Artigo

Como manter o ritmo de estudos para o concurso da PCDF neste Carnaval

As provas ocorrerão em menos de um mês. Veja como resistir as tentações das festas e manter o ritmo de estudos para o concurso da PCDF neste Carnaval.

Olá, aluno(a)! Tudo bem?

Chegou a época do ano mais amada pelos brasileiros: o Carnaval. Mas quem está estudando para a PCDF – Polícia Civil do Distrito Federal –  deve continuar focado nos estudos e aproveitar o feriado para, até mesmo, intensificá-los.

Isso porque, as provas do concurso da PCDF para o cargo de Escrivão ocorrerão no dia 15 de março, ou seja, daqui a menos de um mês. Além disso, o edital para o cargo de Agente deve sair a qualquer momento.

Sobre o concurso da PCDF

Mantenha o ritmo de estudos para a PCDF neste Carnaval

O concurso da PCDF – Polícia Civil do Distrito Federal – teve seu edital publicado no final do ano passado e ofertou 300 vagas para o cargo de Escrivão. A organização do certame é do Cebraspe (antiga CESPE).

Como dito, as provas serão realizadas no dia 15 de março de 2020, ou seja, falta menos de 1 mês!

Ou seja, agora é a hora da reta final, é o momento de ajustar os pontos em que ainda há certa dificuldade. Assim, não há tempo a perder e qualquer minuto a mais de estudo pode ser definidor para a sua aprovação.

E mais, já está autorizado o próximo concurso da PCDF, para o cargo de Agente. Segundo o diretor geral da PCDF, delegado Robson Cândido, a banca organizadora deve ser definida até maio.

O concurso para Agente será ainda maior, pois tem previsão de oferta de cerca de 1.800 vagas, sendo 600 imediatas e 1.200 para formação de cadastro de reserva. Isto é, mais uma excelente oportunidade para quem já está estudando para Escrivão.

Lembrando que as disciplinas cobradas em ambos os certames são semelhantes, de modo que é plenamente possível que o aluno aproveite o que estudou para o primeiro concurso e realize o segundo também.

Para mais informações sobre o concurso, leia o artigo sobre o Concurso da PCDF, publicado na última semana.

Então, não há tempo a perder. Por isso, preparamos este artigo para você, futuro Policial Civil do Distrito Federal!

Como manter os estudos para a PCDF neste Carnaval

Ok, todos sabemos que o Brasil é o país do Carnaval e que esse é um feriado muito aguardado.

Para o aluno que está no pré-edital, não há problema em dedicar parte do feriadão aos estudos e parte às diversões.

Claro que todos merecem uns momentos de descanso e os feriados são ótimos para isso, já que possibilitam manter, ao menos um pouco, o ritmo dos estudos, mas também conferem algum relaxamento ao concurseiro.

Ocorre que, no pós-edital, tudo é diferente, já que qualquer minuto deve ser bem aproveitado para os estudos.

Ou seja, a dedicação tem que aumentar muito, de modo que o aluno deve pensar em absorver a maior quantidade de conteúdo no pouco tempo que há entre a publicação do edital e o dia da prova.

No caso do concurso da PCDF, entre a publicação do edital e a data da prova há o interstício de apenas três meses. Então, o aluno está há cerca de dois meses dando o seu melhor para essa prova, devendo manter tal dedicação nesse feriado.

Para quem consegue uma folga no feriadão, a dica é aumentar consideravelmente a carga horária de estudos, fazendo, assim, um “intensivo” de leituras, revisões, exercícios etc.

Mas como manter a concentração nos estudos para a PCDF neste Carnaval, ainda mais quando todas as demais pessoas estão aproveitando o feriado?

Lembre-se: você não é qualquer pessoa

Este ensinamento deve estar sempre presente na mente de todo concurseiro: você não é qualquer pessoa. Num primeiro momento, isso pode irritá-lo profundamente, mas pensar nisso é que garantirá a força necessária para se manter firme nos estudos e, consequentemente, a aprovação.

