Artigo

O PEQUENO DÉSPOTA EM VOCÊ: CARTA AO PROCRASTINADOR

Um dos conceitos de escravidão é “Condição de falta de liberdade; submissão a uma autoridade despótica.”

 

Notícia do dia: Se você é um procrastinador, necessariamente foi escravizado. E por qual autoridade despótica? Já explico!

 

A CRIANÇA QUE HABITA EM VOCÊ

 

Dentro de nós mora toda nossa história. Há vários de nós ali, um de cada idade. Há você com 5 anos, 8 anos, 15 anos, 27 anos, 36 anos… É comum dizermos que quando ficamos perto de crianças que amamos, viramos criança de novo. Brincamos e tudo mais. Isso acontece porque a sua versão criança ainda existe. Se agimos com empolgação excessiva ou impulsividade, podemos acabar lamentando “agi como um adolescente”. Esse povo todo tá aí, ok? E a presença deles pode ser útil ou pode ser um desastre.

 

Sua porção criança é útil para que você veja a vida com otimismo, de forma leve e para que possa se divertir. Há ocasiões para ela emergir. O adolescente vai ser útil para quando precisar ser mais ousado, corajoso. E o adulto? O adulto comanda essa galera toda. Ele é o diretor do filme que é a sua vida. Ele decide quem e quando entra ou sai de cena. Portanto, QUEM MANDA é o ADULTO. Na teoria, pelo menos.

 

Segura na cadeira que agora vem o “tapa”: Na prática, a vida de um procrastinador é comandada pela criança pirracenta. O déspota é a criança. O escravo é você, o adulto!

 

Como?????

 

Veja bem. Quando você procrastina, não faz nada muito diferente de correr de tomar banho ou de guardar seus brinquedos como você fazia na infância. Está claro tratar-se de uma tarefa necessária (na infância sua mãe deixa isso mais do que claro. Na idade adulta, você mesmo sabe da necessidade). Mas a criança quer brincar, ver TV. Tomar banho e guardar os brinquedos é CHATO! E a criança procrastina a atividade até que a mãe interfira de maneira mais enérgica.

 

Conforme crescemos, assumimos a papel da mãe para domar a criança birrenta quando necessário. Como adulto, você é capaz de pesar prós e contras, já entendeu que nem sempre dá para fazer o que se quer, que as consequências de só fazer o que gosta e quando quer são por demais duras. Você já sabe que é mais negócio combinar “fazer o que gosta” com o “fazer o que tem que ser feito”. Como adultos, já fizemos as pazes com essa realidade. O que acontece então?

 

 

SEU PEQUENO DÉSPOTA

 

Estudar para concurso pode te parecer uma escravidão. Mas a escravidão não é uma escolha e sim uma IMPOSIÇÃO EXTERNA. Note que VOCÊ ESCOLHEU estudar para concurso. Pesou o custo X benefício da empreitada e viu que era uma boa para você. O adulto tomou a decisão. Ok. Mãos à obra, certo? Não tão rápido…

 

A criança esperneia na hora de sentar e estudar, né? E nem toda a racionalização do mundo faz com que ela pare. Confuso diante dos gritos incessantes, você dá um pirulito e coloca na TV o desenho animado favorito dela. Paz reestabelecida? A dela, com certeza. A sua, definitivamente não. Muitas crises como essa estão por vir. A criança aprendeu que chorar funciona. Boa sorte, amigo. Agora você tem um projeto de marginal nas mãos para lidar.

 

Lembra que falei que o adulto e a criança moram em você? Pois é… quando a criança faz birra na hora em que você precisa estudar, você – como adulto – TEM QUE MOSTRAR QUEM MANDA! Faça o que tem que ser feito e ignore o choro da criança. De forma mais direta: Deu a hora de estudar? E-S-T-U-D-E! Não está com vontade? Bom, na vida temos que fazer o que tem que ser feito e isso nem sempre coincide com o que a gente quer. Paciência. Quando você deixa de estudar porque sua criança interior quer se divertir (ver TV, passear…), você perde sua autoridade de adulto e a criança só ganha espaço. Isso é tão bizarro quanto um adulto se jogando no chão do supermercado porque não pôde comprar um doce em razão da glicose estar nas alturas! Pense nisso toda vez que a criança gritar alto demais e você se sentir tentado a ceder!

