Artigo

Noções de Cartografia: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre Noções de Cartografia, com foco no CNU.

Noções de Cartografia: Resumo CNU
Noções de Cartografia: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CNU está se aproximando. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre Noções de Cartografia, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Caracterização da Paisagem no Meio Rural.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Forma da Terra;
  • Sistema Geodésico Brasileiro (SGB);
  • Coordenadas Geográficas;
  • Escalas;
  • Categorias de Escala e sua Finalidade;
  • Projeções Cartográficas.

Animados?

Vamos lá.

Forma da Terra – Noções de Cartografia

Atualmente, a Terra é entendida como um geoide, uma superfície irregular que não é perfeitamente esférica.

Para facilitar cálculos precisos de medições na superfície terrestre, os cartógrafos adotaram o Elipsoide de Revolução, uma figura geométrica que se aproxima do geoide. Essa figura matemática é amplamente utilizada pela ciência geodésica em levantamentos, pois é a que melhor se assemelha à forma da Terra.

Os sistemas geodésicos de referência desempenham o papel de conectar pontos no terreno com o elipsoide de referência. O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é um exemplo desse tipo de sistema, composto por redes de altimetria, gravimetria e planimetria.

Dica! O sistema geodésico de referência é usado para representar características terrestres e obter coordenadas de elementos da superfície do planeta, permitindo sua representação e localização em mapas.

Sistema Geodésico Brasileiro (SGB)

O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) é composto por três referenciais:

  • Altimetria: baseado na marca “zero” do marégrafo de Imbituba (SC).
  • Gravimetria: vinculado a milhares de estações que medem a aceleração da gravidade no país.
  • Planimetria: atualmente definido pelo SIRGAS2000, que substituiu o SAD-69.

Se liga! O Sirgas2000 adota um referencial geocêntrico, com base em um ponto no centro da Terra, enquanto o SAD-69 tem sua origem e orientação na superfície terrestre.

Coordenadas Geográficas

O sistema de Coordenadas Geográficas permite localizar qualquer ponto da superfície terrestre em um mapa, composto por meridianos e paralelos.

  • Meridianos: são linhas imaginárias que cortam a Terra de norte a sul, definidos pela longitude, variando de 0º em Greenwich a 180º a leste e oeste. A longitude é positiva a leste de Greenwich e negativa a oeste.
  • Paralelos: são linhas imaginárias que circundam a Terra no sentido Leste-Oeste, determinando a latitude, variando de 0º (Equador) a 90º (polos), indicadas como hemisfério norte (N) ou sul (S).

Escalas – Noções de Cartografia

A escala é a relação entre as medidas de um território no papel e suas medidas reais na Terra. A distância real pode ser calculada usando a fórmula D = N × d, onde D é a distância real, N é o denominador da escala (escala = 1/N), e d é a distância medida no mapa.

As escalas em mapas podem ser apresentadas de três maneiras:

  • Escala Numérica: representada por uma fração, onde o numerador é a distância medida no mapa e o denominador é a distância correspondente no terreno; comumente usada em mapas impressos.
  • Escala Gráfica: mostrada por uma linha graduada que relaciona a distância no mapa com a distância real no terreno, com indicações numéricas abaixo da linha; comum em mapas digitais, dividida em duas porções, a principal e fracionária.
  • Escala Nominal: expressa em palavras, indicando uma igualdade entre o valor no mapa e sua correspondência no terreno.

Categorias de Escala e sua Finalidade

Os Mapas de Escala Pequena, são aqueles que mostram uma visão geral da área, com poucos detalhes, já os  Mapas de Escala Grande, são aqueles que mostram uma área menor com muitos detalhes.

Na escala pequena, a realidade é reduzida para que caiba no mapa, enquanto na escala grande, o mapa é ampliado para mostrar mais detalhes.

Projeções Cartográficas

As projeções cartográficas são classificadas com base na superfície de projeção e em suas propriedades:

  • Quanto à superfície de projeção: Plana (plano), Cônica (cone), Cilíndrica (cilindro).
  • Quanto às propriedades, é possível minimizar deformações em áreas, ângulos ou distâncias, mas não simultaneamente.

Exemplos:

  • Projeção conforme: mantém a verdadeira forma das áreas e os ângulos.
  • Projeção equivalente: mantém constantes as dimensões relativas das áreas.
  • Projeções equidistantes: mantêm constância entre as distâncias representadas.
  • Projeção afilática: minimiza deformações em todas as propriedades, sem conservação total de nenhuma.

Parte superior do formulário

Conclusão – Noções de Cartografia

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Noções de Cartografia. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas: Noções de Cartografia

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 3 – Caracterização da Paisagem no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.