Artigo

PARÂMETROS INEGOCIÁVEIS PARA O ESTUDO

Para dar mais um grau no seu crescimento, quero tratar hoje de  PARÂMETROS INEGOCIÁVEIS.

Um parâmetro é simplesmente um limite mínimo estabelecido, abaixo do qual você não pode ficar. Um parâmetro é diferente de um objetivo. Os objetivos nos impelem para frente, enquanto os parâmetros nos ajudam a manter o que já foi conquistado. Você precisa de ambos. Você pode estabelecer parâmetros para qualquer coisa importante. E aqui está um segredo: você pode usar parâmetros não só para evitar ou reverter deslizes, mas também para realizar melhorias ao longo do tempo.

É  um truque mental muito simples que você pode empregar para impulsionar o seu crescimento.

Vamos lá?

Eu costumo dizer que a aprovação no concurso depende de um tripé:

  1. Tempo
  2. Material Didático
  3. Estudar de forma consistente

Vamos falar da variável nº 1. Tempo:

O tempo é um recurso que a natureza nos deu como meio para o nosso crescimento. (Embora a maioria das pessoas fique estagnada).  Agora imagine o tempo como uma moeda, porém uma moeda muito perecível, que tem prazo de validade. Quer você a utilize ou não, ela vai perecer.  Mas aqui está o segredo. Você pode transformá-la em ouro, como um alquimista. A única maneira de conseguir tal feito é aplicá-la naquilo para a qual ela se destina, o seu crescimento.

Para aprovação no concurso, a variável tempo é muito importante, pois existe uma lei, a lei da causa-efeito, que significa que, para obtermos  conhecimento ou nos tornarmos hábeis em qualquer  coisa, é necessário fazer algo pelo período necessário para alcançar  o resultado pretendido. Se queremos conhecimento, temos que estudar, analisar, ler, pensar, pesquisar, observar, escrever, etc.

Por isso temos que cuidar do nosso tempo com a perícia de um profissional.

Aqui vão algumas ideias que você pode aplicar ou adaptar a sua realidade para não perder o controle de seu tempo.

– Ter uma única agenda.

– Ter um calendário de obrigações. Por exemplo, data xx/xx/xx – reunião de pais na escola; dia xx – pagar cartão de crédito; data xx/xx – aniversário de fulano; data xx/xx/xx consulta , data xx/xx/xx – entregar o imposto de renda.

– Evitar o déficit da iniciação: Não fique esquentando os motores para começar a estudar. Conte 3, 2, 1 e JÁ!

– Marcar um horário para começar a estudar.

– Evitar qualquer tarefa paralela ao estudo (multitarefa)

– Planejar.

– Agende as contas no débito automático, quando possível.

– Delegue, delegue, confie.

– Cortar todos os fatores que lhe distraem dos estudos.

Você pode também adotar medidas de ordem doméstica, como:

– Organizar o cardápio da semana.  Privilegiar refeições simples.

– Temperar as carnes em grandes porções, dividi-las em porções menores e congelar.

– Contratar uma faxineira para lavar banheiros, passar roupa, cozinhar bastante comida (pelo menos,  2 tipos de carne e  uma sobremesa)  e para fazer  todo  o trabalho pesado da casa.

Lembre-se: No período do estudo,  trabalho doméstico,  podendo, a gente evita!

Agora estabeleça seus próprios parâmetros inegociáveis quanto ao tempo. Para ilustrar, compartilho com você alguns de meus parâmetros inegociáveis nesse quesito:

O mais tarde que posso acordar de 2ª a 6ª feira é: às 6:30.

Não chegar no trabalho mais tarde que 9:00.

Não dormir mais tarde que meia-noite.

Nunca deixar de separar, antes de dormir, a roupa para o dia seguinte.

Antes de sair de casa, nunca deixar de verificar estes itens: carteira, celular, chaves, notebook, calendário de obrigações. 

Agora vamos ao segundo ponto do tripé:

  1. Material Didático.

Penso que esse é o item mais tranquilo, pois o material do Estratégia é de excelente qualidade. Além disso, os professores apresentam resumos, esquemas, mapas mentais, o que ajuda bastante na memorização.

Sugiro que você compare o material com o edital do concurso para o qual está estudando, a fim de não  perder tempo com assuntos que não caiam em sua prova. Algumas vezes, o material do Estratégia pode ir além do edital.

Você pode estabelecer os seguintes parâmetros inegociáveis neste quesito:

– Nunca deixar de imprimir/baixar o material  da semana e de  organizá-lo aos domingos.

– Nunca deixar de comparar o edital com o material.

