável nas “condições normais de temperatura e pressão”, ou seja, na imensa maioria das vezes, ela independe de nossas vontades. Portanto, em um dia típico e sem imprevistos, não há acordos, ou seja, o concurseiro não acorda e se pergunta se vai ou não estudar naquele dia.

Não importa o que aconteça, você apenas estuda e pronto!  Pouco importa se você está com preguiça, se hoje é o dia daquela matéria que você não curte muito, se você está desmotivado.

Tudo isso se torna irrelevante quando se tem foco e você assume a premissa de que é inegociável a decisão de estudar e se aproximar mais ainda de seu objetivo todos os dias. O nome disso é disciplina e é exatamente esta disciplina que vai permitir que você dê seu máximo em preparação para a PC GO.

Foque no que está sob seu controle

É muito comum nossa mente começar a vaguear e se preocupar com questões que estão fora de nosso controle! Assim, se não tivermos a reação imediata de cortar o mal logo na raiz, passamos a surtar, nos lamentar, reclamar e é aí que a coisa sai do controle!

E, de repente, passamos a dedicar mais tempo com essas inquietações do que com o estudo propriamente dito. Assim, perdemos tempo pensando como seria melhor se o concurso demorasse mais para sair ou como seria o máximo se não houvesse a cobrança da matéria “X” ou “Y”…

Pois bem, isso tudo é barulho mental. Perceba que, ou é algo que você não tem controle algum ou algo que com certeza não vai ser resolvido com lamentações. Então, um truque mental efetivo para silenciar esse ruído é simplesmente dizer a si mesmo: “apenas faça o que precisa ser feito”, o que na maioria das vezes é continuar estudando!

É uma maneira prática e direta de acordar você mesmo para a realidade de que ficar se lamentando, desejando que as coisas fossem diferentes ou resmungando não vai te trazer benefício algum!

Então, próxima vez que esses ruídos começarem a surgir na sua cabeça, repita essa frase pra si mesmo e foque no que você deve fazer. Você vai notar como vai começar  a se tornar mais disciplinado e menos inclinado a dar atenção a esses pensamentos.

Lidando com o desânimo

Já perceberam que as pessoas que estudam em alto nível e atingem resultados de excelência são, de forma paradoxal, as pessoas direcionadas ao processo e não ao resultado em si? Quem busca estudar em alto nível não precisa de uma evidência imediata de que está indo bem e prefere concentrar sua energia na execução e melhoria do processo.

Mais que isso, sabe que o resultado é consequência de seus esforços, algo que vem naturalmente e com o tempo. Já imaginou sentir um baita desânimo toda vez que tem um mau desempenho em simulado, que erra uma questão, ou que é reprovado?

Use sempre essas ocasiões a seu favor: na sua perspectiva, você está diante de um fracasso ou de um desafio a ser superado?

Cultivando a disciplina nos estudos para a PC GO

1. Fomente uma leve insatisfação com a sua situação atual.

A insatisfação desempenha um importante papel em nossa motivação pessoal e pode afetar significativamente nossa capacidade de ser disciplinado. Se você está confortável onde está hoje, dificilmente vai estudar ou se esforçar o bastante para passar na PC GO e mudar sua situação atual.  Afinal, por que mudaria alguma coisa se está conformado ao que já tem hoje?

Não entenda mal, não estamos dizendo que você deveria se sentir mal consigo ou viver amargurado pela situação que vive. A ideia aqui é que se acredita realmente que consegue mudar de vida e que tem a capacidade para tal, então use essa insatisfação como combustível para seus estudos.

 Alguém que não está satisfeito com sua condição financeira pode usar este motivo como pretexto para seu projeto de aprovação, um lembrete da razão por que começou a estudar.

2. Se eu não passar, quem é que vai passar?

Mantenha em mente que se você se preparar em alto nível com constância e por tempo suficiente, vai ser muito difícil você não passar! Se prepare massivamente e se dedique a tal ponto para esse propósito, que um questionamento genuíno a se fazer será “se você não passar, quem é que vai passar?”.

“Quem, Brasil afora, está dando tão duro quanto você para alcançar esse objetivo?” Esta é também uma atitude que confere confiança em você mesmo e em seu planejamento.

3. Amarre bem sua rotina

Essa dica aqui é mais prática: não há como ser disciplinado, se você deixa sua rotina aos sete ventos. Por isso, planeje-se, programando as tarefas da semana de antemão e estipulando horários, de preferência fixos, para acordar, estudar, tirar intervalos e dormir. Quanto mais amarrada sua rotina, mais difícil será para você deixar de cumpri-la!

4- Coloque os estudos no centro de sua atenção

Estudar para concursos, ser aprovado e nomeado, tudo isso deve ser uma constante em seus pensamentos. Acorde pensando em concurso, escove os dentes pensando em sua aprovação e vá dormir com sua nomeação e posse em mente. Estudar, para o concurseiro, não deve ser uma atividade trivial que ele pode se dar o luxo de pensar e se importar só de vez em quando.

Não mesmo! Estudar é seu meio de vida, é seu caminho para um futuro melhor e, por essa razão, boa parte de seu tempo, recursos e pensamentos devem estar voltados para isso. Esta é uma das melhores maneiras de trazer disciplina para seus estudos em preparação para a PC GO.

5. Foque no próximo passo

Um erro muito frequente cometido por concurseiros é sempre estar preocupado com o que ainda falta estudar para fechar o edital, como alguém que lê um livro sem focar na página atual, mas nas centenas que estão por vir. Basta olhar todo o conteúdo que terá que estudar, que já bate aquele desânimo e a capacidade de estudar com constância vai por água abaixo.

A boa notícia é que você não precisa estudar tudo de uma vez, mas um pouco a cada dia. Tente começar a pensar em termos de ‘tarefas’ e não ‘disciplinas’ e repouse seu foco na tarefa em mãos, não no que está por vir.

Eventualmente, pare para ver todo o conteúdo que já estudou e o quanto já avançou nas diversas disciplinas. Lembre-se também dos assuntos nos quais tinha muita dificuldade, mas que conseguiu dominar, uma vez que é sempre revigorante ver os desafios que já superamos.

6- Imagine seu “eu do futuro”

Lembre-se vez ou outra da vida que quer ter quando for aprovado e nomeado. Às vezes estamos tão envolvidos com os estudos e as dificuldades inerentes à preparação, que perdemos de foco a visão que tínhamos para nosso futuro.

Por isso, tente se imaginar aprovado hoje e de que modo isso afetaria sua vida e a de seus familiares. Para quem ligaria para informar a novidade de que passou em um concurso e qual seria a reação desta pessoa?

Essa reflexão nos conecta com o propósito da aprovação e a tendência natural é agir no sentido de concretizar esta visão.

Finalizando – PC GO: como ter disciplina

Então é isso pessoal,

Acreditamos que estas estratégias serão úteis para fazê-lo cultivar a disciplina necessária para estudar e não ceder ao desânimo durante sua preparação para a PC GO. No final, quando sua visão de futuro tiver se concretizado, cada uma dessas horas terá valido a pena. Lembre-se, contudo, de não depender tão somente da motivação para cumprir sua carga horária, afinal estudar é seu compromisso e a jornada só acaba com a nomeação.  

Grande abraço e bons estudos!

Professor: Diogo Matias

@oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.