Artigo

Mato Grosso (História e Geografia do Mato Grosso)

Resolução da prova SEDUC MT (professor) . VALE A PENA PARA OS CANDIDATOS aos cargos técnicos. Vamos lá … O concurso foi de um nível adequado, sem extrapolar limites de dificuldade, porém exigente. Temas clássicos, que vimos no nosso curso como escravidão, a colonização e aspectos gerais da geografia foram cobrados de acordo com nossa abordagem.  A questão de geografia sobre complexos regionais (Pedro Pinchas Geiser) não foi diretamente cobrada no edital, mas é tema relevante e seria possível resolver por exclusão.

História e Geografia do Mato Grosso:

1. (IBFC 2017 – SEDUC-MT – Professor) “[…] que uns sertanistas da mesma comarca [de São Paulo] tinham feito um descobrimento no sertão que dava esperanças de grandezas de ouro e que este era em um sítio muito perto do Paraguai…”

(CANAVARROS, Otávio. O poder metropolitano em Cuiabá (1727-1752). Cuiabá: UFMT, 2004, p. 168).

Tal trecho é encontrado nas cartas trocadas entre o conselho ultramarino e o rei D. João V e se referem aos anos iniciais da atual cidade de Cuiabá. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I. As minas do Coxipó – Mirim, reconhecidas inicialmente por bandeirantes paulistas e os chamados “reinóis”, deu inicio em 1722 ao Arraial Senhor Bom Jesus de Cuiabá, e em 1727 foi nomeada Vila. ERRADO.

08/04/1719 ATA DE FUNDAÇÃO DE CUIABÁ (FORQUILHA – RIO COXIPÓ)

II. É sabido que a constituição populacional do Arraial Senhor Bom Jesus de Cuiabá, e posteriormente, da Vila Real de mesmo nome, se caracterizava pela mescla entre indígenas, africanos escravizados, portugueses, e imigrantes de diversas áreas da colônia, principalmente da capitania de São Paulo. CORRETO.

III. Após a nomeação da Vila Real Senhor Bom Jesus de Cuiabá inúmeras outras Vilas foram fundadas na Capitania de Mato Grosso devido a mineração, caracterizando-se como uma das mais populosas regiões da Colônia.

CORRETO. HOJE A REGIÃO É POUCO POPULOSA, MAS NO CONTEXTO COLONIAL, POR SER UM CENTRO MINERADOR, ERA JUNTO DE VILA RICA UMA DAS REGIÕES MAIS POPULOSAS E URBANAS.

Estão corretas as afirmativas:

a) I apenas

b) II e III apenas

c) I e III apenas

d) II apenas

e) I e II apenas

Resposta: B.

2. (IBFC 2017 – SEDUC-MT – Professor) Leia o relato a seguir: “[…]a gente delle logo se poz em fugida, mas apezar disso foram seguidos e neste dia ficaram prezos além dos três negros, 32 pessoas mais entre homens, mulheres, rapazes e raparigas, dos quaes huns eram Índios, outros *Caborés […]” (“Diário da Diligência que por ordem do Illustrissimo e Excellentissimo João d’Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, Governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso, se fez no ano de 1795) *Caboré: Ave; mestiço de negro com índio, cafuzo.

Sobre a influência indígena e Negra na formação Cultural Mato-Grossense, assinale a alternativa incorreta:

a) Alguns dos aspectos da influência dessas culturas se evidenciam ainda hoje tanto nos aspectos físicos como culturais, por exemplo o Siriri CORRETO.

b) Muito da relação que se estabelece entre negros e indígenas se deu através do processo histórico de constituição das Vilas e Arrais, e posteriormente de cidades, considerando que sem a força desses povos, o que conhecemos atualmente como Mato Grosso não existiria CORRETO.

c) Muitos dos quilombos que se formaram no período colonial em Mato grosso abrigavam tanto escravos fugidos como indígenas, fosse pela possibilidade de melhor viver que o agrupamento em si permitia aos indígenas desterrados, fosse pela captura dos mesmos efetivada pelos quilombolas CORRETO. COMPLEXA. NOS MOSTRA QUE OS QUILOMBOS ERAM MUITO MAIS COMPLICADOS, INCLUSIVE COM PRESENÇA DE ÍNDIOS, MUITAS VEZES CAPTURADOS.

d) Pouco influenciaram a formação mato-grossense, considerando que a grande maioria da ascendência da região é proveniente do migrantes sulistas, que, em sua maioria, são descendentes de europeus. ERRADA. MUITO ERRADA MESMO. A CULTURA E SOCIEDADE DE MATO GROSSO É UMA CULTURA HIBRIDA, MESTIÇA COM FORTE ELEMENTO CULTURAL NEGRO E INDÍGENA.

e) Como primeiros povoadores do Brasil e também do Mato grosso, as inúmeras etnias indígenas que habitavam a região Centro-Oeste brasileira ainda vivem em constante luta pela permanência de suas terras, bem como de sua cultura CORRETO

Resposta: D.

3. (IBFC 2017 – SEDUC-MT – Professor) Sobre as consequências da Guerra do Paraguai (1864- 1870) para o Império do Brasil e a província do Mato Grosso assinale a alternativa incorreta:

a) Alterou as fronteiras físicas e políticas do Mato Grosso de maneira expressiva, abrindo novos mercados para a região, como as casas de comércio, e, de maneira geral, influenciou positivamente os movimentos abolicionistas

CORRETA. APÓS A GUERRA A ECONOMIA DE MATO GROSSO FOI MUITO DINAMIZADA. A GUERRA OFERECIA ALFORRIA AO NEGROS (MAS NÃO AOS SEUS FAMILIARES) E ESTÁ LIGADO AO AVANÇO DO ABOLICIONISMO.

b) A principal consequência a região do Mato Grosso foi a reabertura do rio Paraguai, que permitiu a entrada e saída de mercadorias, fomentando novas atividades econômicas, tanto para o Mato Grosso, como para o Império

c) Após a Guerra da Tríplice Aliança, o Império brasileiro pode ter acesso ao oceano Pacífico o que possibilitou novas frentes de comércio e desenvolvimento econômico ao Império, como a exportação de peixes e ervas para os Estados Unidos e Ásia. ERRADO. A GUERRA OCORREU PELA DISPUTA PELA NAVEGAÇÃO NO RIO DA PRATA.

d) Após o fim do conflito e a derrota do Paraguai, a navegação pelo Rio da Plata permitiu a melhor integração entre o a província do Mato Grosso e a Capital do Império, Rio de Janeiro, diminuindo a distância entre os dois centros CORRETO.

e) A demografia da Província se alterou em consequência dos imigrantes que ali se instalaram, alguns vindos do Paraguai, outros, que após lutarem na Guerra, se fixaram na região CORRETO.

Resposta: C.

4. (IBFC 2017 – SEDUC-MT – Professor) Observe o mapa e assinale a alternativa correta:

Mapa de divisão Geoeconômica.

Legenda:

1-Amazônica PREDOMÍNIO DO EXTRATIVISMO E FLORESTAS.

2-Centro-Sul PREDOMÍNIO POPULACIONAL E URBANO INDUSTRIAL

3- Nordeste SECA, CAATINGA, POBREZA PREDOMÍNIO DO PLANTATION

a) O Mapa apresenta as divisões dos biomas brasileiros, nesse caso o Mato Grosso apresenta dois diferentes ecossistemas

b) O Mapa apresenta uma divisão pouco estudada e discutida na área da Geografa, no caso a divisão econômica dos Estados É UM DOS TEMAS MAIS ESTUDADOS EM GEO.

c) As divisões apresentadas no mapa propõem uma substituição das fronteiras estabelecidas e reconhecidas pelo IBGE, caracterizando uma nova vertente dos debates geográficos atuais, assim, o Mato grosso sofreria mais uma divisão em seu território REORGANIZA O TERRITÓRIO EM COMPLEXOS REGIONAIS, MAS NÃO PROPOE A REDEFINIÇÃO DAS FRONTEIRAS DOS ESTADOS OU REGIÕES. TEM PRINCIPALMENTE FUNÇÃO ANALÍTICA.

d) Caracterizando as variedades  climáticas do território brasileiro este mapa destaca a seca predominante na região nordeste

e) Proposto pelo geógrafo Pedro P. Geiger , o mapa divide o território brasileiro por regiões geoeconômicas e considera o processo histórico de formação do território e as atividades econômicas principais de cada região

PERCEBA QUE AS FRONTEIRAS ESTADUAIS NÃO CORRESPONDEM AOS LIMITES PROPOSTOS POR GEISER. O MATO GROSSO AO NORTE PERTENCE AO COMPLEXO AMAZÔNICO E O SUL DO COMPLEXO CENTRO SUL.

Resposta: E.

5. (IBFC 2017 – SEDUC-MT – Professor) “O curto primeiro subperíodo, de 1964 a 1967 é marcado por uma política de certa maneira ambígua, já que muitos municípios foram extintos, mas muitos outros foram criados. O estado do Amazonas criou 212 municípios em 1963, mas em 1964 viu extintos 252 […]” (Cataia, Márcio Antonio.)

Durante a ditadura do regime militar no Brasil novas políticas e programas sociais foram implementados, visando o desenvolvimento e integração da nação. A respeito destas afirmações assinale a alternativa correta:

a) Alguns desses projetos como o Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) e I Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND), tinham como objetivo o controle da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e outros como o Projeto Brasil – Potência (PBP), foi responsável pela implementação de infraestruturas em regiões como Mato Grosso, visando o recebimento de Capital privado

b) As intenções principais dessas políticas eram transformar o Brasil em uma economia independente, uma das alternativas para isso foi se desvincular das normas estabelecidas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI)

O BRASIL FREQUENTEMENTE ADQUIRE EMPRÉSTIMOS DO FMI.

c) Como parte dos programas de desenvolvimento muitas cidades no Mato Grosso foram fundadas e vários contingentes vieram ocupá-las, devido a boa infraestrutura realizada para abrigar essa nova população, atualmente a economia agrária mato-grossense é voltada para o pequeno produtor  PREDOMINA O AGRONEGÓCIO DO PLANTATION E A INFRAESTRUTURA É DEFICIENTE.

d) Tais programas econômicos deram destaque à presença indígena nas regiões a serem impulsionadas, respeitando seu direito a terra. Atualmente, a situação dos indígenas no Brasil foi resolvida pacificamente  OS CONFLITOS INDÍGENAS COM GRILEIROS E MINERADORES É FREQUENTE E VIOLENTO.

e) A divisão do Mato Grosso Uno, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, se desenrolou após o Regime Militar no Brasil, caracterizando uma realização das elites de Campo Grande FOI DURANTE A DITADURA, NO GOVERNO GEISEL EM 77

Resposta: A.

PESSOAL, GRANDE ABRAÇO, BONS ESTUDOS E FOCO NO SUCESSO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • excelente
    vania prado em 28/11/19 às 09:16