 

O adulto se deprime e se frustra profundamente quando não consegue controlar a criança. Ele fica totalmente à mercê das vontades dela. Em outras palavras, permite que a criança o escravize. E ninguém é feliz na condição de escravo.

 

REPITO: O procrastinador é um SOFREDOR. Pior do que atrasar seu cronograma, procrastrinar gera tristeza, frustração, sensação de fracasso, autoestima ruim, decepção consigo mesmo.

 

COMO MUDAR?

 

1) PARA DE REPETIR QUE É UM PROCRASTINADOR. Depois que essa ficha caiu para você (é fundamental se reconhecer como procrastinador para dar início ao processo de “cura”), nunca mais repita que é um. Isso porque tal atitude só servirá para JUSTIFICAR  seus furos. “Não estudei hoje porque sou muito procrastinador”. Como se fosse uma condição imposta à você! NÃO É! Pare de agir como se fosse. Isso só enfraquece e desautoriza seu adulto. Consequentemente, termina por empoderar ainda mais a criança. E nós não queremos isso!

 

Você é um ADULTO CAPAZ. Repetir isso gera AUTORESPONSABILIDADE. Afinal, o que adultos capazes fazem??? Fazem o que precisa ser feito e pronto! Sem mimimi!

 

2) PROVE DIARIAMENTE PARA A CRIANÇA QUEM É QUE MANDA.

 

Já botou criança para dormir quando ela não está a fim? Ela vai pedir para beber água, comer, ir ao banheiro, ver TV, ouvir uma história e REPEAT EM LOOPING!

 

Todo mundo sabe reconhecer esse papo furado, né? Pois bem. Sua criança interior faz o mesmo com você, que cegamente obedece a cada pedido sem questionar.

 

O melhor jeito de acabar com um surto de pirraça é IGNORANDO. A birra perde força se não recebe atenção. Faça o mesmo diante dos choros da sua criança interior! IGNORE! Tem que estudar mas quer sair para passear? IGNORE essa vontade. Ela vai passar, creia. Você não vai morrer porque não fez o que queria, certo? Lembre que essas vontades na hora do estudo são artimanhas da criança. São como os pedidos na hora de dormir. Não caia nesse papinho! Depois de várias ocasiões em que a criança chata foi ignorada, notará que ela vai chorar cada vez menos. Vai te dar beeem menos trabalho.

 

QUE TAL ASSINAR ESSA LEI ÁUREA?

 

Estudar, por mais que não seja como drinks à beira mar, não é também nada próximo de ser chicoteado no sol. Logo, não é tão ruim assim. NO DRAMA! Há coisas piores na vida do que estudar para ter um bom emprego, ok? BEM PIORES! Ser dominado por uma criança que pouco liga para seus sonhos e que te faz de gato e sapato é uma delas.

 

Liberte-se do seu pequeno feitor! Você tem esse poder!

 

* Artigo em homenagem a uma querida coachee!

 

