Artigo

Microeconomia – A Demanda do Consumidor

Olá estimado(a) aluno(a), tudo bem?

O objetivo deste artigo é apresentar algumas questões relacionadas à demanda do consumidor. Ou seja, compreender de forma esquematizada qual o processo por trás da escolha do consumidor: preferências, maximização da utilidade, o quanto consome e o que consome.

O tema vem sendo cobrado rotineiramente em provas de concursos. E mais, as questões, em certas ocasiões, são apresentadas com “requintes de crueldade”, pois são resolvidas apenas com a utilização de ferramentas do cálculo matemático, como a otimização condicionada (multiplicador de Lagrange). É este caminho que iremos trilhar nestas quase 50 páginas.

Sem mais delongas, podemos iniciar nossos estudos. O download do material pode ser feito aqui: A escolha ótima do consumidor

Espero que goste!

PS: Os que se interessarem podem me acompanhar nas redes sociais e nas minhas páginas pessoais. Semanalmente publico textos, vídeos, questões comentadas de concursos, entre outras novidades. É só clicar no link abaixo.

Facebook

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • David, irei detalhar passo a passo. Obrigado pela sugestão. Abs! Vicente
    Vicente Camillo em 14/02/16 às 10:13
  • Caro, não sei se é viável, mas entendo que a resolução da questão comentada deveria ser mais detalhada. Acredito que muitos colegas (eu estou neste bloco) terão dificuldades de entender como se chegou ao resultado (questão de álgebra).
    david santos em 12/02/16 às 11:37