E, por fim, chegamos ao quesito mais importante:

  1. Estudar de forma consistente

Nós temos uma ferramenta excepcional, que é nosso cérebro. Ele é  capaz de processar informações a uma velocidade  de mais de 480 quilômetros por hora, com os neurônios se comunicando entre si centenas de vezes por segundo.

Mas o desempenho de uma máquina extraordinária depende também do piloto, não é verdade?  E o cérebro tem um piloto interno, que  é o córtex pré-frontal, mais conhecido como executivo central, e tem outro piloto externo, que ninguém sabe onde se localiza, e que pode ser chamado de força de vontade, espírito, “eu”, Deus, mente…

Agora tem uma coisa engraçada. O cérebro não gosta de ser dirigido de jeito nenhum. Recentes pesquisas da neurociência concluíram que o modo padrão de funcionamento do cérebro é o modo devaneio.   Esse é o modo de o cérebro descansar quando não está entregue a nenhuma tarefa objetiva. Ele exerce uma atração tão forte sobre a consciência, exigindo de nós uma grande determinação para evitar que ele tome conta de nossa mente, especialmente quando não encontramos prazer na tarefa que realizamos.

Manter o executivo central no comando do cérebro é o principal segredo das pessoas que conseguem estudar consistentemente e que “papam” os concursos.

Esta é uma das chaves fundamentais.

E como se consegue manter o executivo central no comando?

Medicamentos

Cientistas do mundo inteiro estão procurando uma resposta e já identificaram várias drogas que atuam nesse sentido, como venvanse ( lisdexanfetamina) , ritalina, entre outras substâncias. (Todos esses remédios são controlados).  Porém, o problema é que,  tão logo se abandone seu uso, a pessoa volta a ser o mesmo distraído de sempre.

Prazer, propósito, sentido  

A técnica natural que tem se mostrado mais eficiente é  encontrar prazer, propósito ou sentido  na tarefa que se realiza.

Se não encontrar qualquer dessas coisas,  aí vai ser mesmo na base do esforço cru, ou seja, persistir, persistir,  com tempo definido.

Eu costumo recomendar aos meus alunos  50 minutos  de estudo ininterrupto.

Meditação

Outra técnica que passou a ser adotada mais recentemente e que está causando um grande rebuliço é a meditação. O principal defensor dessa técnica é Daniel Goleman. Ele publicou recentemente um excelente  livro sobre o assunto, “A ciência da meditação”.

Você pode incluir  na sua rotina alguns minutos de meditação. Existem muitas no youtube. Gostei muito das  meditações do livro Mindfulness. Estão disponíveis no youtube.

Para a prática do estudo, você pode adotar os seguintes parâmetros inegociáveis:

 Não interromper antes de meia  hora de estudo.

Estudar, no mínimo, 4,5 h líquidas por dia de 2ª a 6ª feira.

Ler, no mínimo, 200 páginas por semana.

Responder, no mínimo, 200 questões por semana.

Aproveitamento de 80% nas questões, no mínimo.

Fazer, no mínimo, 30 minutos de revisão/dia.

 

 O que fazer se não conseguir obedecer ao parâmetro?

 Ninguém é perfeito, todos nós cometemos alguns deslizes. Quando isso acontecer, aumente a pressão  de um modo positivo.

Quando você escapar ao parâmetro, estabeleça a meta de voltar a ele, com um incremento. Suponha que não tenha conseguido atingir o parâmetro de  80% de aproveitamento nas questões.  Para corrigir,  disponha-se a voltar aos 80%  e mais um pouco – digamos, 81%.

Note que meu procedimento de correção de parâmetros para aproveitamento aumentou a pressão de 80 para 81, não para 85 ou 90. Aumentar muito o nível é apenas punição: é uma expectativa irrealista fazer todo esse progresso em um único passo gigante. Aumentar a pressão apenas um pouco lhe permite recuperar o ímpeto sem ficar propenso a falhar. Quando você corrige seus parâmetros visando um ponto um pouco mais elevado do que antes, você pode se colocar no caminho do aperfeiçoamento constante.

Vamos colocar em prática?

O convite está feito. Agora o trabalho é com você.

Tenha uma semana linda.