Beijo!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gabriela. Segue firme , falando sério e com singeleza. Parabéns!!
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 14:42
  • Rafa, quando a gente passa, a vida fica gostosa... isso pode ser um problema. Se você almeja algo melhor, continue a estudar. Não "canta vitória" antes da hora e "se aposente". Não deixe sua criança ditar as decisões. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 17:18
  • Tamo junto, Antônio! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 16:57
  • Choque de realidade é comigo! :) Meu querido coachee já percebeu...rs... mas também sou fofa, né? :) Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 16:57
  • Obrigada, Thaís! AMO escrever para vocês. Fico feliz que consiga ajudar. Sei que estamos em um período de crise e que tem muito aluno que adoraria fazer um curso de Coaching e não pode. Pensando nisso, escrevo! Pretendo lançar um livro de Coaching esse ano. Assim, poderei - de alguma forma - ser sa Coach. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 16:54
  • É sim, Leca. Vejo isso todos os dias de perto, há anos. É triste. Procrastinador sofre muito. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 16:52
  • Firmino, muita gente pensa que o procrastinador vive feliz, na farra, de boa... mas - na verdade - é um uma pessoa que sofre. Entendo o que sente. O melhor jeito de mudar é fazendo as coisas um pouco diferente por dia. Você PODE SIM mudar. Um passo por dia. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 16:43
  • Poderes mediúnicos, Sheila! kkkkk Brincadeira. Os perrengues de todos nós foram, são ou serão iguais em algum momento. Falo bem sobre o que vcs vivem porque, na realidade, falo de mim, do que vivi. Obrigada pelo comentário Bjs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 16:36
  • Após ser aprovada em meu primeiro concurso, a criança dentro de mim anda me comandando demais... Só quer ver TV, dormir, não ter rotina, enfim, preciso retomar o controle. Obrigada pelas palavras! Toda terça e quinta venho aqui e me fortaleço com as verdades que vc diz. Deus te abençoe. Beijos.
    Rafaela em 17/02/17 às 09:31
  • Obrigado pela "Surra", professora!
    Antônio Carlos em 17/02/17 às 08:41
  • Parabéns professora! Ótimo choque de realidade. Mais do que oportuno. :-)
    Paulão Silva em 16/02/17 às 23:08
  • Gabi, seus postos são excelentes. Grandes conselhos. Obrigada por você se dispor e compartilhar sua história conosco. Aprendi muito cada vez que leio e tento ao máximo por em prática. Queria ter conhecido você antes, na época das vacas gordas (kkk), com certeza seria minha coaching. Deus abençoe você! Obrigada mesmoooo.
    Thaís em 16/02/17 às 22:35
  • Eu devo ser o maior :/ Eu sei o que tenho que fazer, mas dormir, ficar sem fazer nada, checar o celular(mesmo que ngm fale ou nao tenha notificação) parece sempre mais atrativo. E todo dia antes de dormir eu digo que amanha será diferente e acaba não sendo. Ai eu fico frustrado por n ter feito nada e também pelo tempo perdido. Na faculdade, eu estudo de vespera pq eu acho que é o jeito e o medo de tirar nota baixa acaba por forçar a estudar e mesmo assim nem sempre estudo. O texto me ajudou muito, espero conseguir superar isso!
    Firmino em 16/02/17 às 19:56
  • Verdade viu!!!
    leca em 16/02/17 às 19:17
  • Credo Gabriela, cada uma. você parece que me conhece. Rsrs. É nesse modelo muitas das vezes. Ameiiii!!. Abraço. Sheila
    Sheila em 16/02/17 às 18:19
  • Obrigada, Henrique. Realmente acredito que a chave para a solução de muitos de nossos problemas está na compreensão do que acontece dentro da gente. Quando entendemos o processo interior, fica bem mais fácil alterar os caminhos dos pensamentos e - consequentemente - nossas decisões. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 17:35
  • Maravilhoso esse texto. Eu vinha estudando forte há um ano e sete meses e nos últimos dois meses meu ritmo caiu bastante. Talvez seja a criança interior querendo me derrubar. Obrigado pelo texto, vou ler sempre para não esquecer que o adulto tem que ficar no controle...kkkk Abraço e obrigado.
    Henrique em 16/02/17 às 17:19
  • Boa, Fábio! kkkkkkkkkkkkk Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 17:13
  • Já pra cama, sua pestinha!!!! Calma, professora. Estava falando com a minha criança interior, pra ver se ela me deixa estudar. Abs.
    FABIO em 16/02/17 às 17:10
