Artigo

Nutrição para a Prefeitura de Porto Alegre/RS

Olá candidato à vaga de Nutrição do concurso da Prefeitura de Porto Alegre/RS, este artigo é prá você! Fique comigo até o final e receba dicas importantes para a sua preparação!

Preparei um Raio X estratégico especial para orientar seus estudos. A análise de diversas provas da banca – FUNDATEC – revelou algumas características muito interessantes. A forma de avaliação da banca é bem objetiva, as questões vão “direto ao ponto”! Via de regra o comando e as assertivas apresentam uma redação clara, com pouco volume de informações, o que favorece a leitura e interpretação. As questões contemplam praticamente todo o edital, porém é preciso ter atenção para os assuntos cobrados, pois alguns conteúdos são mais explorados e recorrem “insistentemente” nas provas.

Vamos ao Raio X?

Claramente, o Raio X revela que o conteúdo de Saúde Pública é o mais explorado. Já esperávamos por isso não é mesmo? Por tratar-se de uma Prefeitura precisamos nos dedicar muito a esse conteúdo!

Percebemos também que para os demais conteúdos predomina a Administração dos Serviços de Alimentação e Nutrição (UAN), seguido de Nutrição nos Ciclos da Vida. Mas, atenção! Apesar de recorrer um pouco menos dois assuntos despertam a atenção: Nutrição Básica e Código de Ética do Nutricionista. Para exemplificar: em uma das provas analisadas foram cobradas quatro questões do Código de Ética! Seguramente um número expressivo para esse assunto.

Detalhando um pouco mais…

Destaco, do gráfico abaixo, dois temas exaustivamente recorrentes: o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) e o Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE). Esses temas, seguramente, estarão na sua prova. Esteja preparado! A banca também aprecia a avaliação nutricional de crianças e adolescente, principalmente os indicadores do estado nutricional, bem como a classificação do estado nutricional em percentil.

No que se refere ao tema UAN – o segundo mais recorrente – faço um apanhado geral sobre alguns pontos específicos presentes em praticamente todas as provas: Microbiologia e Higiene de Alimentos, APPCC, RDC 216/2004 e Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

 E, finalmente, não poderia deixar de destacar para os demais temas pontos-chave de cobrança: ganho de peso na gestação, aleitamento materno, IMC do idoso (classificação), e as doenças crônicas como a hipertensão. Você deve ter percebido que a “Clínica” não é o foco da banca, por isso é muito importante o gerenciamento do seu tempo de preparo privilegiando os conteúdos mais importantes!

O nosso curso preparatório para a Prefeitura de Porto Alegre/RS está focado no edital! Cada PDF é composto pelo embasamento teórico e muitas questões comentadas para praticar. Recomendamos como técnica de estudo a leitura dos PDF, revisões frequentes e o treinamento das questões.

Um forte abraço e bons estudos!

Profa. Angela Sezini

* PS: Estude conosco. Clique no link abaixo:

Promoção: pacote para Prefeitura de Porto Alegre/RS – nutricionista

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Ângela vc tem algum curso pra podermos não esquecer das matérias ou áreas
    Thaciany em 14/04/20 às 09:24