Notícia

IBGE fala sobre possível cancelamento de processo e reembolso

Os processos seletivos com mais de 200 mil vagas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são aguardados desde o ano passado, quando o Censo Demográfico de 2020 precisou ser adiado para 2021. Acontece que, por conta do corte no Orçamento, a pesquisa pode acabar sendo, mais uma vez, adiada.

Recentemente, foi anunciada a suspensão das provas objetivas para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. A etapa era prevista para os dias 18 e 25 de abril, próximos finais de semana, e seguem sem uma nova data.

Em resposta a um seguidor no Twitter, o IBGE ressaltou que o processo está apenas suspenso, mas caso seja cancelado o reembolso será devidamente realizado aos inscritos. Entretanto, atualmente, o Instituto aguarda orientações do Ministério da Economia sobre o andamento do processo seletivo.

“[…] o cronograma (do IBGE) está apenas suspenso e, conforme previsto no edital, o reembolso ocorrerá caso o processo seletivo tenha que ser cancelado. Fique de olho nos nossos canais e no site do Cebraspe para novos avisos, ok?”

Vale lembrar que, sob organização do Cebraspe, são ofertadas 204.307 vagas para as funções de nível fundamental e médio, distribuídas da seguinte maneira:

  • 5.450 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM);
  • 16.959 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS);
  • 181.898 vagas para Recenseador.

Demais processos seletivos do IBGE

Apesar do corte no Orçamento para realização do Censo 2021, o IBGE permanece com suas demais seleções em andamento, sem risco, até então, de serem canceladas. No total, são quatro editais que ofertam, juntos, 6.500 vagas para nível médio e superior.

Os servidores serão lotados em municípios de todo o Brasil e no Rio de Janeiro, de acordo com a função pretendida. A organização ficou por conta das empresas Cebraspe e IBFC. Confira as oportunidades bem como sua distribuição:

  • 5.623 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento;
  • 552 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade;
  • 300 vagas para Agente de Pesquisas por Telefone; e
  • 25 vagas para Supervisor de Pesquisas.

Além disso, um outro processo seletivo simplificado pode ser divulgado em breve. São previstas 312 vagas para as funções de Codificador Censitário, Agente Censitário de Pesquisas por Telefone e Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação.

Saiba mais: Concurso IBGE


Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.