Artigo

PASSOS DE GIGANTE 55/365

Falaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa… bom dia das galáxias! Atendendo a pedidos, no próximo final de semana, irei elaborar um índice contendo todos os Passos de Gigante já publicados. Ainda neste Passo, eu explico como funciona um pouco do meu serviço como coach no Estratégia Concursos.

No Passo de Gigante 54, tivemos uma aula do PV (Paulo Vieira) e do Robbins. Vimos como transformar ações em emoções. Foram propostos alguns exercícios, você fez algum? Se sim, deixa o seu comentário… se não, deixa também… diga até quando você irá testar na prática. Eu quero um prazo: dia, mês e ano, quanto mais específico melhor.

“O modo mais eficaz de controlar o seu foco é o uso de perguntas. Para qualquer pergunta que você faça, o cérebro propõe uma resposta. Por exemplo, se você perguntar: “Por que fulano de tal está se aproveitando de mim?”, não deixará de focalizar o modo como está sendo passado para trás, seja isso verdade ou não. Porém, se em vez disso perguntar: “Como posso melhorar essa situação?”, conseguirá respostas que lhe permitam realizar ações positivas. (ROBBINS, Anthony, pag. 68. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Quem diria que as perguntas são as respostas? Quem diria?

Entre os Passos de Gigante 91 e 121, teremos um capítulo só para perguntas.

CUIDADO COM AS PERGUNTAS DO TIPO “POR QUÊ”?

Exemplo: Por que eu não sou aprovado em concurso público?

Por que eu não consigo me organizar?

Por que eu sofro tanto?

Por que eu não tenho tempo para estudar?

Por que isso? Por que aquilo outro…? E por aê vai…

OBS: PROPOSTA DE EXERCÍCIO COM AS PERGUNTAS ACIMA AO FINAL DO TEXTO DE HOJE ;)

Eu e o Sidney, amo esse cara! Giganteeeeee!

Durante o meu treinamento com o treinador Sidney Aquino, na formação como Coach na FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico), uma das primeiras aulas foi sobre o tema “Perguntas”.

Você pode fazer uma pergunta assertiva e objetiva como uma flecha que acerta o alvo na mosca… Esse tipo de questionamento provoca uma onda de reflexões e com isso você encontra o caminho para atingir seus objetivos.

Por outro lado, perguntas de vitimização são como uma granada sem pino. Através delas você pode criar sentimentos tóxicos e jogar os seus sonhos no lixo. CUIDADO com a vitimização, ela não vai te levar a lugar algum.

ALERTA VERMELHO! ALERTA VERMELHO! RADAR IDENTIFICOU PROBLEMA GRAVE! PERIGO! PERIGO! PERIGO!

Águias, COACH não responde perguntas, ele no máximo supõe e com muito, muito cuidado. Uma orientação comum entre todas as escolas de formação é: “Coach não assume o risco de dizer o que coachee (aluno) deve fazer”.

Bem diferente de coaching é o serviço de mentoring (mentoria).

Ficou claro para vocês que no processo de coaching, o treinador (coach) não diz ao seu cliente o que fazer, além, é claro, de não ser mais velho ou ter mais experiências que o coachee (aluno).

Um dos objetivos do coach é apoiar o coachee no sentido de fazê-lo refletir, ter novas sacadas não só sobre o estudo (carreira de concurseiro), mas também sobre a sua vida.

Como isso acontece Raphael?

Simples. Assim como existem as técnicas de estudo (mentoring), no coaching há metodologias e ferramentas que focam no autoconhecimento e na evolução contínua do indivíduo.

Já disse uma vez e vou repetir. Eu decidi trazer os Passos de Gigante para o blog do Estratégia Concursos para que milhões de brasileiros pudessem ter suas vidas transformadas.

É MUITO MAIS QUE APROVAÇÃO NO CONCURSO DOS SEUS SONHOS… É TRANSFORMAÇÃO DE VIDA”! – Raphael Lacerda

Ah Raphael, então se eu contratar você como meu coach você não vai me dizer o que fazer? Segura a onda aê que eu já já respondo essa pergunta. :)

Importante destacar que no mentoring, em regra, há um profissional mais experiente e com idade superior a sua. Ele percorreu o caminho da aprovação, ele chegou no final da jornada dos seus sonhos e conhece a melhor forma de você cumprir sua missão. É uma passagem de conhecimento sobre técnicas de estudo utilizadas (lado racional) e sobre questões pessoais (lado emocional).

Outro ponto importante que diferenciam mentoring e coaching. No primeiro não há (em tese) um período determinado para encerrar. No segundo, há um prazo definido. No caso do estratégia concursos, o serviço de coaching dura em média 8 (oito) meses.

O que eu faço em meus treinamentos? Eu ofereço ambos os serviços pelo preço de um. Diversas vezes ouvi de aluno:

” – Se você estivesse no meu lugar, o que você faria?”

Dependendo do tema, eu resisto a responder essa pergunta até que o aluno (coachee) tenha refletido o suficiente, pois muitas vezes é o sonho dele que está em jogo e não o meu.

Entendido? Se ainda houver dúvidas, escreve nos comentários, pois terei o maior prazer em te responder.

Sabe o exercício proposto? Então… Transforme as quatro perguntas abaixo em perguntas poderosas.

  1. Por que eu não sou aprovado em concurso público?
  2. Por que eu não consigo me organizar?
  3. Por que eu sofro tanto?
  4. Por que eu não tenho tempo para estudar?

Dicas iniciais:

  1. Elimine o por que das perguntas;
  2. Use, por exemplo,como, o que, qual, quando e onde;
  3. No texto do Tony Robins (lá em cima) ele já fez isso com uma das perguntas, siga o modelo dele;
  4. Transformei a primeira pergunta, veja como ficou:

“O que sinceramente eu preciso FAZER para ser aprovado em concurso público? ou ainda “O que eu de coração preciso SER para ter aprovação no concurso público?”

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira com muita paz e estudos extraordinários. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.