Artigo

INSS – 5 dicas para estudar com constância

Descubra 5 dicas para estudar com constância para o INSS

Um dos maiores concursos do ano, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS acabou de ter seu edital publicado! Esta pode ser sua oportunidade de se tornar um servidor público em um órgão de referência nacional! Contudo, para ter chances reais de ser aprovado, além de uma boa preparação, será necessário ainda trazer constância e qualidade para os estudos.

No entanto, não são poucos os alunos que ainda têm dificuldades em conseguir imprimir uma sequência de estudo contundente e acabam caindo na procrastinação. Por este motivo, iremos elencar algumas dicas úteis para estudar com constância para o INSS e reduzir significativamente as interrupções desnecessárias durante a sua jornada. Vamos lá?

Serão ofertadas 1.000 vagas imediatas para o cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio), podendo ainda contar com mais 2.500 em cadastro reserva.

  •         Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – Técnico do Seguro Social
  •         Status: Banca contratada
  •         Banca: Cebraspe
  •         Vagas: 1.000 (+ possíveis 2.500 CR)
  •         Salário inicial: R$ 5.447,79
  •         Último edital: INSS 2015
Dicas Estudar com constância INSS

1ª Dica para estudar com constância para o INSS – Defina um piso de horas

Uma boa maneira de assegurar um estudo com constância é definir um piso de horas razoável para os dias em que ocorrerem imprevistos ou que não for possível cumprir todas as horas definidas em sua meta diária. Sendo assim, a intenção é fazer com que, mesmo nos dias em que dispuser de baixa carga horária ou que, em razão de imprevistos, não puder fazer todas as horas, você consiga ainda fazer no mínimo uma ou duas horas. O propósito maior desta dica é evitar pausas desnecessárias no estudo que têm o potencial de atrapalhar o andamento da preparação e dar espaço para a procrastinação. Portanto, defina um piso de horas para começar a estudar com constância para o INSS.

2ª dica para estudar com constância – Planeje os estudos da semana 

Elenque um dia da semana, de preferência o sábado ou domingo, para organizar todo o estudo da semana vindoura. Desta forma, você já saberá de antemão o que precisa fazer em cada dia, quais matérias estudar, quais assuntos revisar e quantas horas terá à disposição nos dias seguintes. Assim, evitará aquela sensação desconfortável de não saber por onde começar ou o que fazer em seguida. A ideia aqui é justamente diminuir a carga mental do trabalho de planejamento para que, quando chegar o momento de estudar, você possa focar realmente no estudo em si e partir direto para o que interessa.

3ª dica – Amarre bem a rotina e organize o seu ambiente de estudos

Defina bem seus horários de estudos e de descanso e busque deixar o seu ambiente de estudos o mais organizado possível. Para isso, deixe ao alcance da mão tudo aquilo que irá utilizar ao longo de sua preparação, desde resumos, marca-textos, cadernos, entre outros materiais. Além disso, tente estudar se possível em um lugar silencioso e bem iluminado, uma vez que a sua vista pode cansar rapidamente se tiver que forçar os olhos para conseguir ler o conteúdo em um ambiente mal iluminado.

4ª dica – Mantenha uma carga horária sustentável

Para conseguir estudar com constância para o INSS, procure fazer uma carga horária sustentável. De nada adianta estudar 8 horas em um dia se não conseguir estudar nos dois dias seguintes em função do cansaço mental. Portanto, estude com foco e qualidade, fazendo pausas estratégicas para não ficar saturado e conseguir imprimir um ritmo de estudos regular, sem maiores oscilações.

5ª dica – “Fiz o planejamento, e agora?“

Embora consigam elaborar um planejamento, alguns alunos encontram dificuldades para encurtar a distância entre o plano e a execução. Nessa linha, eles têm dificuldade em colocar o estudo em prática mesmo quando já sabem exatamente o que deveriam fazer. A razão para isso, na maioria das vezes, é que o aluno está esperando se sentir particularmente motivado para, só assim, sentar na cadeira e iniciar sua sessão de estudos.

Ocorre que, verdade seja dita, dificilmente você irá muito longe se for esperar a motivação aparecer para poder estudar com afinco. Deve-se inverter a lógica do processo, isto é, a ação vem primeiro e a motivação vem depois, de modo que você nunca realmente precise dela para pegar firme nos estudos.

Então é isso, pessoal

Não deixem de aplicar essas dicas para trazer constância para seus estudos para o INSS, afinal, mais do que muitas horas de estudo, é a contundência da preparação que vai realmente fazer a diferença para seu desempenho no dia da prova. Por isto, para resumir o que falamos, busque definir um piso de horas, planeje os estudos da semana, amarre bem a rotina e organize o seu ambiente de estudos e mantenha uma carga horária sustentável.

Grande abraço

Instagram: oprimoconcursado

Professor: Diogo Matias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.