Artigo

Para que ninguém a quisesse (dica de leitura)

Para que ninguém a quisesse (dica de leitura) – O texto abaixo foi retirado da prova para a Escola de Sargento das Armas (EsSA) 2019.

Vocês já ouviram falar de relacionamento abusivo? É um relacionamento em que uma das partes, movida por sentimentos de posse e ciúme excessivo, obriga a outra parte a mudar tanto aspectos físicos, como cabelo e roupas, quanto a personalidade, pois as pessoas que se submetem a um parceiro tendem a deixar as amizades e até a família, tornando-se infelizes e, muitas vezes, depressivas.

Esse tipo de relacionamento, frequentemente, passa despercebido pela pessoa abusada, uma vez que o comportamento do companheiro é justificado por excesso de amor e zelo.

Então, se você conhece alguém que está passando por algo parecido, tente mostrar para a pessoa o que estão fazendo com ela, alerte a família e outros amigos próximos, pois essa pessoa pode não estar percebendo a situação.

Vamos ao texto?

O texto abaixo narra a história de uma mulher que passa por um relacionamento abusivo de modo que ela perde sua personalidade e passa a não ligar mais para o que a fazia bem.

Boa leitura!

Para que ninguém a quisesse

Marina Colasanti

Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Antes disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, das gavetas tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.

Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquivava-se como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.

Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.

Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.

Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.

Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido numa gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.

Esse texto é o retrato de um relacionamento em que a pessoa se submete às vontades da outra e, sem perceber, acaba como uma rosa desbotada, sem vida, sem beleza, sem personalidade.

Espero que tenham gostado da leitura.

Deixem sugestões de novos artigos e não se esqueçam de dar uma olhadinha nos anteriores.

Um grande abraço!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parece que estou lendo minha história! Realidade ainda de muitas mulheres!
    Carola em 29/08/19 às 12:20
  • texto muito bom!
    Misael em 19/08/19 às 15:55
  • Ótima reflexão, professor.
    Mila em 19/08/19 às 14:22