Artigo

Gabarito PMMA Informática SOLDADO: comentários às questões CESPE (recurso deferido!)

Olá pessoal!

Venho aqui para comentar as questões de Informática da prova da Polícia Militar do Estado do Maranhão para Soldado, aplicada pela banca CESPE. Foi uma prova difícil, com MUITAS questões de informática em uma única prova CESPE. Nunca vi 25 questões de informática em uma única prova. Fica a sensação de que o órgão pediu para pegarem pesado na matéria.

Vejamos:

No que diz respeito ao Windows 7, julgue os itens subsequentes.

  1. Um perfil é criado automaticamente para o usuário na primeira vez em que ele efetua o login no referido sistema operacional.

O gabarito preliminar da banca é CORRETO. A rigor, a ajuda da Microsoft afirma que “na primeira vez que um usuário faz logon no computador, o Windows 7 cria a pasta de perfil do usuário copiando o perfil de usuário padrão de C:\Users\Default para a pasta de perfil do usuário.” O problema é que a frase está RETIRADA DE CONTEXTO, uma vez que esta informação é apresentada APÓS A CONFIGURAÇÃO da conta de usuário pelo administrador. Confira você mesmo em :https://technet.microsoft.com/pt-br/library/gg241188%28v=ws.10%29.aspx?f=255&MSPPError=-2147217396

 

  1. Se o computador estiver conectado a Internet, o perfil do usuário será criado na nuvem da Microsoft.

O perfil do usuário, quando criado, é feito em uma pasta dentro do próprio computador. Na época do Windows 7 não havia toda essa integração com a nuvem.

Gabarito:ERRADO.

  1. Quando um usuário cria um perfil no Windows 7, suas configurações ficam registradas e são disponibilizadas sempre que ele efetua login no computador. 

Esse é o objetivo de se criar um perfil no Windows 7.

Gabarito: CORRETO.

Julgue os itens a seguir, relativos ao Microsoft Word 2007.

  1. No Microsoft Word 2007, o uso do padrão XML torna os arquivos maiores e mais confiáveis quando comparados com os arquivos do tipo RTF.

Com o XML no formato DOCX, os arquivos ficam MENORES, comparados ao RTF.

Gabarito:ERRADO.

  1. Os arquivos do Word 2007 têm a extensão .docx.

Formato padrão a partir da versão 2007 do Office.

Gabarito:CORRETO.

  1. O Microsoft Word 2007 suporta a inserção de imagens dos tipos JPEG e PNG em um documento.

Colocar imagens dentro de um documento é um procedimento comum.

Gabarito:CORRETO.

Acerca do Microsoft Excel 2007, julgue os itens que se seguem.

  1. A função TIRAR remove todas as fórmulas de juros compostos que não possam ser impressas.

A função TIRAR remove todos os caracteres do texto que não podem ser impressos.

Gabarito:ERRADO.

  1. Para exportar uma planilha do Microsoft Excel para o formato PNG, é necessário instalar o software XLS2PNG da Microsoft.

O gabarito preliminar da banca apontou errado, mas nosso recurso foi DEFERIDO e agora o gabarito é CORRETO.

Veja como foi nossa PROPOSTA DE RECURSO:Sugiro que vocês formulem recursos USANDO AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS com a seguinte linha de raciocínio. “O Excel 2007 não consegue exportar pastas de trabalho no formato PNG. Porém, no site da Microsoft, é disponibilizado o programa XLS2PNG, (https://gallery.technet.microsoft.com/office/XLS2PNG-9fb3397e#content), que consegue realizar a exportação de uma planilha do Excel para o formato PNG. Portanto, entende-se que a assertiva é correta, sugerindo-se a inversão de gabarito ou a anulação do item.”

http://www.cespe.unb.br/concursos/PM_MA_17/arquivos/PM_MA_17_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  1. No Microsoft Excel, a função SE retornará um valor se uma condição de verificação for verdadeira e outro valor se a condição for falsa.

Essência da função SE. Retornar o segundo parâmetro se a condição for verdadeira e retornar o terceiro parâmetro se a condição for falsa.

Gabarito:CORRETO.

Julgue os próximos itens, relativos ao Microsoft PowerPoint 2007.

