Artigo

Não espere pela motivação para começar

Oi, pessoal.Tudo certo?


Falamos muito sobre técnicas de estudo, formas de revisar, melhores bibliografias. Contudo, o que mais nos falta não é técnica e sim força interior. Claro que há muitos concurseiros que estão perdidos, estudando “em círculos”, sem planejamento, sem cronograma, sem técnica e com material ruim. São muitos os erros possíveis – que já vivi ou testemunhei – nessa caminhada de concurso. Contudo, para tudo isso a solução é simples: ou a pessoa recorre a um coach ou lê muito sobre o assunto, troca figurinhas com concurseiros mais experientes e vai aprendendo na tentativa e erro.


Hoje quero conversar com você, que sabe exatamente o que deve fazer, mas não faz. VOCÊ QUE ESTÁ AÍ ESPERANDO UMA CHUVA DE MOTIVAÇÃO TE TIRAR DO MARASMO e te fazer correr atrás.


Sempre digo que o mais difícil não é estudar. Essa é a parte fácil. O verdadeiro desafio está em um plano muito mais abstrato. Está em desenvolver e – principalmente – manter a força interior. Chamem como preferir: Animação, motivação, coragem. Você nunca está cheio desse sentimento antes de começar. O verdadeiro espírito guerreiro é forjado na batalha. Em campo. Ele cresce com os obstáculos superados. Nada nos motiva mais do que o vislumbre do sucesso. E como saber o quanto realmente podemos sem o duro teste do dia a dia? Motivação baseada só na força no pensamento positivo nada mais é do que fantasia. E fantasia, por mais gostosa de se acreditar que seja, sempre desmorona quando a realidade bate à porta.


A verdadeira e mais perene motivação é construída. Ela leva tempo para crescer e se consolidar. Isso porque ela é baseada em FATOS.


Darei um exemplo bem cotidiano: você começa uma dieta e um programa de exercícios para se tornar uma pessoa mais saudável. Daí alguém te convida para um aniversário… de criança! Você chega lá e encontra toda uma profusão de docinhos e delícias. Vamos ver como seu cérebro interpreta suas atitudes diante desse “impasse”:

 

Se você cede à tentação:

Na festa: “Dieta jogada no lixo. Bora enfiar o pé na jaca. Já estraguei tudo mesmo!”

Já em casa: “Sou fraco (a). Não consigo me conter. Sou indisciplinado (a). Não tenho jeito mesmo. Nunca alcançarei meus objetivos”.


Ocorre – portanto – um reforço NEGATIVO da percepção que você tem de si mesmo. Sua motivação é minada.

 

Se você resiste à tentação:

Na festa: “Nossa! Que difícil! Será que aguento até o fim?”

Já em casa: “Ainda bem que não furei a dieta. Nossa! Sou mais forte do que imaginava! Se eu consegui ignorar aquele tanto de brigadeiro, eu ignoro qualquer coisa. Sabe que eu acho que dessa vez a dieta vai dar certo? Sou super disciplinado (a). Logo começarei a ver os resultados!”


Ocorre – portanto – um reforço POSITIVO da maneira como você se avalia. Sua motivação é reforçada.

 

Quanto maior o obstáculo transposto, maior a motivação que nasce a partir daquele momento de superação. Isso porque damos mais valor ao que nos custa, ao que demanda muito de nós.

 

O mesmo ocorre com os estudos. Estudar em dia de chuva é fácil. Estudar sem nenhum problema na cabeça, com tempo e sem sono é MO-LE-ZA! O que vai tornar sua motivação e convicção no sucesso inabaláveis é a superação dos VERDADEIROS DIAS DE LUTA: aquele sábado de sol maravilhoso que você não curtiu praia com seus amigos, uma quinta qualquer em que você estava convencido (a) de que passar em um concurso era um sonho distante demais para você, aquele dia em que a grana estava mais do que curta e tudo parecia tão impossível e imutável ou HOJE. Hoje está especialmente difícil, amigo? Pois saiba que se você caminhar em dias como HOJE, vai conseguir caminhar SEMPRE e nada é mais poderoso do que ter essa capacidade dentro de si.


DESMOTIVAÇÃO NÃO TE IMPEDE DE CAMINHAR, SÓ TORNA O TRAJETO MAIS SOFRIDO. Se está hoje cabisbaixo (a), desacreditado (a), achando que seu plano de sucesso é só um delírio, CAMINHE ASSIM MESMO! CAMINHE O MÁXIMO QUE PUDER. A verdadeira motivação brota justamente de dias como hoje.


Bom dia para quem não está com a “vida ganha”, mas que está definitivamente caminhando nessa direção. Agora vai lá para sua mesa de estudo e ARRASA!


