Artigo

INSS. PEDAGOGIA. Analisando a parte de conhecimentos específicos. :)

INSS.
PEDAGOGIA.
Analisando a parte de conhecimentos específicos:
Olá Pessoal!

Depois de meses (quase ano) de lenga, lenga, finalmente a FUNRIO reaplicou as provas.

Torcer para que dessa vez ocorra tudo bem e não anulem novamente. :D

Analisando a prova de pedagogia, na parte específica:

– Grau de dificuldade da prova: mediano para baixo;
– A banca privilegiou questões diretas, poucos textos o que torna a prova pouco cansativa. Entretanto, a banca utilizou alguns autores pouco conhecidos o que limita na hora da resolução das questões;
– Analisamos todas as questões e vislumbramos recursos nas questões 52, 56,63, 66 e 67
– Seguem comentários das questões.

QUESTÃO 51: LETRA D. CABE RECURSO.
EMBORA A BANCA TENHA OPTADO POR MENCIONAR UM AUTOR POUCO CONHECIDO, A RESPOSTA DA PRIMEIRA QUESTÃO DA PROVA DE PEDAGOGIA ENCONTRAVA-SE NA QUESTÃO SEGUINTE. BASTAVA QUE O ALUNO LESSE COM CALMA O ENUNCIADO PARA “MATAR” A PRIMEIRA QUESTÃO. CABE RECURSO PELO FATO DE O CONTEÚDO NÃO ESTAR PREVISTO NO EDITAL.

QUESTÃO 52: LETRA A. CABE RECURSO.
CABE RECURSO PELO FATO DE NÃO TER PREVISÃO DO CONTEÚDO NO EDITAL.

QUESTÃO 53: LETRA C. NÃO CABE RECURSO.
O TEXTO ENCONTRA-SE, NA ÍNTEGRA, NO ARTIGO 24, INCISO VI, DA LDB.
‘’ VI – o controle de freqüência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqüência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação; ‘
NESSE CASO, COMO A QUESTÃO PEDIU EXATAMENTE O INCISO A QUE SE REFERIA O ITEM, NÃO CABE RECURSO.

QUESTÃO 54: LETRA C. NÃO CABE RECURSO.
ASSUNTO AMPLAMENTE ESTUDADO EM NOSSO PDF, QUESTÃO COBROU A ALTERAÇÃO DA LDB QUE VEIO COM A LEI 12796 DE ABRIL DE 13.

QUESTÃO 55: LETRA E. NÃO CABE RECURSO.
OUTRO ASSUNTO MUITO ESTUDADO EM NOSSA AULA, APRENDER A APRENDER CONSISTE EM REALIZAR APRENDIZAGEM POR SI SÓ DE ACORDO COM AS VÁRIAS SITUAÇÕES QUE O INDIVÍDUO VIVE.

QUESTÃO 56: LETRA C. CABE RECURSO.
QUESTÃO COMPLICADA DE SER INTERPRETADA, POIS ENTENDEMOS QUE A LETRA C REDUZA O CONCEITO DE PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR E NÃO ATENDE AO ENUNCIADO DA QUESTÃO. RECURSO

QUESTÃO 57: LETRA A. NÃO CABE RECURSO.
ESTÁ NO CORPO DA LDB. ESTUDAMOS A LDB DO COMEÇO AO FIM EM NOSSAS AULAS.

QUESTÃO 58: LETRA B. NÃO CABE RECURSO.
A EDUCAÇÃO NÃO É NEUTRA. É UM ATO POLÍTICO. CONCEITO ESTUDADO EM NOSSO PDF.

QUESTÃO 59: LETRA D. NÃO CABE RECURSO.
CONCEITO ESTUDADO EM NOSSAS AULAS, A PEDAGOGIA DE PROJETOS DEVE CRIAR OPORTUNIDADES PARA AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER, CONSIDERANDO O ESTÁGIO INDIVIDUAL E CONSIDERAM O DIÁLOGO COMO PEÇA CHAVE NA APRENDIZAGEM.

