Artigo

Concurso PC GO Delegado: análise da banca UEG

Entenda melhor como pode ser a prova do concurso PC GO

Olá pessoal! No dia 15/5, foi divulgado edital  do concurso PC GO para o provimento de 100 vagas para o cargo de Delegado da Polícia Civil de Goiás.

Em 2016, o CESPE publicou edital para o concurso de Delegado que foi anulado em razão de fraudes. Agora, com a UEG, temos a realização de novo certame.

Quanto à análise do edital, convido-o a assistir à retransmissão dos professores Paulo Bilynskyj e Victor Hugo. Clique aqui para assistir!

Entre os mais de 300 alunos que acompanharam a transmissão ao vivo, estávamos nós! Participamos no chat da transmissão dos professores e um detalhe que chamou bastante atenção: a banca!

Afinal, quem é a UEG e como são as suas provas? É o que vamos procurar esclarecer ao longo deste artigo.

Trata-se do núcleo de seleção da Universidade Estadual de  Goiás (UEG). Ela faz, por padrão, processos seletivos de vestibular ou para contratação de docentes em universidades. A experiência em concursos é reduzida.

Diante disso, investigamos o edital.

Conhecendo a banca

Primeiramente, é importante que você saiba que as questões serão elaboradas por uma comissão específica. De acordo com o Anexo XII do edital, temos:

concurso pc go

Não obstante o edital não deixe cristalina, temos fortes razões para crer que os professores acima mencionados serão responsáveis pela elaboração das questões objetivas e discursivas aplicadas na prova.

Bernardo de Morais Cavalcanti (note que a banca se equivocou no nome) é promotor do Estado de Goiás, Gaspar Alexandre Machado de Souza é professor acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG), Claudiney Rocha Rezende (novamente a banca se equivocou) é procurador do Estado de Goiás,  Soraia Rosa Mendes é professora acadêmica, Tomás Aquino da Silva Júnior é procurador do Estado de Goiás, Álvaro Augusto Camilo Mariano é professor da UFG, Leonardo Buissa é juiz federal e juiz do TRE-GO, Leonardo Mendes é médico legista, Lucas Bevilacqua Cabianca é conselheiro do CARF, José Antônio Tietzman é professor da UFG e Eliezer Cardoso de Oliveira é professor da própria UEG.

Boa parte dos professores possui vida acadêmica ativa no Estado de Goiás, com destaque nas áreas em que atuam. Isso indica que as questões de prova não tendem a ser simples ou meramente literais. Evidentemente que, dada a propensão acadêmica, embora orientados pela UEG, as questões tendem a ser um pouco mais complexas.

Essas informações do edital são relevantes e tiram um pouco a credibilidade que a análise de provas anteriores traz para o contexto desse certame.

Ademais se verificarmos histórico de provas de concurso público da UEG, temos pouco material.

Inscreva-se no Curso Intensivo PC GO clicando no banner abaixo:

concurso pc go

Provas anteriores da UEG

Encontramos registro da aplicação de provas para Prefeitura de Santa Helena em 2015. Procurando por concursos jurídicos ou da área de segurança pública, encontramos as provas aplicadas em 2013 e em 2008 para o concurso de Delegado da Polícia Civil de Goiás. Isso mesmo, os dois últimos concursos da PC-GO foram feitos pela banca!

No caso específico do concurso de 2013, foram aplicadas duas provas. A primeira foi cancelada por suspeita de fraudes, uma vez que os gabaritos estavam apresentados de forma sequencial e repetida.

São concursos um pouco mais antigos, que destoam da realidade que esperamos na prova de agosto de 2018. Não obstante, analisamos especificamente a prova aplicada em 2013 e, objetivamente, destacamos:

Forte incidência de questões cobrando a jurisprudência e entendimentos sumulados de tribunais superiores;

Várias questões estruturadas a partir de casos concretos;

Algumas questões doutrinárias;

Algumas questões fundamentadas na interpretação objetiva da legislação.

Do que destacamos, note que a cobrança da legislação não foi a prioridade nas provas anteriores. Assim, considerando a composição da banca e o histórico da banca podemos esperar várias questões a partir de precedentes recentes do STJ e do STF.

Diante de tudo o que vimos, sugerimos que você procure resolver questões variadas, das mais diversas bancas, recentes e atualizadas. Treinar questões em reta final de concurso, quando o edital está publicado, é fundamental.

Você poderá identificar falhas na preparação, aprender com os erros, revisar a matéria. Como praticamente não temos questões da UEG, aproveite as várias provas aplicadas em 2017 e em 2018 para as carreiras de delegado de polícia e, também, para as carreiras jurídicas e faça-as todas!

Aproveite a oportunidade, dedique-se como nunca. Quando você, em razão de tanto estudar, estiver com dúvidas e com aquele “frio na barriga pré-prova”, é sinal de que está preparado :)

É isso, ficamos por aqui!

O Estratégia Carreira Jurídica está com os cursos para o concurso de Delegado da Polícia Civil de Goiás com preço promocional ao longo dessa semana. Confira nossos pacotes!

Bons estudos

Prof. Ricardo Torques

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.