Não brinque de estudar para Concursos, estudar para Concursos não é brincadeira!
Yuri Moraes

Não brinque de estudar para Concursos, estudar para Concursos não é brincadeira!

Não brinque de estudar para Concursos, estudar para Concursos não é brincadeira!

Sabemos que as Bancas Examinadoras também não estão nem um pouco de brincadeira. Basta ver que o nível de dificuldade das provas tem aumentado nos últimos anos. E a tendência é justamente essa, cada vez mais as Bancas vão procurar selecionar melhor os candidatos ao serviço público.

A quantidade de inscritos nos últimos Concursos mostra que são milhares de pessoas querendo uma aprovação.

Em contrapartida, o número de candidatos que estudam e se dedicam ao máximo é bem menor.

Também sabemos que a quantidade de inscritos não é um bom parâmetro, pois muitos são aventureiros ou estão fazendo apenas para treinar provas, sem grandes expectativas de aprovação. Além disso, temos também o número alto de abstenções.

Mas o que eu quero falar é sobre aqueles candidatos que almejam a aprovação, mas não se dedicam de verdade.

Se estudar para Concursos não é uma brincadeira, temos que estudar e se preparar como adultos, ou seja, levar a preparação a sério.

Recentemente publiquei um artigo aqui no site do Estratégia no qual eu explorei justamente essa questão de na saída de um edital, ser a hora de separar homens dos meninos (mulheres de meninas).

PF 2018: Agora é a hora de separar os homens dos meninos!

É preciso levar a preparação para Concursos a sério. Isso se dá no planejamento, na dedicação, na disciplina e no investimento (de tempo e de dinheiro).

Por incrível que pareça, ainda existem candidatos que não se dispõem a investir tempo e dinheiro na sua preparação.

Com relação ao investimento de dinheiro, isso vai depender da situação financeira de cada um. Se você está passando por uma dificuldade nessa área, aproveite ao máximo as aulas e os materiais que são disponibilizados gratuitamente na internet. O que estou querendo falar é de candidatos que muitas vezes têm condições financeiras, mesmo assim preferem não investir na preparação. Isso é um erro, uma má projeção de valores. Parafraseando Benjamin Franklin, investir em estudos rende sempre os melhores juros.   

Talvez tudo isso aconteça por causa da “lei do menor esforço”. Mas será que essa lei funciona mesmo? Como querer ser aprovado num Concurso top ou querer resultados extraordinários quando na verdade os esforços para atingir esses objetivos não estão à altura?

Acredito na lei da semeadura, na qual nós só vamos colher aquilo que estamos plantando. Por mais óbvio que isso possa parecer, para colher nós precisamos plantar.

Gosto de uma frase de T. Harv Eker, que diz: “A maneira como você faz qualquer coisa é como você faz tudo.”

Dificilmente uma preparação mal feita trará resultados positivos na prova do Concurso.

Além disso, muitas vezes precisamos abrir mão de momentos de lazer e de momentos com as pessoas que gostamos (familiares/amigos/parentes). Faz parte do sacrifício de buscar algo melhor que irá beneficiar a todos. Esse apoio é fundamental e deve ser conquistado. Nós também devemos respeitar e valorizar essas pessoas que nos apoiam durante a preparação.

Tudo isso deve ser buscado com equilíbrio, para que a preparação para Concursos seja saudável e você consiga mantê-la ao longo do tempo necessário para a sua aprovação.

Não significa que você vai precisar deixar todas as outras atividades de lado. Cuidado com os excessos!!!

Portanto, não brinque de estudar para Concursos, estudar para Concursos não é brincadeira!

Leve a sério a sua preparação e faça o seu melhor possível a cada dia. Assim, você estará cada vez mais próximo da sua aprovação no tão sonhado cargo público.

Bons estudos e sucesso! 📚 📖 🤓 👊💪

Um abraço!

Yuri Moraes

Servidor da Câmara dos Deputados

Coach no Estratégia Concursos

_________________________________________________________

Facebook: Professor Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no Youtube: Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Para ler mais artigos de minha autoria sobre dicas e preparação para concursos, acesse:

Artigos do Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Posts Relacionados

Compartilhe:

Yuri Moraes

Yuri Moraes

Servidor da Câmara dos Deputados, Professor e Coach no Estratégia Concursos. Experiência profissional: Atualmente exerce o cargo de Agente de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, aprovado no concurso público realizado em 2014, lotado na Coordenação de Segurança Orgânica (COSEO/DEPOL), Seção de Policiamento do Plenário. Foi Sargento Especialista em Eletrônica da Força Aérea Brasileira (2004 a 2014), trabalhando na manutenção de helicópteros e na instrução do Curso de Mecânicos de H-50 (Esquilo). Histórico em concursos: Já foi aprovado nos seguintes concursos: – Senado Federal (Policial Legislativo); – Câmara dos Deputados (Policial Legislativo); – Polícia Federal (Agente e Escrivão); – PRF (Agente); – Ministério da Fazenda (Analista); e – MPU (Técnico). Formação Acadêmica: É formado em Educação Física e em Pedagogia. Pós-graduado em Direito Administrativo e em Segurança Pública. >> Parafraseando Benjamin Franklin, investir em estudos rende sempre os melhores juros!

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.