Artigo

Informativo STF 840 Comentado – Informativo Estratégico

informativo-stf-840Informativo STF 840 Comentado – Informativo Estratégico

Começamos a semana com análise do último informativo publicado pelo STF. O informativo STF 840 abordou assuntos relevantes na área do Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Processual do Trabalho, Direito Administrativo, Direito da Criança e do Adolescente e Direito Penal Militar.

Antes de mais nada, lembro que você pode optar por receber nossos informativos por e-mail, INSCREVA-SE AQUI!

Neste informativo você encontrará:

a) Em Direito Processual Civil, o STF destacou que o processo é instrumento para realização do direito material.

b) Em Direito Constitucional, o Prof. Ricardo Vale concluiu que o STF fixou entendimento no sentido de que:

i) a autonomia universitária autoriza a celebração de convênio entre a universidade e um estado-membro da federação, a fim de viabilizar, nos finais de semana e feriados, serviço de assistência jurídica a hipossuficientes presos em flagrante delito.

ii) é incabível mandado de segurança contra ato do CNJ que tenha julgado improcedente pedido de cassação de ato normativo editado por vara judicial.

c) Em Direito Processual do Trabalho, segundo o Prof. Bruno Klippel, o STF reconheceu que o vínculo estatutário entre o servidor público e a Administração, compete à Justiça comum processar e julgar a causa.

d) Em Direito Administrativo, o Prof. Herbert Almeida concluiu que os servidores públicos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público.

e) Em Direito da Criança e do Adolescente, o STF concluiu que em defesa do melhor interesse da criança e do adolescente é admissível o reconhecimento da dupla paternidade, não sendo possível definir a prevalência de uma em relação à outra, pois cada uma delas possui esfera jurídica própria.

f) Em Direito Penal Militar, segundo o Prof. Paulo Guimarães, concluiu o STF que julgar ação penal destinada à apuração de crime cujo autor e vítima sejam militares caso ambos estejam em serviço e em local sujeito à administração militar. Esse foi o entendimento da Primeira Turma, que indeferiu a ordem em “habeas corpus”.

Acesse, no link abaixo, os comentários completos:

INFORMATIVO STF 840 COMENTADO

Convido você a curtir a página do Estratégia Carreira Jurídica no Facebook. Publicamos com frequência informações relevantes e conteúdos gratuitos. Nos acompanhe no Facebook.

Para consultar os informativos comentados anteriormente acesse:

INFORMATIVOS STF Comentados

INFORMATIVOS STJ Comentados

PS. Divulgaremos ainda nesta semana os comentários ao Informativo STJ 588. Continue nos acompanhando.Inscreva-se na nossa lista de e-mails.

Não custa lembrar, mas o Estratégia Carreira Jurídica está com pacotes específicos e focados no edital para vários concursos da área jurídica. Confira aqui nossos principais pacotes:

Cursos para PGE-AM

Cursos para Procurador Federal

Cursos para Procurador do BACEN

Cursos para PGE-SP

Cursos para PGE-SE

Cursos para PGFN

Cursos para DPU

Qualquer dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!

Excelentes estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.