QUESTÃO 60: LETRA A. NÃO CABE RECURSO.
VIMOS EM NOSSAS AULAS QUE A PESQUISA PARTICIPANTE EM SUA PRIMEIRA FASE CONSISTE NO PREPARO E MONTAGEM INSTITUCIONAL/ METODOLÓGICA DA PESQUISA; DISCUSSÃO DO PROJETO; DELIMITAÇÃO DA REGIÃO A SER ESTUDADA; DISTRIBUÇÃO DE TAREFAS; ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA; DEFINIÇÃO DOS OBJETIVO. SENDO ASSIM, O ITEM QUE CONTEMPLA ESSES PASSOS É A LETRA A

QUESTÃO 61: LETRA A. NÃO CABE RECURSO.
UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA É A DE ORIENTAR O TRABALHO DO PROFESSOR, PARA QUE ELE AJUSTE SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, DEVE ACOMPANHAR A FORMA COMO O ALUNO TEM APRENDIDO..

QUESTÃO 62: LETRA B. NÃO CABE RECURSO.
O CURRÍCULO TEM COMO CARACTERÍSTICA A MATERIALIZAÇÃO PRÁTICA DO QUE ESTÁ EXPRESSO NO PAPEL. A LETRA B DEFINE MELHOR O CURRÍCULO.

QUESTÃO 63: LETRA C. CABE RECURSO.
ESSA É AQUELA QUESTÃO EM QUE A MAIS CORRETA DAS CORRETAS É A QUE DEVE SER MARCADA. PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS É UM CONCEITO UTILIZADO POR PERRENOUD.
A QUESTÃO CABE RECURSO POR NÃO ESTAR PREVISTO O CONTEÚDO NO EDITAL.

QUESTÃO 64: LETRA B. NÃO CABE RECURSO.
A PALAVRA CHAVE DA QUESTÃO É O COLETIVO. A DIALÉTICA FOI ESTUDADA EM NOSSO PDF.

QUESTÃO 65: LETRA C. NÃO CABE RECURSO.
SUPERVISÃO ESCOLAR ESTEVE PRESENTE EM NOSSOS PDFs. QUESTÃO CLARA, DIRETA.

QUESTÃO 66: LETRA C. CABE RECURSO.
CABE RECURSO POR NÃO ENXERGAR NO EDITAL, UM CONTEÚDO QUE POSSA ESTAR RELACIONADO AO TEMA. EMBORA A COMPETÊNCIA DESCREVA ESSA CAPACIDADE CITADA NO ENUNCIADO, ENTENDO QUE A METACOGNIÇÃO TAMBÉM ESTEJA RELACIONADA A ESSA CAPACIDADE DE MOBILIZAR RECURSOS PARA ENFRENTAR UM TIPO DE SITUAÇÕES.
EM NOSSO ENTENDIMENTO, CABE SIM RECURSO.

QUESTÃO 67: LETRA A. CABE RECURSO POIS O ARTIGO PRIMEIRO DA LDB EM SEU § 1º NÃO FAZ MENÇÃO ALGUMA À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

QUESTÃO 68: LETRA A. NÃO CABE RECURSO.
ESSA QUESTÃO TROUXE EM SEUS ITENS PALAVRAS UTILIZADAS POR PAULO FREIRE, FAZENDO COM QUE O ALUNO QUE NÃO CONHECESSE AS SUAS OBRAS TIVESSE DIFICULDADE DE ANALISAR E CAÍSSE NO “PEGUINHA”, ENTRETANTO, O ITEM QUE CONTEMPLA BEM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO BANCÁRIA É A LETRA A.

QUESTÃO 69: LETRA C. NÃO CABE RECURSO.
SIMPLES ESSA QUESTÃO. PARA QUE O ADULTO POSSA SE INTEGRAR E APRENDER DE FATO, SUA HISTÓRIA DE VIDA DEVE SER CONSIDERADA, POIS A PARTIR DE SITUAÇÕES ROTINEIRAS QUE FAZEM PARTE DO DIA A DIA DO ALUNO ADULTO, A EDUCAÇÃO PASSA A OCORRER DE FORMA SIGNIFICATIVA. NESSE SENTIDO, O DIÁLOGO É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM.

QUESTÃO 70: LETRA B. NÃO CABE RECURSO.
MAIS UMA QUESTÃO VISTA EM NOSSOS PDFs. FREINET DEFENDE A IMPRENSA ESCOLAR, A AULA-PASSEIO, O TEXTO LIVRE, A CORRESPONDÊNCIA ESCOLAR, A BIBLIOTECA DE TRABALHO E A ASSEMBLÉIA EM SALA DE AULA.

Torcendo para que saia muito pão de queijo dessa turma nossa!
Até a próxima, gente! ☺

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.