Notícia

O Princípio de Pareto aplicado ao Edital.

Olá, Pessoal,

Que tal estudar apenas 20% do edital? Não seria uma economia de tempo gigantesca?

Existe um Princípio chamado de Regra de Pareto. Este princípio afirma que 80% das consequências são resultados de 20% das causas. Assim, podemos dizer que 20% do conteúdo do edital (causa) respondem por 80% das questões (consequências).

Neste caso, basta dominar estes 20% que vão aparecer na prova, certo? Simplesmente DEMAIS. Bem, o problema é saber – exatamente – quais são estes 20%.

É aí que entra o pulo do gato. Selecione todas as questões já aplicadas pela banca da sua prova ao cargo que você deseja. Analise cada uma delas, anotando no edital a qual (ou quais) itens se referem. Ao final do processo, você saberá quais itens do edital são os mais cobrados em provas.

O ideal é não encerrar por aqui, mas buscar as questões de todas as bancas possíveis, pois as bancas acabam usando as ideias umas das outras, e repetir o processo…

Agora, sim, você sabe o que tem mais chance de ser cobrado nas próximas, mesmo quando um examinador se ”inspira” em outras bancas. Este último passo reduz a chance de encarar uma questão nova, que algum examinador resolveu cobrar e está entrando na “moda”.

Ao final da aplicação desta técnica, você terá um edital onde cada item possui (e pasme pois alguns itens não possuem sequer uma anotação) marcações sobre as questões que foram aplicada. Adote algum código. Eu anotava para cada item do edital o cabeçalho da questão (banca, ano, cargo). Assim, você verá que certos assuntos vivem caindo e estão em voga agora. Outros foram muito cobrados no passado, mas agora não estão aparecendo (mas podem voltar, né). E muitos quase não aparecem.

Eu estudaria com mais afinco os itens mais cobrados. É batata!

Abraço e bons estudos

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótima ideia. Sem fórmula mágica, apenas lógica. Parabéns, professor.
    Neto Lellis em 31/10/18 às 07:16
  • Olá professor! Qual assunto de informática o senhor acha que será cobrado pela CESPE no concursos para Técnico do Seguro Social?
    Alexandre Fernandes em 29/10/15 às 19:58
  • Olá professor! Com relação à prova de técnico do seguro social para o INSS,na sua opinião,o que devo focar mais nas matérias de informática? Não estou dizendo que vou estudar só uma parte.. rsrsrs pois quero cobrir todo o assunto. Obrigado
    felipe em 26/08/15 às 11:46
  • […] assunto, mas eu recomendo o uso do Edital Hiper Focado, que antes eu chamei de Edital Resumido. Tem um artigo aqui mesmo no Estratégia onde falo mais sobre ele (clique aqui). Hoje ele está um pouco mais aprimorado, mas com as dicas que postei aqui (e coloco no grupo do […]
    Prova Informática Básica - FUB - Comentada em 14/08/15 às 11:40
  • E o melhor é que funciona!
    em 27/04/15 às 17:14
  • Perfeito! Adotarei! Tudo que precisa!
    Maisa Pacheco em 17/04/15 às 21:04