Artigo

Happy New Year…and let’s get ready for better times Como estudar inglês para gabaritar em qualquer prova

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Nesse nosso “Bate-papo”, eu gostaria de desejar (I’d like to wish you) que 2019 seja o início da melhor (the best) fase de nossas vidas…que 2019 seja o início do seu processo de aprovação e que você alcance seus sonhos…e para esses sonhos tornarem realidade (come true), conte com o Estratégia Concursos…a Profa Ena e eu, Roberto Witte estamos muito empenhados a fazer você gabaritar na sua prova de inglês, independentemente do certame que você for prestar.
Muito bem, 2019 começou com muitas novidades (essa Assinatura que agora você tem disponível é coisa de louco…agora, só não se prepara quem não quer).
Hoje, quero, rapidamente, falar do nosso planejamento para 2019.
Como você deve saber (As you may know) inglês tem sido cada vez mais cobrado nos concursos. E hoje vamos orientar você de como alcançar o melhor resultado na prova de inglês. Vamos? (Shall we?)
1. Antes de assistir à videoaula, leia o conteúdo que vai ser abordado. Sim, se você fizer isso (if you do this) , a aula será mais facilmente (more easily) consolidada e você vai perceber (realize) que o tempo passará mais rápido, a aula será mais interessante e, principalmente, você APRENDERÁ muito mais. Nosso cérebro aprende através de REPETIÇÃO e EMOÇÃO (aprendemos muito mais rapidamente quando há emoção envolvida no processo.). Dessa forma, se você ler o conteúdo da aula antes da aula, e depois assistir à aula, você terá tido contato com a matéria por 2x, ou seja, já está ocorrendo o processo de repetição. Outra vantagem é que a neurociência já descobriu que o cérebro se mantém mais “ligado”, atento quando ele já sabe o que vai ser ensinado na aula. Sendo assim, leia o conteúdo da videoaula antes de assistir à aula.
2. Faça os exercícios propostos no pdf antes de assistir à videoaula. Depois, junto comigo, faça os exercícios e confira suas respostas e faça uma análise do que você acertou e errou. É importante (que você não deixe de saber o porquê você errou e sanar o problema rapidamente.
3. Agora, vai uma dica que serve tanto para a parte teórica, quanto para textos. ANTES DE DORMIR, leia, mesmo que rapidamente, o que você estudou de inglês naquele dia. Não precisa ser uma leitura profunda, leia por 5-10 minutos e aí caia no sono. Seu cérebro vai “ruminar” essa leitura durante o sono (isso já foi provado pela neurociência).
4. Bom, depois de dormir, você vai acordar no dia seguinte (pelo menos é isso que a gente sempre espera, caso contrário…). Você vai perceber que a primeira coisa (the first thing) que vai vir à sua mente é justamente o que você leu antes de dormir. Em outras palavras, o cérebro vai “resgatar” as últimas coisas importantes que você pensou antes de dormir. Então (thus), minha sugestão é que você leia por 5-10 minutos aquilo que você leu antes de dormir. Isso vai ajudar você a consolidar as palavras novas e deixar seu cérebro mais acostumado como idioma. Você vai concordar comigo que 10 min antes de dormir e 10 min depois de acordar é um período de tempo super fácil de ser “superado”. Então, adquira esse hábito que você vai se surpreender como o aprendizado é “turbinado”. Aliás (By the way), essa técnica pode ser utilizada para qualquer matéria.

Agora, fique atento (a) à agenda das próximas aulas AO VIVO.

5. A partir de 16 de janeiro, começarei a gravar as videoaulas do material de 2019. Alguns textos já estão disponíveis, mas optamos em gravar as aulas teóricas em janeiro para você começar sua preparação desde a teoria até a leitura de textos…queremos ver seu nome na lista de aprovados o mais breve possível (as soon as possible).

As aulas serão transmitidas AO VIVO no Canal do Estratégia Concursos e Estratégia Militar.

Começarei com as aulas teóricas, já que, muitos (as) alunos (as) ainda nos procuram perguntando sobre pontos gramaticais. Caso você ainda tenha as videoaula teóricas antigas, saiba que nas novas videoaulas teremos exercícios para consolidar cada tópico gramatical apresentado. Sendo assim, convido você a assistir as aulas e fazer os exercícios de consolidação comigo.

Resumindo (Summarizing)

Minhas recomendações para quem vai se preparar para a próxima prova são:

1. Como eu disse anteriormente: estude 10 minutos antes de dormir e 10 minutos antes de sair da cama de manhã… você vai aprender mais e não vai ficar sobrecarregado;
2. Independentemente do que o edital pedir, seguem os quesitos de maior incidência, tanto em provas que cobram teoria (gramática) pura, quanto interpretação de textos. Sendo assim, os pontos gramaticais mais cobrados são:
a) Tempos Verbais
b) Verbos Modais
c) Adjetivos (regras de comparativos de superioridade e inferioridade, bem como superlativos);
d) Marcadores Discursivos > palavras do tipo however” (entretanto, contudo, todavia), “although” (embora)...tais palavras podem não ser questionadas diretamente, mas estão sempre presentes nos textos e nas alternativas, ou seja, se você não souber o que elas significam, você não entende a ideia do texto.
e) Pronomes
f) Expressões do tipo Despite/In spite of” (apesar de), Instead of/ rather than” (em vez de; ao invés de”). (em minhas videoaulas eu enfatizo muito essas expressões);
g) Vocabulário em geral. Para isso, sugiro que você baixa as últimas 6-8 provas e faça um estudo completo do que já foi solicitado. Dessa forma, você já terá uma excelente noção de como a banca “pensa e age”.
3. Em suma: fazer uma preparação planejada, disciplinada e consciente. Não adianta sair estudando sem direcionamento. E garanto que o material e videoaulas que nós, professores do Estratégia, desenvolvemos traz tudo que você precisa para sua aprovação.

Palavras finais: com relação a inglês, ou seja, uma língua estrangeira, reitero o que eu já disse em outros artigos: comece a se preparar com muita antecedência para que seu cérebro chegue na prova acostumado ao idioma. Já vi muitos (as) candidatos (as) chegarem na hora da prova e lembrarem que conheciam as palavras da prova, mas não lembravam o que elas significavam, ou seja, não adiantou nada estudar muito em cima da hora, pois o cérebro lembrava que já tinha visto as palavras, mas não lembrava dos seus significados.

Acompanhem nossos pdf e as aulas, tenho certeza que na próxima prova você estará na lista de aprovados…e não esquece de chamar a gente para o churrasco de comemoração rssss

Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, decidi em 2019 encarar um grande sonho. Um dos motivos que me fez adiar tanto essa busca foi o meu medo do inglês. Meu avanço tá sendo bem lento, mas não estou no mesmo lugar do que 2018. Se tiver como colocar mais coisas pra nos ajudar a vencer tudo isso será bem legal. Obrigada pelo conteúdo! forte abraço da futura auditora.
    Priscila.Auditora em 07/01/19 às 20:23