Artigo

Gestão por competências

A gestão por competências não é apenas uma ferramenta de gestão de pessoas, mas uma excelente forma de gerenciar a organização com base nas competências necessárias para o sucesso estratégico.

É com base no planejamento estratégico que se verificam as competências a serem geridas: o planejamento aponta a visão de futuro, missão e valores e a gestão por competências identifica quais as competências necessárias para que esse futuro possa ser atingido.

Sabendo das competências necessárias para o sucesso, a organização faz o levantamento daquelas já existentes para que a lacuna de competências possa ser claramente identificada e desenvolvida por meio de ferramentas de gestão.

Ao contrário do que muitos imaginam, as competências não são apenas dos indivíduos, mas também da própria organização. É com base nessa ideia que a gestão por competências propõe a existência de uma verdadeira cascata de competências:

Cascata na gestão por competências

Cascata na gestão por competências

As competências essenciais são aquelas que são diretamente percebidas pelos clientes externos, sendo a fonte de vantagem competitiva no mercado e a base para a diferenciação da organização no mercado. As competências funcionais, por sua vez, são as específicas de cada área ou departamento da organização. As competências gerenciais são aquelas relativas à função de gerenciamento das organizações, sendo relacionadas com as pessoas ou com o trabalho. Por fim, as competências individuais são a base disso tudo, constituindo nas competências que cada indivíduo deve ter para que a gestão por competências entregue o resultado estratégico pretendido.

Na gestão por competências as competências individuais são especialmente importantes, já que são a base para o desenvolvimento das demais. Elas são constituídas por Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA). Além disso é importante destacar que muitos autores vêm considerando a capacidade de mobilizar recursos e a entrega de resultados como importantes competências individuais.

Isso tudo é útil para quem vai fazer provas de concurso público na área administrativa, mas também para quem trabalha em organizações privadas!!!

Quer saber mais sobre gestão por competências e outros assuntos relacionados com a gestão de pessoas nas organizações? Confira o meu curso completo de gestão de pessoas para concursos em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/gestao-de-pessoas-para-concursos-com-videoaulas-curso-regular/

Ah… o curso é voltado para quem está estudando para concursos, mas também pode te ajudar muito  se você está estudando gestão de pessoas (ou gestão por competências) para outros propósitos, já que é mais completo e atualizado do que os livros disponíveis no mercado!

Um forte abraço e sucesso!

Prof. Carlos Xavier

www.facebook.com/professorcarlosxavier

periscope: @ProfCarlosXavier

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Oi professor, Estou gostando muito do seu material, porém sugiro a criação de um curso só de discursivas em teoria das organizações, isso facilitará a vida, de quem já adquiriu o seu curso de teorias e questões, e precisa se preparar para as discursivas.
    Adriana Tavares em 22/06/16 às 12:19
    • Oi Adriana! Vamos avaliar a viabilidade de um curso assim, mas por enquanto está difícil por conta do corre-corre. Os cursos de discursivas só lançamos para concursos muito específicos, pois o nível de trabalho para produzir um curso desses costuma ser absurdo e o preço, consequentemente, mais caro que o normal. Abraço! Prof. Carlos Xavier
      Carlos Xavier em 09/08/16 às 10:32
  • Esse foi um dos temas da questão discursiva do TRF 3 (domingo - 19/06) para o cargo de AjAA
    Mariana Neris em 21/06/16 às 20:00
    • Não vi a discursiva ainda, mas é um tema bem interessante e que cai muito em discursivas mesmo!
      Carlos Xavier em 02/07/16 às 18:40