Artigo

[NOVO – Recurso para PF (Escrivão) – Informática]

Olá Pessoal, como estão? Vamos avançar na Correção da Prova de Escrivão da Polícia Federal.

Aqui é o professor André Castro, responsável pelas matérias de redes de Computadores e Segurança da Informação de Tecnologia da Informação, e fiquei com a responsabilidade de trazer os comentários para vocês. Vou tentar ser objetivo, porém, assertivo nas considerações.

Vamos consolidar aqui os comentários das questões de maneira preliminar, já antecipando eventuais possibilidades de recursos diante dos posicionamentos da Banca.

Vamos em frente.

——-

  1. O modelo de referência de rede TCP/IP, se comparado ao modelo OSI, não contempla a implementação das camadas física, de sessão e de apresentação.

Comentários: Pessoal, questão que parece simples mas que o candidato pode se complicar. Quando a questão diz que o TCP/IP não contempla a implementação das camadas, entende-se que os recursos e funcionalidades delas não estariam presentes. Essa é a interpretação que eu extraio dessa informação. Creio que não tenha sido essa a intenção do examinador, mas tão somente verificar se o candidato sabia a diferença das camadas que estão segmentadas ou não em relação aos modelos. Então entendo que a banca deve dar o gabarito como Correto, porém, julgo ser passível de recurso. Olhando tão somente para as camadas de sessão e apresentação, tem-se que as funcionalidades dessa camada no modelo OSI foram agrupadas em uma única camada, como sabemos, a camada de APLICAÇÃO. Então os recursos de formatação, compactação e criptografia, por exemplo, que eram da camada de apresentação do modelo OSI, passam para a camada de aplicação da arquitetura TCP/IP. Por esse motivo entendo que dizer que “não contempla a implementação” leva ao entendimento supramencionado.

[ATUALIZAÇÃO] Pessoal, um outro ponto que pode ser explorado é em relação à divergência bibliográfica quando a existência ou não da camada física na arquitetura TCP/IP. O próprio CESPE já anulou questão do Banco Central de Analista de Sistemas, de 2013, conforme link abaixo (item 55):

http://www.cespe.unb.br/concursos/BACEN_13_ANALISTA_TECNICO/arquivos/JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO_BACEN_ANALISTA_TECNICO_PARA_P__GINA_DO_CESPE_22_11.PDF

Então realmente entendo que essa questão deva ser considerada ERRADA pelo primeiro argumento, ou anulada, por causa do segundo.

Gabarito Preliminar: CORRETO (Sugestão do Professor: ERRADO ou ANULADO).


  1. A Internet e a intranet, devido às suas características específicas, operam com protocolos diferentes, adequados a cada situação.

Comentários: Pessoal, considerar isso como uma regra é uma falha. Os principais protocolos são utilizados tanto nas redes internas como na Internet. Ao considerarmos, por exemplo, o protocolo IP, o TCP e algum da camada de aplicação, por exemplo (SMTP, HTTP, entre outros), não fazemos nenhuma distinção por tipo de rede. Agora, fato é que há protocolos que podem ser utilizados especificamente para determinados contextos. Mas a questão restringe em sua afirmação, e, por isso, está errada.

O que a banca pode ter explorado são protocolos da camada de Enlace que se subdividem em WAN e LAN… Até aí tudo bem… Mas a questão não fez restrição nesse sentido. Então, como mencionei, os principais protocolos são utilizados de ponta a ponta, seja na rede interna ou na rede externa, uma vez que são implementados nos dispositivos finais para provimentos dos diversos serviços na rede.

Percebam o que diz Forouzan:

Intranet – An intranet is a private network (LAN) that uses the Internet model. However,
access to the network is limited to the users inside the organization. The network
uses application programs defined for the global Internet, such as HTTP, and may have
Web servers, print servers, file servers, and so on. (pag 1005 – Comunicação de Dados e Redes de Computadores).

Em nenhum momento ele fala que é diferente… Mas afirma que usa o modelo da Internet.

Gabarito Preliminar: CORRETO (Sugestão de Gabarito: Errado)


  1. Um firewall implementa uma política de controle de comportamento para determinar que tipos de serviços de Internet podem ser acessados na rede.

Comentários: Pessoal, questão absurda do CESPE. Existem várias versões e capacidade de firewalls. Os mais modernos, sem dúvida, são capazes de controlar comportamento, conforme se verifica nos links a seguir. Basta procurar pela regra “Behavior”, que é o mesmo sentido de comportamento. Estes são alguns dos principais fabricantes de firewall que existem no mercado, sendo a prova concreta do controle em questão:

https://books.google.com.br/books?id=oTKEX9stxooC&pg=PT398&lpg=PT398&dq=firewall+behavior+control&source=bl&ots=mUTm9Ii54r&sig=PYiBImv8BhpzqOzgnDNjXFRS7RQ&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwiO26yz98jdAhUGHJAKHa5MAms4ChDoATACegQIBxAB#v=onepage&q=firewall%20behavior%20control&f=false

https://www.checkpoint.com/products/application-control-software-blade/

Um outro ponto crítico é que atualmente, as soluções de segurança possuem diversos recursos integrados, e são conhecidos como UTM. Esses equipamentos são responsável por congregar funcionalidades diversas em um único Firewall avançado, sendo este a evolução daquele. Vejamos:

http://www.kerio.es/products/kerio-control

https://www.juniper.net/documentation/en_US/junos/topics/concept/security-utm-support-within-unified-policy.html

Gabarito Preliminar: ERRADO (Sugestão do Professor: Correto)


  1. Se as redes locais das unidades da empresa estiverem interligadas por redes de operadoras de telecomunicação, então elas formarão a WAN (wide are network) da empresa.

Comentários: Pessoal, questão que aparentemente é simples mas que, ao meu ver, tem uma complexidade sensível envolvida. Pode-se interpretar a questão no âmbito da abrangência e, nesse sentido, considerando o enunciado do bloco das questões que traz que cada unidade está nas diversas capitais, teríamos sim uma classificação de rede do tipo WAN. Agora, pode-se considerar o escopo de interconexão das redes locais para compartilhamento de serviços, como também é mencionado no enunciado, e termos a interpretação de que teríamos as Extranets configuradas. Acredito que a banca possa levar para qualquer um dos lados e, por esse motivo, há um pequeno espaço para recurso.

Gabarito Provável: CERTO (Caso queira tentar: Anulação)


Bom pessoal, é isso pessoal. Finalizamos aqui as considerações para Escrivão da Polícia Federal – área de informática (redes, internet e segurança). Sugiro que peçam a outros colegas que estejam na mesma condição de recursos que conheçam minha página bem como visitem aqui o artigo para que haja mais pessoal “reclamando” dos erros e problemas nas questões, ganhando ainda mais força para a fase de recursos.

Não esqueçam de me seguir:

INSTAGRAM: @profandrecastro

Youtube em construção:

https://www.youtube.com/channel/UCCtyoVpjN_YaHcuHCUUZapg

Abraço a todos! E depois, mandem notícias!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia, Professor. Quanto a questão 65 que você afirmou que o gabarito preliminar foi Correto, talvez houve um erro mesmo de gabaritos no momento do Cespe fazer ele, pois na minha prova essa questão era a número 61, e o gabarito preliminar do Cespe considerou como Errado, indo de encontro ao seu posicionamento.
    Bruno em 20/09/18 às 09:24