Artigo

Concurso INSS: órgão “está a beira de um colapso”, diz superintendente

No dia 29 de janeiro, o Superintendente do INSS-PI, Ney Ferraz, afirmou durante um programa televisivo que a vacância de servidores no quadro do Instituto está alarmante. Segundo Ferraz, além da falta de novos contratados, uma grande parcela dos servidores que compõe a força de trabalho atual do Instituto irá se aposentar em breve.

Dos 800 servidores ativos, aproximadamente 300 estão com o processo de aposentadoria bem encaminhado. Um dos cargos mais afetados pela falta de novas contratações no Piauí é o de Médico Perito, que hoje possui 40 servidores efetivados. Para Ferraz, é necessário, no mínimo, dobrar esse quantitativo para que a situação dos atendimentos possa se normalizar.

O Superintendente também afirma que não só no estado do Piauí, mas em todo o Brasil, a situação do INSS está a beira do colapso.

Com a necessidade da contratação de novos servidores estando evidente, um novo certame já foi autorizado e está em andamento, e o edital tem previsão para ser publicado no segundo semestre deste ano. A Lei Orçamentária de 2019 prevê aproximadamente 11 mil vagas para o Executivo Federal, que contempla pastas como a Receita Federal e o próprio INSS.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • O que não entendo é por mais que se fale tanto no concurso, dentro do INSS os rumores são outros... vão implementar o home office para concessões de benefícios para assim poder aumentar o numero de processo/dia por servidor, e, sendo assim os atuais seriam mais que suficientes. Estão implementando concessões automáticas pelo sistema e 135 de maneira que muitos beneficio só passam para simples revisão e conferencia de um servidor... isso tudo vai na contramão da noticia de próximo concurso. E ainda, o pessoal que estava esperando se aposentar para aumento da GDAS já foi. Os últimos foram publicados agora dia 01 de fevereiro então se fosse pra entrar em um colapso já teria entrado. Ademais, estão marcando 20 pericias por dia por medico, em algumas unidades 15, e isso ou menos processos/dia por funcionario, foram canceladas as horas extras e os expedientes internos ao sábado. Ora, não parece que o inss esta carecendo de pessoal.
    Andressa Mello em 05/02/19 às 14:40