Notícia

MPF avalia se provas do concurso PRF devem ocorrer em todas as capitais

MPF recebe pedidos ampliação de número de cidades com prova da PRF

Após inúmeras solicitações, o Ministério Público Federal foi provocado a apreciar uma notícia de fato sobre o concurso da Polícia Rodoviária Federal. Isso porque o edital impõe que os candidatos prestem as primeiras etapas do concurso nos estados onde escolherem como lotação. A manifestação dos candidatos é contrária à regra.

O argumento que tem provocado o MPF a apreciar o caso, segundo a ementa do procedimento, é que a limitação dos locais de prova às capitais com vagas o princípio constitucional da isonomia, uma vez que restringe o acesso e a participação no concurso, e que nem todos terão condições para arcar com custos extras, como deslocamento, hospedagem e alimentação.

Mas não é o que diz o item 7.4.1 do edital PRF 2018, o qual indica que:

Antes de efetuar a solicitação de inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. No sistema de inscrição, o candidato deverá optar por uma cidade de realização das provas, que será obrigatoriamente vinculada à UF de vaga para a qual deseja concorrer.

O procedimento ainda está em seu estágio inicial: a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, que recebeu a notícia de fato, ainda deve deliberar pelo seu arquivamento ou pela instauração de um inquérito civil. O MPF tem prazo de 30 dias, prorrogável por até 90 dias, para dar seu parecer sobre o caso.

Desde 2016, o entendimento já consolidado do MPF é que todos os concursos em Nível Federal devem ter aplicação de provas em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

