Artigo

INSS: Como se organizar no pós edital

Saiba como sair na frente e se organizar no pós edital do INSS.

INSS: Como se organizar no pós edital
INSS: Como se organizar no pós edital

Como vocês já devem saber, acaba de ser publicado um dos maiores concursos públicos do Brasil: o concurso para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que conta com 1.000 vagas imediatas para Técnico do Seguro Social, nível médio com remuneração que beira os R$5,9 mil.

Sendo assim, mais do que nunca, se você deseja ser aprovado nesse tão concorrido concurso, este é o momento de acelerar o ritmo, pegar pesado nos estudos e conseguir fazer valer sua carga horária para chegar bem preparado no dia da prova. Até o fim deste artigo te ensinaremos a como você pode organizar seus estudos para encarar o pós edital do INSS.

  • Instituto Nacional do Seguro Social – INSS 
  • Status: edital publicado
  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 1.000 2.385 CR
  • Salário inicial: R$ 5.905,79
  • EditalEdital INSS 2022

1-    Leia o edital

“Serão quantas horas de prova? Quais matérias caem no concurso? Quantos candidatos irão ser convocados? Pode usar caneta azul?”

Pessoal, todas essas dúvidas e muitas outras podem ser sanadas com a simples leitura do edital. Você pode encontrá-lo no próprio site da banca organizadora do concurso, a Cebraspe. Nele estarão contidas todas as regras do concurso público, desde da data da prova, documentos necessários para apresentar após a nomeação, até a validade do concurso.

Saber todas essas regras do “jogo” é imprescindível para alinhar expectativas e evitar frustrações futuras. Portanto, leia com atenção todo o edital e seus respectivos anexos, dê uma atenção maior aos prazos para não perder nenhum e já anote na sua agenda ou em algum lugar visível todas as datas importantes (data de inscrição, último dia para pagamento da taxa de inscrição, data e hora da prova) .

 

2 – Organização da rotina

Pessoal, sei que temos que controlar a ansiedade no estudo para concursos para manter a constância em dia, porém quando falamos em pós edital, o foco muda um pouco: com a data da prova marcada, o foco maior deve ser acumular o máximo de conhecimento nesse curto espaço de tempo para acertar questões dali a alguns dias.

É um momento de pisar mais no acelerador ou, traduzindo para o linguajar de concursos públicos, é o momento de acumular mais HBC – Hora Bunda Cadeira.

Portanto, procure encaixar pelo menos 3h no seu dia útil, caso trabalhe, e pelo menos umas 5h no sábado e domingo, quantidade nesse momento é muito importante.  O jogo ainda não está definido e cada dia pode fazer diferença no resultado. Tenha certeza de que todo esforço irá valer a pena no final.

Para isso, vale a pena reduzir a quantidade de horas e até minutos em outras atividades, como o uso das redes sociais, e buscar otimizar cada hora de bunda na cadeira.

 3 – Organização do plano de estudos

Passadas as duas etapas anteriores, agora é hora de calcular quantas horas você tem até o dia da prova, ou melhor, até uns 7 dias antes da prova (deixe uma margem) . Então multiplique suas horas disponíveis com os dias restantes até lá. Isso vai te dar uma boa posição de onde você está e até onde pode chegar. Além é claro de dar um senso maior de pressa, o que ajuda nessa fase da preparação.

 Alguns aspectos que você deve levar em consideração para organizar seu plano de estudos no pós edital do INSS:

  • Buscar priorizar matérias com maior peso no concurso (colocar mais horas no plano para essas)
  • Buscar resolver o máximo de questões
  • Não esquecer de realizar as revisões
  • Encaixar alguns simulados

 4 – Faça o controle da sua evolução

Conforme for estudando as aulas e resolvendo as respectivas questões, é importante avaliar como está o seu rendimento naquela matéria. Ao fazer isso para os demais assuntos do edital,  você poderá identificar quais são seus pontos fracos e atacá-los de forma mais estratégica ao dedicar mais tempo de estudos para eles.  

 5 – Reveja o planejamento inicial

Assim que você for evoluindo no edital e for executando a etapa anterior, será necessário fazer ajustes no plano inicial, afinal o planejamento não pode ser algo imutável. Portanto, tire pelo menos alguns minutos do final de semana para fazer uma análise objetiva do que pode ser melhorado e otimizado para dali em diante.

Pessoal, essas foram as dicas para vocês tirarem o melhor proveito de seus estudos no pós edital desse tão esperado concurso. Estou certa de que usando essas estratégias você estará no caminho certo para ver o seu nome na lista dos aprovados do INSS.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda HarumiProfessora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas – INSS organizar pós edital

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.