Notícia

Vice Hamilton Mourão defende abertura de concursos ambientais

Em entrevista à BandNews TV na última quarta-feira, 28 de abril, o vice-presidente Hamilton Mourão defendeu a abertura de concursos para as agências fiscalizadoras ambientais. Mais especificamente do IBAMA e ICMBio.

Quando questionado sobre as medidas para a redução do desmatamento na Amazônia, Mourão disse que é necessário recuperar a capacidades operacional desse órgãos, visto que, atualmente, existe um déficit de pessoal de cerca de 50%.

Vale lembrar que, com o objetivo de obter financiamento dos Estados Unidos para a preservação da Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta ao presidente americano Joe Biden se comprometendo a zerar o desmatamento até 2030.

O que nós precisamos hoje? Recuperar a capacidade operacional das agências de fiscalização ambiental. Ibama e ICMBio. O que é recuperar a capacidade operacional: pessoal, que elas estão com 50% de seus efetivos. Então tem que abrir concurso, porque é a forma como funciona aqui no Brasil. Se a gente pudesse contratar e despedir depois quando não precisasse mais, mas não é dessa forma que funciona na nossa legislação“, disse Mourão em entrevista.

Último concurso IBAMA

O último concurso do IBAMA (Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foi realizado há oito anos, em 2013. Na ocasião, foram ofertadas 61 vagas para o cargo de Analista Administrativo. A organização foi do Cespe, atual Cebraspe. Foram registrados no total, 43.533 candidatos inscritos.

Último concurso ICMBIO

O último concurso do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) aconteceu em 2014, também sob organização do Cespe. Foram ofertadas 271 vagas para os cargos de Analista Administrativo, Analista Ambiental, Técnico Administrativo e Técnico Ambiental. No total, foram registrados 54.182 inscritos.

Confira mais informações sobre os concursos ambientais:
Concurso IBAMA | Concurso ICMBio

Vice Hamilton Mourão defende abertura de concursos ambientais

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Telegram Estratégia News

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.