Recursos ISS Uberlândia: Português
Concursos Públicos

Recursos ISS Uberlândia: Português

Recursos ISS Uberlândia: questão 14 de Português

Olá, pessoal. Boa tarde! Tudo tranquilo?

Recebi muitas mensagens e pedidos para analisar a prova de Auditor do ISS Uberlândia. A prova foi bem complexa, com muitos textos, compatível com o cargo. Vislumbro possibilidade de um recurso na questão 14. Já veremos abaixo.

Felipe, e a questão 10?

Pois é, a questão 10 foi muito avançada, mas não vejo possibilidade REALISTA de recurso ali. Pelo tamanho e complexidade da prova, resolvi comentá-la na íntegra amanhã, às 08.30h, no canal do estratégia. Não percam, vocês entenderão o gabarito dessa e das demais questões.

Por hora, vamos ao recurso da questão 14.

Recursos ISS Uberlândia: questão 14 de Português

O gabarito oficial declarou a primeira alternativa como correta. Seguindo uma “regra geral”. Evidentemente, num concurso desse nível, devemos também cogitar as exceções. Nem sempre as locuções adverbiais femininas trarão crase. Vejam, só a título de exemplo, o que diz o consagrado gramático Domingos Paschoal Cegalla:

(Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, página 283, Companhia Editora Nacional)

O próprio gramático diz haver esse uso facultativo nas locuções adverbiais femininas de instrumento e ainda indica que os demais gramáticos não são unânimes neste ponto. Então, não pode a banca chegar e afirmar categoricamente que sempre há crase, pois estaria suplantando a autoridade dos gramáticos em questão.

Portanto, peçam anulação ou mudança de gabarito, conforme a conveniência de cada um. A argumentação está bem clara acima. O prazo recursal termina amanhã.

Recursos ISS Uberlândia: Atualidades

Em relação a mais possibilidades de Recursos ISS Uberlândia, não tenho mais sugestões.

As demais questões comentaremos amanhã em nossa aula ao vivo.

Boa sorte a todos. Até mais, pessoal.

Felipe Luccas

Felipe Luccas

Auditor-Fiscal da Receita Federal, aprovado em 22º Lugar. Professor de Língua Portuguesa. Membro da equipe de Coaching do Estratégia Concursos. Formado em Letras-Inglês pela UFRJ, pós-graduado em direito tributário. Servidor do Poder Judiciário Federal por 6 anos.  Aprovado nos concursos de Técnico do TRT RJ, TRF 2ª Região, TRF 5º Região, TJ RJ, entre outros.  

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados