Artigo

Minha trajetória até a 8ª colocação para Auditor da SEFAZ SC

Fala concurseiros e concurseiras, tudo certo? Meu nome é Gustavo Terra e é com muita satisfação que passo a integrar a equipe de Coaches do Estratégia.

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês minha trajetória até alcançar o cargo dos meus sonhos, Auditor-Fiscal da Receita Estadual de Santa Catarina (SEFAZ SC), obtendo a 8ª colocação na área de Auditoria e Fiscalização.

Vamos lá?

Comecei meus estudos em janeiro de 2016, sem saber nada sobre concursos públicos. Após poucos dias pesquisando, decidi estudar para a área fiscal. Nessa época, eu não conhecia muita coisa sobre os fiscos estaduais, e a minha rápida pesquisa me fez achar que a Receita Federal era a melhor opção (achava, inclusive, que a remuneração da Receita era maior que a dos fiscos estaduais, o que nem sempre é verdade). Assim, comecei pelo caminho que a maioria dos concurseiros da área fiscal seguem, estudando para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal.

Naquele ano, os concursos para o Poder Executivo federal estavam suspensos e as expectativas para um novo concurso da Receita para o meio de 2017 eram grandes. Dessa forma, acreditava que em 1 ano e meio eu já estaria trabalhando na Receita feliz da vida. Ledo engano, como vocês verão a seguir.

Nesse início de preparação, eu conseguia estudar no máximo 7:30h líquidas por dia, somente durante a semana. Meus estudos foram basicamente baseados em PDF’s (lendo no computador mesmo), questões (muitas) e lei seca (quando já estava em um nível mais avançado).

Após estudar praticamente todo o edital da Receita Federal duas vezes, sem sinal do concurso e sem ter feito nenhuma prova, minha motivação caiu demais. Então, como eu não estava trabalhando, resolvi estudar para o cargo de Analista judiciário (área administrativa) do TRE-SP, que teve edital publicado em setembro de 2016, pois sabia que a prova da Receita não viria tão cedo quanto eu pensava.

Só comecei a focar no TRE-SP em novembro daquele ano, tendo quase 3 meses para me preparar (a prova seria em fevereiro de 2017). Minha preparação para o TRE-SP seguiu o mesmo ritmo de 7:30h líquidas por dia, em média. Tive que estudar diversas matérias novas, que não caem na área fiscal, e me surpreendi ao ver que meu desempenho nelas foi muito bom, melhor até que em matérias que eu já tinha estudado antes. Resultado: 42º colocado, dos quase 16 mil inscritos.

Se a motivação já tinha voltado a subir com esse estudo focado em um edital com prova iminente, essa colocação deu um gás ainda maior, pois indicava que meus estudos estavam, de fato, dando resultado, e que a aprovação era possível.

Somente nessa época que fui descobrir as belezas dos fiscos estaduais, e aí o cargo de Auditor-Fiscal da SEFAZ SC passou a ser meu sonho. Contudo, como eu achava que o concurso da Receita Federal sairia bem antes que o de Santa Catarina, voltei a focar nele, estudando todo o conteúdo do edital mais uma vez.

Na sequência, com os boatos de que editais de fiscos estaduais sairiam em 2018, decidi deixar de lado a Receita Federal (sim, mesmo tendo estudado todo o edital 3 vezes) e fiz uma “mistureba” de matérias que permitiram que eu me preparasse genericamente para os fiscos de Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Finalmente, aproximadamente 2 anos e meio depois de começar meus estudos, saiu o primeiro concurso da área fiscal em que eu realmente gostaria de ser aprovado, Auditor-Fiscal da Secretaria da Fazenda de Goiás (SEFAZ GO). Logo, aumentei minha carga horária de estudos para quase 9h líquidas por dia e passei a estudar algumas horas aos finais de semana. Me dediquei bastante, muito mesmo, e confesso que acreditava que seria aprovado. Contudo, cometi vários erros bobos na prova por falta de atenção (como copiar do enunciado um número errado na hora da resolução), que acabaram me deixando fora do cadastro reserva por um pontinho.

Nos dois dias depois da prova, fiquei bem pra baixo. Mas, em vez de ficar me lamentando eternamente, olhei pelo lado positivo: aprendendo com esses erros que cometi, muito dificilmente irei repeti-los no concurso da SEFAZ SC, que é o meu sonho e está logo ali. Bola pra frente!

Entre a prova da SEFAZ GO e da SEFAZ SC havia apenas 1 mês e meio (para vocês verem, mais de 2 anos estudando sem sair nenhum edital e, quando saíram, foram 2 praticamente juntos). Como minha motivação e a pressão para esse concurso estavam pra lá da estratosfera, passei a estudar por volta de 55 horas líquidas na semana.

A abdicação do tempo de lazer foi gigante nesse período, contudo, apesar desse ritmo muito intenso de estudo, a motivação era tanta que eu nem sentia o tempo passar, muito diferente dos estudos para a Receita Federal sem nenhuma expectativa de edital. Aqui, pude ver claramente a diferença que a motivação faz no rendimento, mas gostaria de ressaltar a importância de nunca ter parado de estudar nos períodos de mais desânimo. Sem persistência, foco e disciplina nos momentos em que eu não tinha a menor vontade de estudar (e foram muitos), a aprovação não teria vindo.

Após a prova da SEFAZ SC, eu acreditava que tinha boas chances de ser aprovado, mas, no melhor dos meus sonhos, ficaria no máximo em vigésimo colocado. Assim, quando saiu a lista de classificação, eu já bati o olho mais ou menos nessa região da lista, localizando um Gustavo. Porém, logo vi que tinha um sobrenome diferente, não era eu. Corri com os olhos mais para baixo na lista e vi outro Gustavo na região dos aprovados! Agora vai! Só que não, outro sobrenome diferente.

Nesse momento, continuei até o final da lista na parte dos aprovados e não achei meu nome. Acreditei que não tinha passado. Não conseguia nem pensar direito ao não ver meu nome entre os aprovados depois de todo o sacrifício e dedicação nesses quase 3 anos de estudos.

Antes de ir para a próxima página caçar minha colocação, resolvi dar uma olhada nos nomes que vieram no topo da lista. Para minha grande surpresa, tinha mais um Gustavo por ali. Só que dessa vez era eu mesmo! Em poucos segundos eu fui de acreditar que não tinha sido aprovado, para ver que estava entre os primeiros colocados! Fica a dica: não se subestime.

O alívio e a emoção foram enormes. Não dava para imaginar que a sensação de ser aprovado seria tão boa quanto realmente foi! É algo que desejo a todos que estão nessa batalha.

Finalizando, gostaria de dizer que não existe fórmula mágica para a aprovação, mas a caminhada de todo concurseiro(a) de sucesso exige planejamento, esforço, dedicação, disciplina, motivação e sacrifícios, como foi a minha. Ser um gênio, igual aquele filho(a) da amiga da sua mãe, não está entre os ingredientes indispensáveis para alcançar seu objetivo.

Além disso, erros e momentos de desmotivação certamente aparecerão na sua jornada. Haverá pessoas que não acreditam em você, notícias que te deixarão muito desanimados, dias que você achará ser impossível conseguir ler uma linha da matéria. Entretanto, saiba que tudo isso é normal e conte comigo, que eu estarei aqui justamente para tentar tornar sua jornada mais leve. Acredite, você é capaz! Só resta estar disposto a pagar o preço.

O processo é árduo, não se engane, mas vale a pena!