Forte abraço e bons estudos!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nossa, Gabi! Cada vez que eu vejo um artigo seu novo pelo face, como hj 25/04 eu venho e leio vários, me ajudam bastante. Esse aqui especialmente! obrigado!!
    marcus andre em 25/04/17 às 12:15
  • Palavras sábias Gabriela "Quanto maior o obstáculo transposto, maior a motivação que nasce a partir daquele momento de superação. Isso porque damos mais valor ao que nos custa, ao que demanda muito de nós". Muito obrigado.
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 14:32
  • Que lindo, Carol! <3 Sou muito grata por poder auxiliá-los! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 23/02/17 às 15:38
  • Adoro seus textos, eles realmente acendem uma luz no fim do túnel.
    Carol em 23/02/17 às 10:15
  • Nathy, o sistema de revisão é fundamental. Leia sobre isso nos artigos daqui ou entre no nosso Coaching! Vai mudar sua vida, pode acreditar! Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 22/02/17 às 18:08
  • Dri, entendo essa situação de estar sobrecarregada. Já pensou em fazer Coaching? Pode te ajudar muito. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 22/02/17 às 18:05
  • Muito bom seu texto, estou começando a estudar para concursos agora e estou muito desmotivada! Não consigo me concentrar nas aulas, quando vou revisar o material não lembro de muitas coisas que eu mesmo anotei, e isso acaba me deixando frustada. Mas não vou desistir!! " Bora" para mesa estudar!!!
    Nathy em 22/02/17 às 12:14
  • Hoje o Facebook do Estratégia me enviou para o texto certo. Durante toda preparação para o trf estudei e dei o meu sangue, mas fui convocada para o teste físico de outro concurso no mês de dezembro para a realização do taf em janeiro. Fiquei Natal e Ano Novo sem comer besteira pq não podia engordar nada para a prova. Só esqueci de um detalhe: parei de estudar tanto para o concurso que dediquei um ano da minha vida, e esqueci de me preocupar com a redação que deve ser crucial no concurso do trf 2! Estou totalmente desanimada e alucinada por deixar o concurso dos meus sonhos passar por causa de uma matéria! não sei o que fazer e nem tentar fazer nos 45 minutos do segundo tempo. Tá difícil, tá sinistro mas não vou desistir.
    Adriana de Oliveira em 22/02/17 às 10:41
  • Oowwnnn! <3 Yuri, obrigada pela comentário! Eu AMO escrever para vocês. Se conseguir diminuir 1% da pressão que sentem, já me dou por muito satisfeita. Fiquei MEGA FELIZ por saber que ganhei um leitor! Apareça mais vezes, viu? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 17/02/17 às 18:33
  • Oi Gabi! Descobri seus textos há pouquíssimo tempo e acho incríveis! Sem dúvida, você tem muuuita habiilidade com as palavras. Obrigado por ajudar pessoas como nós, que escolhem o caminho mais penoso, o caminho do coração. Abraço de seu mais novo leitor.
    Yuri Brandim em 17/02/17 às 17:28
  • Conte comigo para 2 injeções por semana (terça e quinta), Thiago! : )  Fico feliz que curta meus artigos!  Abs e bons estudos Gabi  
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 19:50
  • Seus textos são uma injeção de vigor!
    Thiago Eugenio em 14/02/17 às 19:32
  • Que bom que acertei em cheio, Cris! Já leu meus outros artigos aqui no site? Acho que pode curtir! Toda terça e quinta tem artigo. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 18:15
  • Nossa Gabi, Este texto, foi um dos poucos que li (e já li váaaaarios) sobre incentivo que me inspiraram e que realmente achei que me encaixei. FOI feito para MIM!!!!Obrigada!!!
    Cristiane em 14/02/17 às 17:57
  • Olívia, já chorei MUITO na minha época de concurseira. Dificuldades todos enfrentarão. Uns mais, outros menos. Chorar e desanimar não tiram seu mérito nem atrapalham sua aprovação. O que importa é a capacidade de enxugar as lágrimas, abrir o livro e continuar tentando. Deu certo para mim. Dará para você! Conte comigo! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:12
  • Saber que os artigos ajudam no concurso E NA VIDA são uma enorme alegria! :) Super dá para extrapolar o conhecimento adquirido em uma área da vida e aplicar na outra. Assim, multiplicamos habilidades e conhecimentos. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 17:04
  • Que bom que espera pelos meus artigos, Mônica! Do lado de cá fico com os dedinhos nervosos querendo postar logo! Obrigada pelo comentário! Muito fofa! <3 Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 15:28
  • Que show poder tocar o coração de vocês e direcioná-los aos seus sonhos! <3 O livro está quase pronto! Aguarde! :) Dai, vou te mandar um email sobre o coaching, ok? Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 15:17
