Artigo

Informática Básica para Leigos: Novidades no Windows 11.

Introdução

Hoje continuaremos a nossa série de artigos especiais sobre Informática. Nesta publicação, vamos falar sobre as novidades do Windows 11. Embora lançada recentemente, a versão já está sendo cobrada nas provas dos concursos de 2022.

Como Windows é sempre repleto de características, vamos delimitar para falar apenas de algumas novidades que estão na versão 11, a fim de não deixar o artigo muito extenso.

Normalmente, as bancas tendem a explorar as mudanças que ocorrem de uma versão para outra. Dessa forma, segue o nosso roteiro, excepcionalmente organizado em ordem alfabética para facilitar ainda mais a sua vida:

  • Auto HDR
  • Controle por Voz
  • Legendas
  • Proteção contra Phishing
  • Sessões de Foco
  • Snap Layout
  • Widgets

Para entender os conceitos apresentados neste artigo, será necessário que você tenha noções básicas do Windows (por exemplo, precisa conhecer janelas, barra de tarefas, bloco de notas etc.).

Caso não tenha ainda esses conhecimentos, nossa sugestão é que você busque o material do Estratégia e retorne a esta publicação quando estiver preparado. Ressaltamos que este artigo é voltado principalmente para os concurseiros que estudam para carreiras de nível médio, tribunais e policiais.

Portanto, não deixe de ler a nossa publicação se você pretende fazer prova para alguma dessas áreas. Atendendo a pedidos, estamos liberando mais um artigo em formato reduzido, mas com muito conteúdo importante para a sua preparação. Vamos começar?

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Auto HDR

Antes de mais nada, este recurso permite utilizar o HDR de forma automática.

O High Dynamic Range (HDR) é uma tecnologia que melhora a qualidade das imagens na tela de diversos dispositivos, tais como computadores, celulares, TVs etc.

Atualmente, cada vez mais usuários (independentemente da idade) estão inseridos no universo dos jogos e utilizam o computador essencialmente para o lazer. O Auto HDR do Windows 11 é uma novidade que foi concebida para apoiar a parte gráfica das imagens para esse público. Veja onde ele pode ser habilitado:

Figura 1 - Ativação do auto HDR no Windows 11.
Figura 1 – Ativação do Auto HDR no Windows 11.

Só para ilustrar, observe agora o antes e o depois das imagens com o Auto HDR:

Figura 2 - Antes e depois das imagens com o auto HDR do Windows 11.
Figura 2 – Antes e depois das imagens com o Auto HDR do Windows 11.

Controle por Voz

O recurso de acessibilidade controle de voz, muito comum nos celulares, foi importado para o computador no Windows 11. Ele permite controlar as funcionalidades do sistema operacional com o uso da voz, sem necessidade de utilizar outros periféricos. Veja onde pode ser habilitado:

Figura 3 - Ativação de Controle por Voz.
Figura 3 – Ativação de Controle por Voz no Windows 11.

Legendas

Este é um recurso diretamente relacionado à acessibilidade. Ele habilita legendas para quaisquer áudios do Windows 11, inclusive os presentes em vídeos. Veja onde pode ser ativado:

Figura 4 - Ativação de Legendas no Windows 11.
Figura 4 – Ativação de Legendas no Windows 11.

Só para exemplificar, observe agora a exibição das legendas na tela, após a ativação do recurso:

Figura 5 - Exibição das Legendas no Windows 11.
Figura 5 – Exibição das Legendas no Windows 11.

Proteção contra Phishing

O objetivo deste recurso é fornecer uma proteção adicional contra phishing, embutida no Windows.

Phishing é uma forma de ataque que consiste em enganar os usuários para roubar seus dados confidenciais, tais como senhas, números de cartões de crédito etc. Os dados são informados pelo próprio usuário por meio de sites ou e-mails supostamente legítimos.

A Proteção contra Phishing cria um alerta quando o usuário digitar a sua senha em aplicativos considerados inseguros (por exemplo, Bloco de Notas, Wordpad etc.) ou mesmo reutilizar senhas corporativas diversas vezes.

Apesar da preocupação geral com a segurança da informação atualmente, esse recurso não vem ativado no Windows por padrão. Veja onde ele pode ser habilitado:

Figura 6 - Ativação da Proteção contra Phishing no Windows 11.
Figura 6 – Ativação da Proteção contra Phishing no Windows 11.

Sessões de Foco

Nos últimos anos, a cobrança por produtividade vem aumentando cada vez mais nas empresas. E o Windows está acompanhando essa tendência. Por conseguinte, criou o recurso sessões de foco.

Este recurso é uma espécie de modo não perturbe, por um tempo definido por meio de um cronômetro. As notificações são desabilitadas, com o objetivo de não atrapalhar a atividade que está sendo realizada no momento. Veja como ativar o recurso:

Figura 7 - Ativação das Sessões de Foco no Windows 11.
Figura 7 – Ativação das Sessões de Foco no Windows 11.

Só para ilustrar, observe agora como a tela permanece após o recurso ter sido habilitado:

Figura 8 - Temporizador das Sessões de Foco no Windows 11.
Figura 8 – Temporizador das Sessões de Foco no Windows 11.

Snap Layout

Como a tradução do nome diz, este recurso permite ajustar o layout das janelas no Windows. Seu acesso é permitido de duas formas: passando o mouse na opção de maximizar janelas ou por meio do atalho Windows + Z. Veja o que aparece:

Figura 9 - Ativação do Snap Layout no Windows 11.
Figura 9 – Ativação do Snap Layout no Windows 11.

Só para exemplificar, observe agora como a tela permanece após o recurso ter sido habilitado:

Figura 10 - Exibição do Snap Layout.
Figura 10 – Exibição do Snap Layout no Windows 11.

Widgets

Este recurso facilita o acesso a informações diversas, tais como notícias, previsão do tempo, resultado de jogos, etc. Salientamos que a exibição dessas informações depende primordialmente de o dispositivo estar conectado a uma rede com acesso à Internet. Veja onde ele pode ser habilitado:

Figura 11 - Ativação de Widgets no Windows 11.
Figura 11 – Ativação de Widgets no Windows 11.

Só para ilustrar, observe agora onde o recurso é exibido na tela:

Figura 12 - Exibição de Widgets.
Figura 12 – Exibição de Widgets no Windows 11.

Conclusão

Em suma, apresentamos no artigo de hoje algumas das principais funcionalidades que foram introduzidas no Windows 11, a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft.  

A nossa aposta é que as novidades destacadas nesta publicação estejam presentes nas próximas provas de 2022 e 2023, haja vista que o tópico Windows 11 ainda é um tema pouco explorado pelas bancas. Portanto, fique atento, pois esse conteúdo está “fresquinho”.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, reforçamos também a importância de treinar seus conhecimentos por meio de questões. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.