Bons estudos,

Abraços e até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado! Espero que você alcance o seu objetivo em breve!
    Gustavo Terra em 20/05/19 às 21:35
  • Obrigado! Realmente, a minha carga horária disponível é diferente a da maioria dos concurseiros, mas mais da metade dos aprovados nesse concurso trabalhavam e estudavam também. Provavelmente, há várias histórias com as quais você se identificaria. Como eu falei em outro cometário, uma alta carga horária fez com que as vezes eu passasse muito tempo estudando coisas de pouca relevância. Assim, acredito que com uma carga horária menor, mas estudando constantemente por alguns anos o que é mais cobrado, a aprovação também viria. Mas é bom pontuar que ter todo o tempo disponível para estudar no mês antes da prova ajuda e muito a chegar com o maior número de informações frescas na cabeça, o que pode garantir os pontos que faltam para a aprovação. Em relação a sua motivação, é isso mesmo: tente se superar a cada dia, que uma hora você terá superado a maioria com toda a bagagem acumulada. Bons estudos!
    Gustavo Terra em 20/05/19 às 21:33
  • Parabéns você pela dedicação, João. Esses concursos foram difíceis mesmo, não só pela concorrência que estava gigante pela falta de concursos na área fiscal, mas pelas matérias e nível de cobrança que vieram em algumas, suficientes pra derrubar muita gente. Acredito que nos próximos concursos, como SEFAZ-DF e até Receita Federal (quando resolver aparecer), não deve ser nesse nível. Você parece estar no caminho certo, sendo que deve ser uma questão de tempo até alcançar o seu objetivo. O seu sacrifício é grande, nem posso imaginar, mas é isso que fará com que você valorize demais sua vitória. Depois de todo esse esforço, não desista, já que há vários concursos da área fiscal saindo. Se necessário, tire um tempinho de folga, diminua o ritmo, mas vá levando adiante para não perder toda a bagagem acumulada. Abraços
    Gustavo Terra em 20/05/19 às 21:18
  • Parabéns pelo foco e dedicação! Obrigada pela inspiração!
    Angelica em 20/05/19 às 17:11
  • Parabéns, amigo. Não diminuo seu mérito, pois conseguir estudar durante 9 horas líquidas é pra poucos. Você conseguiu essa colocação porque soube usar bem a grande quantidade de tempo de que dispunha. Apesar disso entendo o que o colega falou, de que seu depoimento não é a realidade da maioria dos que estudam para estes grandes cargos. Não da pra se identificar. Eu disponho de 3,5 h por dia, porque trabalho. Meu esforço deve ser maior que o seu se eu estiver concorrendo a 8 vagas. Essa é minha motivação: a possibilidade de me superar com as limitações existentes.
    Ewvs em 20/05/19 às 16:24
  • Parabéns Gustavo! Estudo há 4 anos e meu número de questões no Tec já passa de 30 mil. Durante esse período acordei todos os dias às 4h indo trabalhar às 8h e estudando no retorno para casa das 18h às 21h. Nem preciso lhe falar sobre o imenso período que estive longe da minha esposa e filha pequena e quanto me arrependo. Fiz os mesmos três concursos que você fez ano passado, sem resultado. Então meu caro, como você disse, não se subestime, você é sim alguém especial.
    João em 20/05/19 às 14:32
  • Fala Everton, tudo certo? Eu entendo o seu posicionamento, e é verdade que a competição é acirrada, quase profissionalizada nos cargos mais altos, mas gostaria de fazer umas ponderações. Como você pode ver, eu tive que estudar muito pra passar, vários anos, e isso é normal. A quantidade de horas líquidas estudadas é alta, e isso resultou na boa colocação que eu fiquei, mas não acredito que tenha sido determinante para minha aprovação. Eu poderia ter sido aprovado estudando menos horas, porém constantemente. Esse é o caso da maioria dos aprovados. Com muitas horas de estudo, eu acabei estudando várias e várias coisas que tinham pouca chance de cair e que, de fato, não caíram, porque, como eu tinha tempo, não queria dar chance para o azar e negligenciar os tópicos menos cobrados. Contudo, com menos tempo para estudar, eu teria sido mais objetivo e acredito que teria dado certo. Ainda, esse concurso foi umas das melhores oportunidades dos últimos anos em um momento em que não havia concursos da área fiscal. Portanto, não deve ser tomado como padrão. Assim, dependendo da situação de cada um, é importante não sair mirando no concurso que tem a remuneração mais alta. No caso que você apontou, realmente é uma rotina muito pesada. Então, aconselho a estudar para um concurso com menos matérias e boa quantidade de vagas, como técnico judiciário, em todos os momentos do dia que conseguir. Sendo aprovado, você terá boa condição financeira e mais tempo para estudar (alguns órgãos tem carga horária de 7 horas diárias), que permitirão você almejar cargos com remuneração ainda melhor, que são mais competitivos. Seguindo esses passos, acredito que você estará apto a competir em igualdade (de tempo e qualidade de estudo) nos concursos que oferecem as melhores remunerações, isso se tiver muito foco, disciplina e dedicação, que são essenciais. Abraços
    Gustavo Terra em 20/05/19 às 13:11
  • Bom dia! Cada vez que leio um depoimento de aprovado, minha motivação diminui um pouco mais.Percebe-se que cada vez mais os concursos públicos estão acessíveis à elite, principalmente os concursos q oferecem melhores remunerações.As vagas geralmente são preenchidas por pessoas cuja situação financeira permite adquirir os melhores materiais disponíveis no mercado e dedicar-se integralmente aos estudos.Como alguém q trabalha o dia todo sai às 06 h da manhã e chega às 20 h, consegue competir em igualdade com alguém q consegue estudar 9 h líquidas por dia?
    Everton em 20/05/19 às 09:45