Artigo

Governança de Dados para a Receita Federal

Saiba os principais tópicos sobre Governança de Dados para a Receita Federal e saia na frente dos outros candidatos.

Governança de Dados para a Receita Federal
Governança de Dados para a Receita Federal

Olá, estrategistas! A espera acabou! O tão esperado edital do Concurso para a Receita Federal saiu com a disponibilização de 699 vagas, sendo 230 para o cargo de Auditor e 469 para o cargo de Analista, com salários que vão até R$ 21.000,00.

Mas, agora é a hora de manter a calma e permanecer no foco para garantir a sua vaga neste concurso dos sonhos. E, para ajudá-los a trilhar esse caminho, vamos falar sobre Governança de Dados para a Receita Federal.

O que são dados?

Para explicar com uma linguagem bem simples, dados são informações que podem ser coletadas através da observação ou medições. Isto é, dados podem ser entendidos como informações que recebem um determinado valor (números, ideias ou locais).

Embora existam várias divisões, normalmente os dados são classificados em qualitativos ou quantitativos. Esses dados também podem se apresentar através de diretos formatos (sequência ordenada, tabelas, redes e grafos, dados geográficos, textos, imagens etc).

Governança de Dados: O que é isso?

A governança de dados é o processo de gerenciar a disponibilidade, usabilidade, integridade e segurança dos dados nos sistemas empresariais, com base em padrões e políticas de dados internos que também controlam o uso dos dados.

Desta forma, uma governança de dados eficaz garante que os dados sejam consistentes e confiáveis ​​e não sejam mal utilizados.

É cada vez mais crítico à medida que as organizações enfrentam novas regulamentações de privacidade de dados e dependem cada vez mais da análise de dados para ajudar a otimizar as operações e orientar as decisões de negócios.

Um programa de governança de dados bem projetado geralmente inclui:

a) uma equipe de governança

b) um comitê de direção que atua como órgão governante

c) um grupo de guardiões de dados.

Eles trabalham juntos para criar padrões e políticas para a governança de dados, bem como procedimentos de implementação e aplicação que são principalmente realizados pelos guardiões de dados.

Governança de Dados x Gestão de Dados

Para deixar ainda mais claro a diferença entre Governança de Dados e Gestão de Dados, podemos explicar da segunda forma:

Enquanto a gestão de dados é o termo geral que se refere a todas as tarefas relacionadas à administração de dados, incluindo a governança de dados. A Governança de Dados é uma disciplina específica que se concentra na gestão proativa dos dados para ajudar a empresa a alcançar sua estratégia e visão, se concentrando na criação de políticas e estruturação dos dados.

Por que a governança de dados importa?

Como dito anteriormente, a governança de dados é usada para garantir que os dados sejam gerenciados de maneira consistente e controlada em toda a organização. Isso inclui especificar quem é responsável pelo gerenciamento de dados, definir regras sobre como os dados são coletados, processados ​​e armazenados e criar procedimentos para garantir que os dados sejam precisos e atualizados.

Sem uma governança de dados eficaz, as inconsistências de dados em diferentes sistemas em toda uma organização podem não ser resolvidas.

EXEMPLO: Imagine uma listagem que contenha os nomes de clientes com divergências nos sistemas de vendas, logística e atendimento de uma empresa. É claro que isso poderia complicar os esforços de integração de dados e criar problemas de integridade de dados que afetam a precisão da inteligência empresarial, dos relatórios empresariais e dos aplicativos de análise, não é mesmo?

Funções da Governança de Dados

GERENCIAMENTO DE DADOS
É um conceito que abrange todos os aspectos do gerenciamento de dados como um ativo comercial, desde a coleta e armazenamento até o uso e supervisão, garantindo que os dados sejam usados ​​com segurança, eficiência e economia antes de serem descartados.
ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
A governança de dados geralmente significa responsabilizar os “administradores de dados” pelos dados em si e pelos processos que garantem seu uso adequado.
QUALIDADE DE DADOS
A governança de dados também é utilizada para certificar o nível de qualidade dos dados. Esta qualidade se refere a qualquer atividade ou técnica projetada para garantir que os dados sejam adequados para uso. A qualidade dos dados é analisada em seis aspectos (precisão, integridade, consistência, oportunidade, validade e singularidade)
TRANSPARÊNCIA DE DADOS
A transparência de dados é uma prática que se concentra em garantir que os dados da organização sejam utilizados de forma adequada e segura. Isso inclui permitir que os usuários de negócios saibam facilmente de onde vêm os seus dados e como eles são utilizados.

Objetivos da Governança de Dados

Os objetivos da governança de dados podem variar de acordo com a organização, mas geralmente incluem:

Garantir a qualidade, integridade e confiabilidade dos dados:

Isso inclui garantir que os dados estejam completos, precisos e atualizados, e que sejam protegidos contra acesso não autorizado e perda.

Maximizar o valor dos dados

Isso inclui identificar e explorar novas oportunidades para usar os dados para melhorar a tomada de decisão, aumentar a eficiência e gerar receita.