Quando se decide estudar para concursos públicos, deve-se ter em mente que é uma longa jornada, cheia de coisas boas (aprendizados, superação, sensação de poder fazer qualquer coisa…), mas também com alguns pontos não tão satisfatórios assim quando estamos vivenciando (escolhas, abdicação, superação novamente…).

Perceba que algo pode ser boa e não tão boa ao mesmo tempo, como a superação por exemplo.

No momento em que a pessoa vivencia uma situação a qual exige a sua superação, a sensação é ruim até alcançá-la. Após, surge um sentimento de poder, que invade o seu corpo e a sua mente, fazendo-a sentir-se mais forte do que dantes.

Mantenha o ritmo de estudos para a PCDF neste Carnaval
Mantenha o ritmo de estudos para a PCDF neste Carnaval

Pode-se usar como exemplo a situação real do aluno que vai estudar para o concurso da PCDF neste Carnaval.

Tomar a decisão de estudar e dizer vários “nãos” a amigos e familiares, pode ser extremamente difícil e dolorido. Isso perdurará enquanto estiver estudando – sábado, domingo, segunda e terça. Ao chegar na quarta-feira, o que estará presente será aquela sensação de bem-estar por ter resistido aos convites e estudado o planejado.

Portanto, a dica é: lembre-se de qual foi a sua escolha e por qual razão você fez essa escolha. A partir daí, tenha em mente que os outros não fizeram tal opção, motivo pelo qual não precisam adotar a mesma postura que você.

E mais, inspire-se em pessoas com objetivos semelhantes ou as quais já conquistaram o que você deseja. Observe como essas pessoas agem ou agiram e tire a sua própria conclusão.

Estudar para a PCDF neste Carnaval: encare o feriado como uma oportunidade

Ao invés de ficar triste e se lamentando por não estar na mesma situação que os seus amigos, encare o feriado de Carnaval como uma oportunidade de intensificar os seus estudos.

Normalmente, quem está estudando com afinco para determinado concurso, acaba até tirando férias para estudar quando a data de prova se aproxima.

O feriado de Carnaval possui cinco dias para alguns, então, aja com responsabilidade e aproveite esses dias para estudar ainda mais para a sua prova.

Tomando como exemplo um aluno que trabalha, o qual, normalmente, possui cerca de 3 horas líquidas diárias para estudar, poderá estudar, nos cinco dias, o correspondente a treze dias (supondo uma média de 8 horas líquidas diárias, o que é plenamente possível).

Essas horas extras de estudo podem salvar algumas questões na sua prova!

É ou não é uma oportunidade?

Conheça os seus limites

Entretanto, importante, também, cada um conhecer os seus próprios limites.

Caso o concurseiro esteja num ritmo extremamente pesado de estudos, além de estar num ritmo acelerado no trabalho também, neste caso, considere manter a sua média de estudos e aproveitar o tempo extra para descansar um pouco.

Antes que alguém pense isso, vou responder: não há contradição entre este tópico e o anterior.

No primeiro exemplo, em que sugerimos aumentar consideravelmente a carga horária de estudos, o aluno está num ritmo pesado de pós-edital, mas tem condições de fazer melhor ainda quando possui mais tempo livre.

No exemplo deste tópico, a pessoa está extremamente cansada, podendo estar, até mesmo, desanimada. Daí é importante conhecer os seus limites e adotar uma meta factível.

Isso porque de nada adianta essa pessoa, que já está no seu limite físico e psicológico, aumentar o seu tempo de estudos e o fazer sem qualidade.

Então, neste caso, melhor que ela recupere as suas energias para conseguir manter-se estudando no mesmo ritmo até o dia da prova.