  • Que bom, Kelly! Obrigada pela gentileza do seu comentário. Bons estudos, querida Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 15:14
  • Não tem, né? Conselhos objetivos otimizam os estudos e também a compreensão dos sentimentos que envolvem a vida do concurseiro. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 15:10
  • Charles, meu coachee! Estamos caminhando bem e vamos melhorar diariamente. TAMO JUNTO! Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 15:07
  • Pode contar comigo para isso, Paulo! Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 15:06
  • Que alegria saber disso, Kátia! Um beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 15:04
  • Show, Gabi : ) Amo ler o que você escreve porque você toca bem na nossa realidade mesmo. Já sei que o seu livro será um dos meus preferidos : ) #vemlivrodagabi Queria saber como é o seu programa de coaching. Não sei se vou poder pagar (vida de concurseira desempregada kkkk), mas queria saber como funciona (vai que eu po$$o...; ) rsrs... Abração, Gabi!!!!
    Daiana em 14/02/17 às 11:12
  • Gabriela, seus textos são sempre incríveis! O de hoje me emocionou!! Parabéns e obrigada!!
    Kelly em 14/02/17 às 10:55
  • E como você disse, tem coisa melhor para um concurseiro do que ir "direto ao ponto"?! =D
    Paulo em 14/02/17 às 10:43
  • Mais um texto direto ao ponto! Muito obrigado!
    Paulo em 14/02/17 às 10:39
  • ganhei o dia! <3
    Kátia em 14/02/17 às 10:38
  • É isso. Inúmeras técnicas, alimentação, boa memória, diversos livros. Nada disso poderá ajudar sem ter motivação. Com você, estou construindo a minha. Obrigado Gabi!!!! Parabéns pelos post. Sensacionais!!!!
    Charles Porto em 14/02/17 às 10:28
  • P-E-R-F-E-I-T-O, Gabiiii!! Nunca devemos procrastinar senão nunca saímos do lugar. Não via a hora de chegar terça-feira e quinta-feira para ler seus posts motivadores. Parabéns mais uma vez!!!!
    Mônica em 14/02/17 às 10:00
  • Os seus textos são sempre excelentes, profa. Eu sempre tiro uma sacada genial pra levar pra minha vida.
    Raquel F em 14/02/17 às 09:58
  • Nossa! Este texto veio bem em um dia em que comecei bem desanimada, pensando em como prestar concursos mais longe sem dinheiro mas que são para um cargo interessante e dentro das disciplinas já estudadas. Até já chorei, mas como não sou de desistir fácil continuo com os estudos, pensando em como atingir os meus objetivos apesar das muitas dificuldades devido a estar desempregada e sem dinheiro. Obrigada pelos textos maravilhosos, profa. e coach Gabriela!!
    Olívia em 14/02/17 às 09:45
  • Eu é que agredeço pelo comentário, Mateus! Conte sempre comigo. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 09:40
  • Muuuuito obrigada pelo carinho, Diogo! Vcs são os melhores alunos (sim, pq quem me lê também considero como aluno!) que eu poderia ter. <3 Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 09:39
  • Oi, Amanda! Eu PRECISO gravar mesmo! Tenho muitos planos para esse ano e quero/necessito concluir o livro. Quando superar essa etapa (final do mês), vou dar atenção ao canal. PROMETO! Tô precisando fazer uma webinário no Estratégia também, né? Respondendo perguntas de vocês e tudo mais! Pensando nisso seriamente... Obrigada pelo comentário Bons estudos  Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 09:36
  • EXCELENTE. Obrigado por nos ajudar com seus textos!!!
    Mateus Ribeiro de Souza em 14/02/17 às 09:35
  • Jôôô! Vou te dizer: VC É UMA FORTALEZA, MULHER! Sempre grata e otimista diante dos percalços! Eu te admiro. Ainda vou ter a alegria de participar de um webinário do Estratégia entrevistando você sobre sua aprovação! Você sabe: TAMO JUNTA! Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 09:34
  • Mais um texto valioso. Você é incomparavelmente a melhor! Parabéns Gabriela!
    Diogo em 14/02/17 às 09:22
  • Prof Gabi, seus textos são os melhores, tocam fundo na ferida! Um verdadeiro "acorda"! Poste mais vídeos no seu canal também!
    Amanda Borba em 14/02/17 às 09:14
  • A minha MAIOR motivação é ler seus posts. SEMPRE. Obrigada Gab's, por sempre me levantar com seus textos. A caminhada tá difícil com tantas pedras que aparecem no caminho... mas são com elas que vou construir minha escada até a aprovação. Beijos!!!
    Joshiane em 14/02/17 às 09:11
  • "Tamo aí pra isso"! kkk Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 09:04
  • Que bom que gostou, Danilo! Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 14/02/17 às 08:57
  • O-B-R-I-G-A-D-A! Fui....
    Márcia Leal em 14/02/17 às 08:52
  • Show de bola professora !!
    danillo em 14/02/17 às 08:42