Cumprir regulamentos e leis aplicáveis

Isso inclui garantir que a organização esteja em conformidade com as leis e regulamentos relacionados à privacidade, segurança e proteção de dados, como a LGPD.

Melhorar a eficiência e reduzir custos

Isso inclui implementar processos e ferramentas para gerenciar dados de forma eficiente, reduzir o tempo e os custos associados à coleta, armazenamento e análise de dados.

Aumentar a transparência e a confiança dos dados

Isso inclui garantir que os dados sejam compreensíveis e acessíveis para todos os usuários apropriados e que as políticas de governança de dados sejam claramente comunicadas e compreendidas.

Quebrar os silos de dados em uma organização

Esses silos geralmente se acumulam quando unidades de negócios individuais implantam sistemas de processamento de transações separados, sem coordenação centralizada ou arquitetura de dados empresarial. A governança de dados visa harmonizar os dados nesses sistemas por meio de um processo colaborativo, com participantes das diversas unidades de negócios.

Garantir que os dados sejam usados corretamente

Essa garantia serve tanto para evitar a introdução de erros de dados em sistemas quanto para bloquear o uso potencialmente indevido de dados pessoais sobre clientes e outras informações confidenciais. Isso pode ser realizado criando políticas uniformes sobre o uso de dados, juntamente com procedimentos para monitorar o uso e aplicar as políticas de forma contínua.

RESUMO: Por fim, podemos dizer que a governança de dados tem como objetivos melhorar a qualidade dos dados, reduzir custos de gerenciamento de dados, aumentar o acesso aos dados necessários para cientistas de dados e garantir que os dados sejam precisos, consistentes e confiáveis.

Tipos de Governança de Dados

Este não é um assunto tão unânime, pois há vários materiais que falam em outros tipos/modelos de governança de dados, mas, como estamos nos baseando no próprio edital da Receita Federal, vamos explicar rapidamente sobre a governança de dados: centralizada, compartilhada e colegiada.

Governança de dados centralizada:

Neste modelo, a governança de dados é gerenciada por uma única entidade central, geralmente uma equipe de TI ou um departamento de dados. Esta entidade é responsável por tomar decisões estratégicas sobre como os dados devem ser coletados, armazenados, protegidos e compartilhados dentro da organização.

Governança de dados compartilhada

Neste modelo, a governança de dados é gerenciada por uma equipe de trabalho composta por membros de vários departamentos ou equipes da organização. Cada membro é responsável por garantir que os dados sejam coletados, armazenados, protegidos e compartilhados de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas pela equipe de trabalho.

Governança de dados colegiada

Neste modelo, a governança de dados é gerenciada por uma equipe de trabalho composta por membros de vários departamentos ou equipes da organização, mas também envolvendo a participação de parceiros externos, como fornecedores de dados ou clientes. Essa equipe de trabalho é responsável por tomar decisões estratégicas e garantir que os dados sejam coletados, armazenados, protegidos e compartilhados de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas.

Pilares-chave da governança de dados

Os programas de governança de dados são sustentados por alguns pilares do processo geral de gerenciamento de dados. Dois desses principais fundamentos são:

TUTELA DE DADOS: O tutor de dados é responsável por uma parte dos dados de uma organização. Eles ajudam a implementar e aplicar as políticas de governança de dados. Muitas vezes, são usuários de negócios com conhecimento de dados que são especialistas em seus domínios. Os tutores de dados colaboram com analistas de qualidade de dados, administradores de banco de dados e outros profissionais de gerenciamento de dados. Eles também trabalham com unidades de negócios para identificar requisitos e problemas de dados.

QUALIDADE DE DADOS: A melhoria da qualidade de dados é uma das maiores forças motrizes por trás das atividades de governança de dados. A precisão, a completude e a consistência dos dados em diferentes sistemas são marcas cruciais de iniciativas de governança bem-sucedidas. A limpeza de dados, também conhecida como escovagem de dados, corrige erros e inconsistências nos dados, e também correlaciona e remove instâncias duplicadas dos mesmos elementos de dados para harmonizar como os clientes ou produtos são listados em diferentes sistemas. Ferramentas de qualidade de dados fornecem essas capacidades através de funções de perfil de dados, análise e correspondência, entre outras características.

Conclusão

Concluindo, ao final deste artigo pudemos entender que a governança de dados é um aspecto crítico das operações de negócios modernas que ajuda as organizações a garantir que seus dados sejam precisos, seguros e compatíveis.

Contudo, como ressaltamos sempre, este artigo sobre a Governança de Dados para a Receita Federal não tem a intenção de esgotar o conteúdo, mas apenas de facilitar a vida dos alunos com resumos para sedimentar o conhecimento.

Desta forma, para que vocês dominem a banca organizadora é de grande importância que estudem pelas aulas em PDF do Estratégia e façam muitas questões através do Sistema de Questões do Estratégia para consolidar o conteúdo.

Para ler mais artigos escritos por mim, cliquem aqui.

Um excelente estudo a todos!

Renata SodréProfessora do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.