Artigo

Por que você não pode negligenciar a leitura da LEI SECA?

Alô, amigo concurseiro! Tudo bem?

Neste artigo, tentarei brevemente deixar claro que você não pode negligenciar a leitura das leis e normas que estarão em seu concurso da forma “Seca”.

Quando dizemos ler a “lei seca” significa que é a leitura da norma em si. Como ler a Constituição Federal, Código Eleitoral ou Código Tributário, por exemplo.

É claro, meu amigo, que essa leitura é realmente muito chata! Mas é essencial para o seu preparo. Essas leituras podem até não estar na sua meta diária de estudo, mas é importante que você pratique essas leituras.

 

E aqui vão alguns motivos:

– Muitas provas cobram a literalidade das normas: Você que já está acostumado a fazer provas já deve estar até cansado de ver a literalidade nas questões, mesmo que as vezes as questões tentem “disfarçar” essa literalidade. Você, que ainda está começando os estudos, veja as provas da sua área. Seja da área de Tribunais, Fiscal, Policial, tenho certeza que você vai encontrar literalidade nas questões.

 

– Familiarização com termos e com uma leitura mais densa: Lendo a lei seca você consegue se acostumar com os termos exigidos em determinadas leis. Existem termos em Tributário, outros em leis mais específicas que você precisa entender. Assim como é importante você se sentir preparado para ler algo que não é confortável. Afinal, a prova está cheia de questões desconfortáveis.

 

– Ótima opção para revisar: Sim, meu amigo! Quando você já estudou os PDF’s de determinada matéria (que no geral são de leitura fácil e ótimo entendimento), você pode ler a lei seca e ir relembrando a aula. Quando você estuda normas constitucionais e lê a Constituição Federal, você consegue entender mais e ter mais uma revisão daquilo que foi estudado.

 

Esses foram só alguns dos motivos para que você não abandone a leitura da letra da lei. É claro que o estudo por livros, vídeos e PDF’s são primordiais. É por eles que há o entendimento da matéria. Mas não é por isso você pode abandonar algo tão valioso quanto ler a lei.

Essa leitura pode não se encontrar na sua meta de estudos. E não tem problema isso acontecer. Você pode estar avançando na matéria e essa leitura não traria resultados. Você pode não ter tempo suficiente no seu dia. Mas quando tiver tempo e conseguir dar uma gás, por que não tentar?

No vídeo abaixo tem algumas dicas, inclusive essa que eu acabei de dizer. Acho que pode ser de grande valia nessa caminhada! Quem me acompanha nos vídeos são os coaches Luis Eduardo e Rafael Rocha. Espero que gostem!

 

Grande abraço e bons estudos!

facebook.com/coachrenatomaia

www.instagram.com/coachrenatomaia

Leis em Audio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.