Artigo

NÃO corra atrás dos concursos!

Entra ano sai ano, existe um erro clássico que observo sendo cometido por muitos candidatos: desanimar nos períodos de “seca” e deixar pra estudar firme somente quando o edital sai. Assim, a receita para frustração, desespero e fracasso está completa.

Quando falamos de um concurso de alto nível, estamos tratando de um conjunto universo que pode ultrapassar 20 disciplinas, como é o caso da área fiscal, por exemplo. Por maior que seja a sua disponibilidade de tempo, o prazo entre o edital e a prova não comporta tempo hábil para grandes aventuras. É preciso ir se preparando bem antes das notícias mais concretas sobre publicação de edital.

Em 2011, após a prova do fisco do Rio de Janeiro, vi muitos colegas de concurso “chutarem o balde”, tendo em vista a baixa expectativa de concurso no curto prazo. Estávamos passando por uma entressafra, após várias grandes oportunidades que tinham ocorrido pouco antes.

Decidi manter firme minha rotina de estudos, e no finalzinho daquele ano, foi publicado o edital para o fisco do município de São Paulo. A sensação foi maravilhosa: apesar de ter consciência de que teria muito trabalho (leia-se estudo na língua do concurseiro), percebi que não precisaria correr atrás do concurso, muito pelo contrário: eu tinha a sensação que corria à frente dele, pois lia o edital e tinha uma certeza: ele havia sido feito para mim!

Obviamente, descobri que acabei estudando algumas matérias que não foram contempladas pelo edital, e precisaria encarar algumas poucas “novidades” para mim. No entanto, o sentimento era justamente de que estava tudo sob controle, equacionado, com tempo apertado, porém hábil para os ajustes.

O final da história, se você leu meu artigo de apresentação, você já sabe: fui aprovado dentro das vagas do concurso! E a MORAL da história não é difícil de perceber! O sucesso demanda foco, planejamento a longo prazo e o mais importante: determinação, para não esmorecer nos momentos mais críticos! O segredo, portanto não é correr atrás, e sim correr na frente, e deixar que o concurso te agarre nesse pique-pega!

Quer mais algumas dicas bacanas? Tem um botão azul aqui embaixo nesta página com um link para meus outros artigos! Tem alguma crítica, comentário ou sugestão de tema para meu próximo artigo? Deixe uma resposta nos comentários.

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.