Beijos

Rai

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada, Maria! obrigada, Douglas! Peço perdão pelo erro na grafia da palavra "autoajuda" (o correto é sem hífen, com hífen apenas quando um "o" encontrar outro "o". Ou seja, nada de "oo", é o-o. Maria, por favor, escreva para meu e-mail para que eu possa enviar o livro. Segue: [email protected]. Domingo, vou publicar um novo artigo, tema: redação. Beijos
    Rai Olivenza em 24/08/18 às 10:20
  • Olá Rai, parabéns pelo artigo! Gostei muito e estou tentando por em prática "o levantar às 5hs. da manhã", mas não está sendo fácil por causa do frio daqui do RS. Gostaria de receber o PDF do livro "O milagre da manhã".Também vi que existe uma vaga para COACH e gostaria de saber mais a respeito, pois estou pensando seriamente no assunto.
    Maria Nelci Freitas em 22/08/18 às 11:22
  • Olá Rai! Seu artigo é direto e desafiador. Somente quem tem o desejo de vencedor pode acompanhá-la. Em relação ao livro "O Milagre da Manhã", estou lendo. Excelente livro para quem deseja mudar ou impulsionar sua vida.
    Douglas Desiderio em 21/08/18 às 14:17
  • Muito obrigada pelos gentis comentários. Agradeço especialmente ao Raphael Lacerda, o nosso Rocky Balboa! Agradeço à Lucélia, a quem tive a honra de acompanhar como coach. Danilo, eu tenho o livro “O milagre da manhã” em PDF. Caso não tenha o livro completo, posso enviá-lo pra você. Escreva para mim. Eu li, coloquei em prática os 5 rituais da manhã e escrevo o Diário. Concordo com você, ajuda ler sobre assuntos distintos aos do edital. A gente relaxa e se encanta mais com a vida. Penso que deve ser esse o objetivo de um bom livro de auto-ajuda: ajudar o leitor a se encantar um pouco mais pela vida.
    Rai Oliveira em 21/08/18 às 10:46
  • Muito obrigada pelos gentis comentários. Agradeço especialmente ao Raphael Lacerda, o nosso Rocky Balboa! Agradeço à Lucélia, a quem tive a honra de acompanhar como coach. Danilo, eu tenho o livro “O milagre da manhã” em PDF. Caso não tenha o livro completo, posso enviá-lo pra você. Escreva para meu e-mail: [email protected]. Eu li, coloquei em prática os 5 rituais da manhã e escrevo o Diário. Concordo com você, ajuda ler sobre assuntos distintos aos do edital. A gente relaxa e se encanta mais com a vida. Penso que deve ser esse o objetivo de um bom livro de auto-ajuda: ajudar o leitor a se encantar um pouco mais pela vida.
    Rai Oliveira em 21/08/18 às 10:44
  • Muito obrigada, queridos, pelos gentis comentários. Um obrigada especial para o Raphael Lacerda. Top das Galáxias do Estratégia. Lucélia, minha Luz de Sol, obrigada. Danilo, eu tenho o livro "O milagre da manhã" em PDF. Se quiser, posso enviá-lo pra você. Escreva para meu e-mail: [email protected]. Eu li e gostei muito. Coloquei em prática os 5 rituais da manhã e faço o Diário. O resultado é mais foco e consciência. Concordo com você, Danilo, ajuda ler sobre assuntos distintos aos do edital. A gente se encanta mais um pouco com a vida. Eu acho que deve ser esse o objetivo de um bom livro.
    Rai Oliveira em 21/08/18 às 10:31
  • Estava precisando ler isso.
    Daniele em 20/08/18 às 23:22
  • Excelente artigo. Vou aplicar a partir de hoje!
    Leidiane Carvalho em 20/08/18 às 09:30
  • Olá, bom dia! Bem legal este texto... algo que preciso manter sempre sob vigília é a minha motivação...kkkkk Já sou servidor público, porém estou buscando um cargo melhor.. Faz uns 2 meses que comecei a acordar as 5h para ir à academia e ontem descobri o livro "O milagre da manhã", ainda não o li, mas me interessei pelo resumo. Obrigado também pela disposição de nos trazer conteúdos como este. Ajuda ler sobre assuntos distintos aos do edital.... Refresca o cérebro..kkkk
    Danilo Albieri em 20/08/18 às 09:29
  • Muito bom. Obrigado.
    Cesar em 20/08/18 às 07:21
  • Legal, vou tentar praticar.
    Tânia Falcão em 20/08/18 às 05:18
  • Meus parabéns pelo artigo, Rai. Muito bem elaborado e com certeza irá me ajudar bastante nessa nova tarefa que é a rotina de estudos. Obrigado!
    Rômulo Marinho em 20/08/18 às 03:48
  • Trabalhando até tarde né Rai? Estamos juntos! Você é incrível! Abraço de Gigante do Raphael Lacerda - Balboaaaaaaaaaaaaaaaaa! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 19/08/18 às 23:19
  • Excelente artigo!!! Muito obrigada, Rai! Beijos
    Lucélia em 19/08/18 às 22:57