Artigo

Oficiais RM3 – Marinha: tudo sobre o Edital

Fala, pessoal!

Foi publicado o Aviso de convocação  para preenchimento de vagas para os chamados Oficiais RM3, novidade para este ano. A inscrição deverá ser realizada no período de 27 de fevereiro a 11 de março de 2020 pelo próprio voluntário, por meio de preenchimento dos dados necessários ao processo de cadastramento para o SMV pelo site.

A Marinha já vinha realizando estudos para a contratação destes Oficiais, que deverão possuir mestrado e/ou doutorado.

Ao contrário do RM2, estes oficiais entrarão como Capitão-de-Corveta, posto de Oficial Superior.

Vamos falar um pouquinho sobre este certame?

Bem, como muito de vocês já sabem, as Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil (MB) estão espalhadas pelo nosso país, porém, a maior concentração é aqui no Rio de Janeiro. Cada região (não é a geográfica) do país possui um Distrito Naval (DN) responsável, totalizando 9 DN. Observem no mapa como é feita essa divisão:

https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2018/01/27180052/dns-300x252.png

Porém, a princípio, a Marinha divulgou vagas deste concurso apenas para o 1º Distrito Naval.

Sobre o Processo Seletivo:

 A candidatura é para ambos os sexos, com idade entre 18 e menos de 62 anos até o dia 31 de dezembro do ano da incorporação e exigências de título de mestre e/ou doutor, de acordo com a profissão.

São 34 vagas distribuídas pelas áreas de Ciência e Tecnologia (22), Medicina (8), Magistério (4). Como disse, o posto a ser ocupado será o de Capitão-de-Corveta com rendimentos de R$18.489 a R$19.403,40.

Porém, estes valores serão aumentados progressivamente, de acordo com a reestruturação das Forças Armadas. Até 2023, a remuneração girará em torno disso (CC = capitão-de-corveta):

É um baita incentivo né? Apesar das vagas escassas, com o nosso material (e com boa pontuação de títulos) é possível alcançar a aprovação sem sombra de dúvidas. O interessante é que, em função das necessidades da Administração Naval, no decorrer do processo seletivo, poderá haver acréscimo de vagas.

VAGAS:

Área de Ciência e Tecnologia:

Área de Saúde:

Área de Magistério:

ETAPAS

O processo seletivo será constituído das seguintes Etapas:

1ª Etapa: Prova Objetiva (PO) – eliminatória e classificatória;

2ª Etapa: Verificação de Dados Biográficos (VDB), eliminatória e Verificação; Documental (VD) – eliminatória e Prova de Títulos (PT) Classificatória:

3ª Etapa: Inspeção de Saúde (IS) – eliminatória;

4ª Etapa: Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – eliminatória;

5ª Etapa: Prova de aula (PA) – eliminatória e classificatória, (aplicável apenas para voluntários da área de conhecimento Magistério);

6ª Etapa: Designação à incorporação e

7ª Etapa: Incorporação

PROVA OBJETIVA:

A Marinha optou por manter somente Formação Militar-Naval em sua prova objetiva (não há Português):

Cada questão vale 2 pontos, totalizando 100 pontos para esta prova.

Os assuntos incluem:

POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA

ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA

AMAZÔNIA AZUL

ORGANIZAÇÃO BÁSICA DA MARINHA

NORMAS GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO, O PREPARO E O EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS

LEGISLAÇÃO MILITAR-NAVAL ESTATUTO DOS MILITARES

ORGANIZAÇÃO GERAL PARA O SERVIÇO DA ARMADA (OGSA)

TRADIÇÕES NAVAIS

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA DOUTRINA DE LIDERANÇA DA MARINHA

HISTÓRIA NAVAL

De novidade (matérias além do RM2), temos OGSA e Amazônia Azul. Ou seja, se você estava estudando para RM2, terá de estudar apenas essas duas a mais; além disso, retiraram (em relação ao concurso do RM2) o assunto do artigo sobre evolução tecnológica do setor naval.

Prova de Aula (Magistério):

Para a área de Magistério, temos também a prova de aula (PA). A PA será aplicada pelas respectivas Bancas Examinadoras e destina-se a avaliar a preparação e a condução de aula bem como aferir conhecimentos referentes à área de conhecimento do Processo Seletivo: https://www.marinha.mil.br/com1dn/sites/www.marinha.mil.br.com1dn/files/upload/23%20Ap%20XXIII%20%E2%80%93%20Programa%20para%20Prova%20de%20Aula%20%E2%80%93%20Magist%C3%A9rio..pdf

A PA constará de uma aula ministrada pelo voluntário perante a Banca Examinadora, com a duração de 30 (trinta) minutos, sobre um dos assuntos do programa divulgado no Apêndice (link acima). O tema será sorteado, dentre os assuntos do programa com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, na presença dos voluntários, sendo permitido o uso de acessórios de ensino e vedada a assistência pelos demais voluntários.

A PA será realizada pelos voluntários aprovados na PO e valerá 100 (cem) pontos, sendo 70 (setenta) pontos para aspectos didáticos e 30 (trinta) pontos para aspectos de conteúdo.

PROVA DE TÍTULOS (PT)

A PT terá caráter classificatório e corresponderá ao total de 100 pontos.

Para Engenharia, apenas para dar um exemplo, os pontos são: 30 para pós-doutorado, 20 para doutorado, 15 para mestrado, 05 para exame de proficiência em língua estrangeira, 05 para especialização lato sensu (pode 2, totalizando 10 pontos), 2,5 pontos por ano de atividade profissional na área (máx. de 4 anos, 10 pontos) e 2,5 pontos por artigo (máx. de 04 artigos, 10 pontos).

Ressaltamos que a lista é extensa e pode variar de uma área para outra.

Apesar da prova de títulos ser bastante importante, ela é classificatória; ou seja, se você não passar na prova objetiva, nem tem os títulos analisados, até o limite correspondente a 03 (três) vezes o número de vagas estabelecidas, considerando-se os empates na última posição.

Ou seja, 1 vaga = chamam 3 candidatos para a PT  (se houver empates, também chamam os empatados).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pessoal, a Prova Objetiva deste concurso é bem peculiar. Acreditamos que a Marinha deve manter a tradição de cobrar somente a literalidade dos dispositivos; por isso estamos preparando um curso completo com todos os macetes do RM2, incluindo também muitas questões; além disso, um curso só de questões comentadas, para cercar totalmente o conteúdo, assim como fizemos com o RM2 desde o início (com excelentes resultados).

Nosso curso aborda todo o conteúdo do Edital e, além disso, montamos um material de fácil memorização: este é um dos nossos diferenciais! Mais do que aprender a matéria, precisamos de um bom método de estudo e, PRINCIPALMENTE, de memorização, pois, como disse, a banca costuma ser literal.

Em breve postaremos o link do pacote!

Luiz Felipe/Alan Hirt

Grande abraço!

Dúvidas: @luizfelipeprofessor (Instagram)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.