Artigo

Gabarito Preliminar TRE-BA – Segurança Judiciária: Noções de Primeiros Socorros ou Primeiros Socorros, Cespe? [CABE RECURSO]

Gabarito Preliminar TRE-BA – Segurança Judiciária: Noções de Primeiros Socorros ou Primeiros Socorros, Cespe? [CABE RECURSO]

Olá, amigos!

Para quem não me conhece ainda, meu nome é Marcos Girão e sou professor aqui do Estratégia Concursos, lecionando as disciplinas Leis Penais Especiais, Legislação de Trânsito e Segurança Corporativa para concursos Públicos.

Para o certame TRE/BA, fiquei responsável por ministrar, junto ao brilhante Prof. Alexandre Herculano,  as disciplinas cobradas na parte de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS para o cargo de Técnico Judiciário Especialidade Segurança Judiciária!

Por demandas grande de trabalho aqui no Banco, não consegui comentar as questões antes da publicação do gabarito preliminar. Por isso, deixo aqui minhas desculpas.

Sobre a prova, a considerei de nível fácil para mediano pra quem estudou direitinho e com muito foco o nosso material. Apesar de ser o mais completo para a área, as bancas sempre trazem pequenas novidades, por nós não cobertas, no intuito de despistar e tentar derrubar os mais preparados. Sempre foi assim e faz parte da guerra!

Quanto à prova, analisando as questões, não encontrei possibilidade de recursos no gabarito, mas fiquei muito preocupado com o nível de questões cobradas na parte de Primeiros Socorros. Algumas das questões apresentadas (como as que cobraram sobre a classificação da morte, a Escala de Glasgow e volemia) ultrapassaram, a meu ver, o patamar da doutrina de Primeiros Socorros, no nível em que foi cobrado no Edital TRE/BA 2017 para o cargo, que assim dispôs no item 7 da parte de Conhecimentos Específicos:.

7 Noções de primeiros socorros: avaliação da cena, avaliação da vítima, primeiros cuidados, parada cardiorrespiratória, lesões traumáticas, lesões térmicas, sangramento, asfixia, inconsciência e desmaios, transporte da vítima.

Segundo o Manual de Primeiros Socorros da Fundação Oswaldo Cruz (documento oficial patrocinado pelo Ministério da Saúde):

Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.”

Se você percorrer esse Manual, referência no setor público sobre o tema Noções de Primeiros socorros, cujo link encontra-se abaixo, não encontrará qualquer citação ao que foi cobrado nas questões 49. 50 e 52 da Prova Tipo 01.

Manual de Primeiros Socorros – Fiocruz (Ministério da Saúde)

Ao cobrar os assuntos citados, como classificação da morte, volemia e Escala de Glasgow, a banca nos remete a procedimentos e conhecimentos mais avançados de atendimento a vítimas de acidentes, doenças e traumas.  Pede-se, assim, a ANULAÇÃO das questões, por extrapolarem o conteúdo cobrado no Edital.

Conhecendo o CESPE como conheço, não sei se a banca se dobrará a esse argumento. Ela terá que se explicar em caso de indeferimento!

Nas demais questões, não vi problemas. No entanto, não somos donos da verdade e, se tiverem dúvidas a respeito de outras questões, favor enviem comentários a esse post,  que tentarei responder o mai breve possível.

Bom, é isso!

Espero ter ajudado!

E se quiserem falar comigo, tirar dúvidas e ter acesso a dicas e conteúdos gratuitos, acesse nossas redes sociais:

Email: [email protected]

Fanpage do Prof. Marcos Girão

Canal do Youtube – Prof. Marcos Girão

Periscope – Prof. Marcos Girão

Instagram: @profmarcosgirao

Grande abraço e bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.