INFORMAÇÕES – EDITAL PRF

PROMOÇÃO – CURSOS PRF

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu optei por fzr minha prova no Pará ah meu Deus tomara que seja em Belém! ?
    Marizete em 30/01/19 às 07:49
  • Essa prova será a mais já aplicada pelas localidades deficitárias e necessárias para que as pessoas passem
    joao em 08/01/19 às 07:49
  • O Estado não tem responsabilidade com aqueles que não conseguem arcar com os custos. Se vc não tem dinheiro menos um. Quando a gente realmente quer ou realmente acha capaz de passar na prova a gente arruma.
    lica em 08/01/19 às 07:47
  • "No entanto, o MPF manteve a realização das provas aos locais de origem das vagas e a Procuradoria da República no município de Juiz de Fora (MG), arquivou o processo. O documento foi assinado pelo Procurador da República, Marcelo Borges de Mattos Medina, que decidiu arquivar o processo afirmando que as supostas irregularidades apontadas não ferem a isonomia do concurso." Não fere a isonomia, então quer dizer que todos têm condições de arcar com as despesas de passagem aérea, hotel, alimentação... em que país ou planeta esses caras vivem,... pra não ofender, paro por aqui...
    Eduardo C em 25/12/18 às 21:53
  • Cadê a isonomia? Temos o direito de que as provas sejam aplicadas nas capitais. Todo esse tempo e não tiveram a capacidade de prever isso, pelo jeito além de isonomia falta competência...
    Eduardo C em 25/12/18 às 21:47
  • Acho um absurdo não poder escolher Florianopolis - SC como local da prova, falta de consideração as normas !!!!!
    Tiago E. em 17/12/18 às 20:18
  • Nao prestarei foram seletivos no Edital. Boa Sorte p quem vai... Focarei nos Fiscos e PF
    Henrique em 13/12/18 às 08:10
  • quando sai a decisão definitiva disso? ainda não fiz minha incrição com a esperança de que ocorra em todas as capitais pq moro em SC e aqui não terá prova
    Carla Dagostin em 13/12/18 às 08:08
  • O PROBLEMA NÃO É FALTA DE ESTUDOS (estudo todos os dias, o dia todo e não vou parar só porque não tem provas no Estado onde moro, ainda que eu não posso participar deste concurso), mas não tenho emprego para custear as despesas e meus pais também não podem me ajudar. Não tem comparação o gasto com provas no mesmo Estado em que a gente mora (ainda que seja em outra cidade) com o gasto com provas em outro Estado (faça as contas para as 4 etapas no Estado mais próximo do seu). Mas como o meu problema NÃO É FALTA DE ESTUDOS, me manterei firme sim, até que a PRF abra vagas no meu Estado, ai sim poderei participar.
    Maria em 10/12/18 às 12:24
  • Caro Rodrigo, acho que vc nao leu direito a matéria, Há um parecer do MPF indicando que em todos os concursos de ambito FEDERAAAAAAL deve haver a realização das provas em TODAS as capitais. A exemplo do que ocorreu nos concursos de ABIN, AGU, MPU, STM e POLICIA FEDERAL, PRF nao poderia ser diferente.
    Flavio Mello em 10/12/18 às 11:38
  • CONFORME ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE PRINCÍPIO DA ISONOMIA.... Então os Concursos Estaduais tendo com exemplo POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO deveria ser anulado pois a prova e demais etapas deveriam serem realizadas nas mais de 600 cidades do estado? as fases seguintes que são todas na capital deveriam serem espalhadas em todas as cidades? PESSOAL VAMOS ESTUDAR E PARAR DE ARRUMAR DESCULPAS, FAÇA O SEU MELHOR E GARANTA A VAGA ONDE QUER QUE SEJA..... A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUÉM FECHA !
    RODRIGO DIAS em 09/12/18 às 20:00
  • partiu Rondônia!!! rumo À GLORIOSA!!!
    RENNER em 07/12/18 às 23:10
  • Fiz a inscrição para o estado do Maranhão e já comprei as passagens aéreas para São Luís. Mesmo assim concordo com a realização das provas em todos os estados, pois acredito não haver alterações nas notas de corte. Havendo essa mudança há grandes possibilidades de adiantamento da prova também. Sendo assim, eu faria no meu estado e aproveitaria para curtir essa viagem com a minha esposa.
    Richelli em 07/12/18 às 01:45
  • Também sou do interior e sempre me desloco ate a capital do meu Estado para realizar cada prova que pretendo fazer, mas não ha dúvidas de que nem todo mundo pode se deslocar para outro Estado para realizar 4 etapas eliminatórias né gente?! Sejamos empáticos! Não é justo com quem estuda há meses, ou as vezes, há anos, não poder participar do concurso por falta de recursos financeiros (de forma alguma isso é "mi mi mi", é a realidade de muitos, inclusive a minha, que é "desconhecida" pelos que não passam por esse tipo de "problema"). Espero muito que o MPF olhe este lado e assim possa assegurar a todos, o direito de participar do certame.
    Maria em 06/12/18 às 16:43
