Artigo

Receita Federal: 5 dicas para acertar questões de interpretação de texto

Saiba como encarar as questões de interpretação de texto em preparação para a Receita Federal

O processo que visa a abertura do concurso da Receita Federal teve importantes tramitações e chegou ao seu último estágio. Isso significa que a autorização pode ser divulgada em breve e, por isso, é preciso estar naturalmente bem preparado em uma das matérias que mais oferecem dificuldade aos concurseiros, a disciplina de português, para chegar competitivo neste concurso.

Você sabia que interpretação de texto é um dos assuntos mais cobrados dentro desta disciplina? Apesar disso, concurseiros de todos os níveis têm dificuldades para resolver essas questões ou ainda sofrem para marcar a resposta certa em tempo hábil. Foi pensando nisso que fizemos este artigo abordando 5 dicas preciosas para aumentar seus acertos em questões de interpretação de texto e, mais do que isso, ganhar agilidade na resolução destas questões. Então, vamos lá!

Receita Federal interpretação texto - icone

1ª Dica para acertar questões de interpretação de texto: leia primeiro as alternativas da questão

Este passo vai te permitir ter uma ideia rápida do tema que está sendo tratado no texto. Além disso, você vai ter uma noção geral e ficar mais alerta para os pontos trazidos nas alternativas quando do momento da leitura.

Pular esta etapa é um erro comum ao resolver questões de interpretação de texto, já que você não terá um parâmetro de comparação, tornando a resolução da questão muito mais difícil e demorada. A última coisa que você quer quando for resolver a prova da Receita Federal é não ter tempo de responder todas as questões, concorda?

2ª Dica para acertar questões de interpretação de texto no concurso da Receita Federal: sublinhe as informações no texto

Toda vez que ler algo importante no texto como, por exemplo, algo que remeta ao conteúdo das assertivas ou que consista em uma das ideias principais defendidas pelo autor, destaque ou sublinhe essa informação.

Quanto mais questões de interpretação de texto você fizer, maior será sua intuição quanto ao que é realmente importante. Fazer isso irá te dar um norte na hora de reler as alternativas e, adicionalmente, você já vai ter uma ideia por onde começar a “pescar” as informações certas, sem ficar desorientado ou perdido no texto.

Esta dica simples pode te poupar bastante tempo de prova, diminuindo a quantidade de vezes que você terá que retornar ao texto para comparar as informações.

3ª Dica: Atenção! A banca examinadora vai tentar te induzir ao erro

Esteja preparado, pois a banca examinadora vai tentar te induzir ao erro com afirmações equivocadas. A banca vai dizer, por exemplo, que:

  • O autor discorda (ou concorda) de algo do que foi apresentado, quando na realidade ele foi neutro.
  • Vai pecar por restringir ou extrapolar as afirmativas do texto
  • Vai te confundir sobre as causas de determinado evento trazido no texto.

Algo comum é a banca tirar algo de contexto, se apoiando em uma frase isolada para tirar conclusões diversas daquelas expressas no contexto geral, portanto fique atento.

4ª Dica para acertar questões de interpretação de texto em preparação para a Receita Federal: retorne ao texto e compare

Preocupe-se primeiro em entender em qual sentido o autor quis se manifestar, para somente em seguida comparar com o que foi dito no enunciado. Em seguida, veja se há alguma distorção como as já mencionadas no último item.

Uma dica importante é sempre se manter cético em relação ao que foi dito nas assertivas, ainda que pareça correto em um primeiro momento. Nesta linha, nunca confie plenamente em sua memória, voltando sempre ao texto para conferir se a afirmação procede ou não.

5ª Dica: não extrapole o texto, nem vá impregná-lo com suas opiniões

Perceba que inferir é totalmente diferente de extrapolar, portanto muito cuidado para não ir além do que foi dito no texto e tirar conclusões precipitadas. Por isso, atenha-se estritamente às ideias, sejam elas explícitas ou implícitas, do texto.

Outro ponto importante é ter cuidado para não impregnar o texto com suas opiniões pessoais. Deste modo, é preciso separar as suas crenças e valores pessoais da leitura do texto. Acredite, eles vão mais atrapalhar do que aumentar suas chances de acertar a questão.

Um exemplo disso é quando o autor traz algum dado negativo sobre desarmamento, porém sem fazer qualquer julgamento de mérito quanto a este dado. O problema acontece quando você, erroneamente, sendo a favor do desarmamento, logo entende que o autor está se posicionando contra esta pauta.

Perceba que o autor trouxe apenas um dado, sem dar sua opinião sobre o tema. Por isso, fique esperto para não contaminar o texto com sua própria opinião.

Finalizando – Receita Federal: 5 dicas para acertar questões de interpretação de texto

Então é isso, pessoal!

Tenho certeza de que, com essas dicas, vocês estarão muito mais preparados para enfrentar as questões de interpretação de texto e fazer uma boa preparação na disciplina de português para o concurso da Receita Federal. Não esqueçam de fazer muitas questões para treinar sua compreensão de texto e a agilidade na resolução.  

Grande abraço e bons estudos!

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.