Mas, importante, os estudos devem estar presentes em quaisquer das programações. Ou seja, mesmo o aluno que vai incluir uns momentos de descanso, também estudará para a PCDF neste Carnaval. A única diferença é que, nesta opção, o tempo dedicado aos estudos não será tão aumentado quanto na anterior.

Pratique atividades físicas

Ora, já que o seu tempo livre estará maior neste Carnaval, aproveite não somente para intensificar os seus estudos, mas também para praticar alguma atividade física.

Não é saudável permanecer horas seguidas trancado em um quarto estudando, isso já é de conhecimento de todos. Mas a questão é que, quando o aluno está imerso nos livros, é normal não ter ânimo para fazer nada mais. O desejo é terminar o quanto antes.

Também pode bater aquela sensação de que não vai dar tempo de estudar tudo o que está na programação.

Entretanto, sair um pouco, caminhar ou correr ao ar livre, nadar um pouco na praia, contemplar a natureza, enfim, fazer uma atividade física leve, pode ser ainda melhor para a sua concentração.

Isso quer dizer que você vai sim perder uns minutos de estudo, mas pode ser compensado com o aumento da sua capacidade de se concentrar logo após a prática da atividade.

Faça um teste e observe como o seu corpo e a sua mente reagem.

Como lidar com a pressão

Todos temos família, amigos, companheiro(a), filhos e sabemos como é difícil lidar com a pressão de ter que dar atenção a todos.

Surgiu um feriado e todos já querem logo programar uma viagem, um passeio, um churrasco, um dia na praia etc.

Ocorre que você já tomou a decisão de ser aprovado no concurso da PCDF. Então, sabe que é necessário dedicar todo o seu tempo ao estudo do edital, principalmente agora, que falta apenas um mês para a prova.

Lidar com essa pressão não é fácil, mas o concurseiro tem que aprender a driblar esse tipo de “adversário” antes que ele cresça e acabe interferindo no seu desempenho.

Para isso, convoque a sua família mais próxima e explique a situação, explique como é estudar para concursos públicos e mostre a eles exemplos de outras pessoas que também estejam passando por isso (pode ser seus amigos de redes sociais).

Deixe claro que é necessário manter o ritmo de estudos, inclusive neste Carnaval, para que você alcance o seu objetivo.

Lembre-os de que o seu objetivo beneficiará a todos e que a sua dedicação de hoje refletirá num futuro melhor eles.

Por fim, reserve alguns momentos para estar com eles. Nesses espaços de tempo, esteja 100% presente. Mais importante do que a quantidade, é a qualidade do tempo dedicado aos entes queridos.

Lembre-se, sempre, que é necessário fazer diferente se você quer ser diferente da maioria das pessoas que não passa em concursos públicos.

Que seu feriado de Carnaval seja muito produtivo e que você figure na lista dos aprovados no concurso da PCDF!

Deixe o seu comentário com suas dúvidas, sugestões ou elogios. E já nos conte se você vai estudar para a PCDF neste Carnaval! ;-)

Quer estudar para Concurso PCDF?

Gostou desta oportunidade e deseja intensificar a sua preparação? Então, confira os nossos cursos para o concurso PCDF:

CURSO PARA O CONCURSO DA PCDF

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Acompanhe as atualizações do certame.

Bônus e Conteúdos Gratuitos para o Concurso da PCDF:

Vade Mecum PCDF

A equipe do Estratégia Concursos elaborou um Vade Mecum para a PCDF, que você poderá baixar no link: Vade Mecum PCDF: baixe grátis toda Legislação prevista no edital.

Ebook PCDF: Análise Estatística

O Prof. Túlio Lages, coordenador dos cursos do “Passo Estratégico” elaborou uma análise estatística dos temas mais cobrados em prova pelo Cebraspe e que, portanto, têm mais chance de serem cobrados na prova da PCDF.

Baixe gratuitamente no link abaixo: Ebook PCDF gratuito com estatísticas de cobrança dos assuntos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.