  • Certíssimo o MPF! Não já tinha sido recomendado a ampliação das provas para todos os Estados? Que palhaçada da Cespe essa agora!!
    Claudia em 06/12/18 às 07:39
  • Isonomia nada, sou de interior, toda vez que tenho que fazer prova viajo para a capital, o que mudou agora é que vou ter que caminhar um pouco mais longe para realizar a prova. PAREM DE MIMIMI E VÃO ESTUDAR
    Mauricio em 05/12/18 às 17:53
  • O fato de a concorrência ser regionalizada é infinitamente mais prejudicial à isonomia do que o local de realização da prova. A culpa dessa falha não é do CESPE. Quando o MPF, em 2016 orientou, SÓ ORIENTOU E NÃO DETERMINOU, que a CESPE realizasse os próximos concurso federais com locais de prova em todas as Capitais, a CESPE respondeu que repassaria isso aos órgãos contratantes, uma vez que essa logística é definida pelo órgão. Lembrando que o concurso do IBGE 2015, não realizado pelo CESPE, foi nos mesmos moldes e o certame seguiu normalmente, e ainda, a orientação do MPF em 2016, é decorrente de um concurso realizado em 2012, ou seja, demorou um pouquinho né! Não entendo qual a dificuldade de o edital já ter sido aberto com provas em todas as Capitais e deixar para o aprovado escolher depois o local de lotação de acordo com a classificação final. Ao meu ver é tão lógico! Mas e agora, que várias pessoas já compraram passagens e reservaram hotel, fica difícil saber o que é mais razoável.
    Futuro PRF em 05/12/18 às 17:13
  • Fere a isonomia com toda certeza. Se tem gente com medo de aumentar o número de candidatos caso possa fazer a prova em todas as capitais, que estude mais. Todos têm direito de prestar o concurso, até os mais pobres que nesse caso estão sendo desfavorecidos por não terem condições de se deslocarem para prestar o concurso. Querem ser PRF, comecem aprendendo a ter empatia com as pessoas e não pensar só na própria individualidade.
    Valentim em 05/12/18 às 15:29
  • E quem já comprou passagem (praticamente financiada por sinal), e reservou hospedagem?? O princípio da isonomia vai me ressarcir?
    Luiz em 05/12/18 às 15:03
  • Sou capixaba e moro no Espírito Santo. Além de não terem vagas disponíveis, não poderia prestar o concurso em meu Estado. Pelo simples fato de um outro candidato viver em outro Ente da Federação levaria vantagem no concurso.
    Branno em 05/12/18 às 12:34
  • Se não tem vaga no seu estado, então vai fazer no estado que tem. Simples assim!
    walter em 05/12/18 às 07:07
  • Isso se resolveria basicamente com modificações no sistema de informação do Cebraspe. É perfeitamente possível realizar todas as etapas na capital do seu estado.
    Aleciano Ferreira Lobo Júnior em 04/12/18 às 22:17
  • Pelo amor de Deus, é claro que isso é um absurdo gente, como tem gente que diz que isso é ótimo? É claro que fere o principio da isonomia, TODOS, eu disse TODOS os concursos federais desde 2017 tiveram locais de prova em TODAS as capitais: AGU, ABIN, STM, POLICIA FEDERAL, MPU, porque fazer diferente com a PRF? Tira a oportunidade de varios candidatos, principalmente do nordeste, que vem estudando há muito tempo, de fazer a prova. Eu vem alguém para falar: Haaa, mas eles se eles abrirem vão fazer com que as pessoas já assumam as localidades pretendendo sair. Por favor né? E a Policia Federal?
    Flavio Mello em 04/12/18 às 19:29
  • Acho que feriu a isonomia. É muita tolice pensar q vai passar quem é do lugar. Vai passar quem pôde comprar os melhores cursos e q teve condição de arcar com os custos da viajem. Quanto às transferências vc se esquecem q não é assim, pediu é transferido. Exceto algumas exceções, vale a vontade da Administração, sao remoções a pedido a critério da administração.
    RANULFO PATURY CORREIA em 04/12/18 às 19:19
  • O problema é quando sairá o parecer do MPF .
    Wilson em 04/12/18 às 18:17
  • QUE POVO BURRO. SE FIZER DE FORMA NACIONAL TERÁ COM CERTEZA MAIS DE 300000 INSCRITOS DEVIDO A ATUAL SITUAÇÃO DE DESEMPREGO. REGIONALIZADO É MUITO MELHOR MAIS CHAMCE DE PASSAR. QUE POVO BURRO E POBRE ISSO SIM.
    lu em 04/12/18 às 16:02
  • O problema não ter que fazer a prova na localidade de lotação, e sim fazer regionalizado, até por que se for pra ser regionalizado esta sendo feito da maneira correta evitando q pessoas passem pra lugares q n querem ir e acabem não ficando lotados no cargo ou desistindo na metade, o certo é cada um fazer na lotação q quer passar ou mora ou mais próxima. Agora o certo mesmo para garantir a isonomia seria um concurso nacional e não regional, pois terá estados com notas de corte bem menores q outros, oq acaba desmotivando a galera.
    joão em 04/12/18 às 15:20