  • Putz, Ivor... joguei "hadouken" no google...rs Fiquei feliz em saber que pude dar um golpe tão mortal na procrastinação de vocês! Era esse o plano! Abs e bons estudos Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 16:21
  • Isso nao foi um simples tapa na cara. Foi um verdadeiro hadouken sequenciado de um megafatality na procrastinação! Obrigado pelo texto mais uma vez.. Parabéns teacher Abs, fique bem
    Ivor em 16/02/17 às 15:52
  • Obrigada pelo comentário, Arlene! O sistema de recompensa e punicação trabalha com reforço positivo e negativo do nosso comportamento e costuma funcionar muito bem. Mas cuidado na fixação de meta: Ela precisa ser razoável e executável. Metas muito duras geram uma sequência de punições que desestimulam. É importante dosar. Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 15:43
  • Gabi, Excelente texto. E já deixei bem claro para a criança quem manda sou eu!!! Estipulo metas para cumprir todos os dias. Por exemplo: Meta de hoje, fazer 400 questões e permitir errar somente 20. Caso consiga atingir a meta. Ótimo serei compensada no fim da noite a assistir um filme e relaxar. Caso não cumpra a meta. Castigo: Sou obrigada a refazer as questões no decorrer da noite e ler aquela disciplina da qual na simpatizo.
    ARLENE LIMA em 16/02/17 às 15:27
  • Que maravilha, Fernando! É muito bom colaborar com sua aprovação, sabia? :) Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 15:18
  • Melhor explicaçâo e puxão de orelha sobre procrastinação que ja li, isso vai me ajudar, muito obrigado.
    Fernando de Oliveira em 16/02/17 às 14:45
  • João, a reflexão sempre acaba sendo um "sacode" meio dolorido... mas vale a pena demais! Fico feliz que tenha gostado. :) Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 14:32
  • Valeu, Lucas! <3 Não sou psicóloga, mas tô quase, né? rs Sou jornalista/coach/professora/ex-concurseira/ já passei por todas as tretas sobre as quais escrevo... e tenho MUITA vontade de ajudar vocês. Descobri na prática que entender o que se passa dentro da gente é o único caminho para fazer uma mudança permanente. É muito bom saber que as minhas reflexões servem para agilizar aprovações e reduzir o sofrimento. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 14:30
  • Eita! Que lapada! Gostei demais! Estou lendo e seguindo a castilha de vocês! Obrigado!
    João Carlos em 16/02/17 às 14:27
  • Esse texto só pode ser obra de uma psicóloga! Hahaha Impressionante como faz sentido. Vou me lembrar muito bem do que acabo de ler. Muito obrigado pelo belo texto!
    Lucas em 16/02/17 às 14:21
  • Obrigada pelo elogio, Daisy. DISCIPLINA É LIBERDADE. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 14:04
  • Que bom que acertei no timing! :) Conte comigo nessa caminhada. Abs Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 14:03
  • Oi, Rafa. Que bom que gostou! Para que a gente consiga mudar um comportamento, a "força bruta" não resolve. O melhor é entender o que acontece dentro de nós. Só assim a gente consegue se libertar dos hábitos que nos oprimem. Bons estudos! Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 14:02
  • É muito bom poder ajudar, Maria. Reflexão sobre as razões que nos fazem agir como agimos é que gera a mudança! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 13:57
  • Fico feliz que tenha curtido, Mateus! Bons estudos Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 13:55
  • Que ótimo, Mônica! Obrigada por me acompanhar e comentar! <3 Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 13:54
  • Que bom que gostou, Gilberto! :) Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 16/02/17 às 13:53
  • Show de bola!!!
    Gilberto em 16/02/17 às 13:05
  • Incrível esse texto. Procuro ser disciplinada, mas mesmo assim vou me esforçar mais. Obrigada pelas palavras!
    Daisy em 16/02/17 às 11:31
  • Gostei muito do seu texto. Incrível como você descreve processos mentais/emocionais com tanta clareza, principalmente a nós concursandos! Vou ler várias vezes! Sucesso, Gabi! Obrigado!
    Rafael em 16/02/17 às 11:30
  • Caiu como uma luva! Obrigada!!! Estava precisando!
    Cris em 16/02/17 às 10:56
  • Obrigada pelas palavras, realmente eu estava precisando levar esse "Tapa na cara", veio na hora exata! Beijos.
    Maria Cabral em 16/02/17 às 10:50
  • Muito bom!!!!
    Mateus Ribeiro de Souza em 16/02/17 às 10:49
  • Amei, amei!!!!
    Mônica em 16/02/17 às 10:23