  • Por que só estão fazendo questão da primeira fase, sendo que as outras 3 fases vão exigir o deslocamento para a UF escolhida? Pra primeira fase fulano não tem emprego, não tem quem ajude, não tem como ir. Mas se passar né? Pra ganhar 10 mil por mês...no instante aparece dinheiro pra fazer as outras etapas.
    Acebighole em 04/12/18 às 14:49
  • Na disputa por uma determinada vaga em uma região , vale tudo! Única vantagem dessa regionalização será a baixa concorrência...A ideia é dar preferência para as pessoas dessas regiões,com pequeno risco de remoção. Só lugar ruim , sem sinal de celular e internet... sofrência...
    Xande Cmdos em 04/12/18 às 14:37
  • no meu estado não terá prova nem vagas, o estado mais próximo Bahia com 13 vagas, acho injusto com milhares de pessoas que estuda e esperam por esta oportunidade e ver a oportunidade cerceada pela distancia e poder econômico.
    andre em 04/12/18 às 13:36
  • Se o concurso não fosse regionalizado não estaríamos passando por tudo isso e ainda teríamos um critério, ao meu ver, mais justo na seleção dos candidatos.
    Bia em 04/12/18 às 12:12
  • Se deixar o edital da forma como está fere a isonomia entre os candidatos, porém com um edital permitindo a realização das etapas do certame em todas as capitais pode ser prejudicial ao órgão, que aparentemente buscou com o edital que mais pessoas do local fossem aprovadas, numa tentativa de fixar por maior tempo o servidor na região.
    Rafael em 04/12/18 às 12:02
  • Muito complicado mesmo, eu fiquei desesperado quando vi essa informação de que teria que ir até o local fazer a prova. Entrei em contato com o CESPE, fiz SAC e todas as respostas foram de que seria feita na capital da UF escolhida, sou de Florianópolis outros concursos como ABIN, PF, MPU e AGU fiz aqui na minha cidade (capital de SC). Como a inscrição do concurso abriu ontem e não havia nenhuma posição sobre o assunto, acabei já fazendo a inscrição e consegui trocar a passagem por pontos, mas me sinto profundamente lesado e prejudicado com toda essa insegurança, tenho medo do MPF prorrogar prova e eu perder minha passagem, caso alterem para aplicação em todas as capitais perderei minha passagem mas ainda assim farei a prova. O mais importante é que seja definido logo para termos uma preocupação a menos.
    RODRIGO CAMPOS FIDELIS em 04/12/18 às 11:37
  • É ISSO AI! MPF PARA CIMA DA IGUALDADE SER CONSUBSTANCIADA! PROVA EM TODAS AS CAPITAIS! JUSTO!!
    ALISON em 04/12/18 às 11:07
  • Eu espero que tenha prova em todas as capitais. Ansiosa por um desfecho justo dessa situação.
    Steffany Garcia em 04/12/18 às 10:42
  • O edital dessa forma está ótimo. A galera passa já pensando na transferência é os postos de lá ficam prejudicados. Dessa forma, provavelmente as vagas serão preenchidas por pessoas que querem ficar la. Pessoas da região. Acho que para a instituição será ótimo.
    Neves em 04/12/18 às 10:30
  • Parabéns ao MPF , a custo ficaria muito alto mesmo e muitos deixariam de fazer a prova.
    Cinara em 04/12/18 às 10:19
  • Bom dia, Acredito que um dos grandes agravantes para hoje faze a prova do concurso da PRF é o local da prova, porque a mesma será aplicada no local de escolha do candidato, sendo que isso fará com que muitos candidatos que estão se preparando não tenham recursos financeiros para se locomover de um estado para outro, ocasionando com isso a frustração de não consegui fazer a prova, agora se houver uma reestruturação de poder fazer a prova no seu estado disputando a vaga de outra estado conforme edital, provavelmente a quantidade de inscrito será muito maior, porque hoje para se locomover de um estado para outro, na atual situação da economica, irá fazer com que muitos candidatos que tem a vontade não possam ir devido aos altos custos que isso irá proporcionar, então se os responsaveis puderem rever essa questão, com certeza será bom para quem irá fazer a prova no seu estado mesmo disputado a vaga de outro estado e bom para a instituição que irá aderir a mais inscrições.
    Cezar Dantas Leite em 04/12/18 às 10:13
  • a questão é: será que irá ter alteração ou não, pois o prazo do parecer final é incompatível com da inscrição do concurso
    luciano espindula em 04/12/18 às 10:02
  • Para mim do jeito que está é bom pq, queira ou não, limita mais a concorrência. Porém, é claro que essa restrição prejudica a isonomia entre os candidatos e tem que ser vista.
    Carlos Augusto Pessoa Ferreira em 04/12/18 às 10:01
  • O problema todo é que, com essa indefinição, não podemos comprar passagem. Aí, quando deixamos pra frente, as passagens aéreas só aumentam.
    DOUGLAS em 04/12/18 às 09:47
  • Uma vergonha um concurso nacional assim, pois sou do interior do ACRE e quero voltar ao meu estado de origem!
    aline em 04/12/18 às 07:36