  1. Por meio da aba design, é possível escolher, entre diferentes estilos, o tema da página de uma apresentação.

O grupo de comandos TEMAS, dentro desta aba, permite tal escolha.

Gabarito:CORRETO.

  1. A aba revisão dispõe de funcionalidades que permitem ao usuário escolher, por exemplo, um tipo de transição para o eslaide bem como a velocidade da transição.

Transição para slides, no PowerPoint 2007, encontra-se na aba Animações, não na aba Revisão.

Gabarito:ERRADO.

  1. O Microsoft PowerPoint 2007 permite imprimir apresentações na forma de folhetos, com até nove eslaides, em uma página.

Folhetos podem mostrar 1, 2, 3, 4, 6 ou 9 slides por página.

Gabarito:CORRETO.

A respeito do gerenciamento de arquivos, pastas e programas no Windows 7, julgue os itens seguintes.

  1. No Windows 7, uma mesma pasta pode conter dois arquivos com o mesmo nome e a mesma extensão.

Podemos ter dois arquivos de nomes diferentes com a mesma extensão, podemos ter dois arquivos de nome igual e extensões diferentes, mas não podemos ter dois nomes iguais com a mesma extensão.

Gabarito:ERRADO.

  1. Além de permitir que uma mesma pasta contenha arquivos de vídeo, imagem e musica, o Windows 7 possibilita a criação de subpastas com arquivos ocultos.

Pastas e subpastas com arquivos ocultos, ou mesmo pastas e subpastas ocultas é um procedimento comum no Windows 7.

Gabarito:CORRETO.

  1. Uma pasta oculta é um tipo de pasta de sistema protegido com bibliotecas de códigos que não podem ser modificados.

Uma pasta oculta é apenas uma pasta que não fica visível aos olhos do usuário, mas que pode ser acessada e manipulada normalmente.

Gabarito:ERRADO.

A respeito de protocolos que dão suporte ao funcionamento da Internet, de intranets e de correio eletrônico, julgue os itens a subsecutivos.

  1. O protocolo DNS, entre outras funcionalidades, transforma um nome em um endereço MAC da placa de rede.

O protocolo DNS transforma nome em ENDEREÇO IP válido.

Gabarito:ERRADO.

  1. O uso de correio eletrônico na Internet não depende do DNS, já que a caixa postal é universal na nuvem.

Pela desculpa esfarrapada da questão você já fica desconfiado. Na prática, quando um servidor de email envia a mensagem para outro servidor, ele também precisará saber o IP do servidor de destino, e essa informação também é obtida via DNS.

Gabarito:ERRADO.

  1. Tanto o protocolo HTTP quanto o protocolo HTTPS podem ser utilizados em intranets e na internet.

A Intranet é ANÁLOGA à Internet. HTTP e HTTPS podem ser utilizados em ambas as redes.

Gabarito:CORRETO.

Acerca de softwares livres, julgue os itens a seguir.

  1. A liberdade de executar o programa para qualquer propósito, desde que não seja para fins ilícitos e(ou) militares, é uma das denominadas quatro liberdades essenciais do software livre.

Cheguei a achar que a questão estava correta mas revisei minha opinião, e por causa de vocês, alunos! Realmente a liberdade ZERO diz que o programa pode ser utilizado para qualquer propósito MESMO! Não há restrição alguma, logo, esse papo de fins ilícitos ou militares está errado.

Gabarito:ERRADO.

  1. Um requisito para que um software seja tipificado como livre é o usuário ter acesso ao código-fonte para aperfeiçoar o programa e liberar os aprimoramentos realizados, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Esta é a liberdade número 3.

Gabarito:CORRETO.

  1. Para ser considerado livre, um software não pode ser comercial nem sua cópia pode ser oferecida mediante pagamento.

Software livre não é sinônimo de software gratuito. Veja mais em https://www.gnu.org/philosophy/selling.pt-br.html.

Gabarito:ERRADO.

  1. GNU Lesser GPL e GNU GPL são exemplos de licenças de software livre.

Ambas são licenças de software livre.

Gabarito:CORRETO.

Em um desktop foi instalada uma placa-mãe que contém quatro slots para a memória DDR3 com suporte para dual-channel e com um processador recente da Intel da linha core. Após a instalação do sistema operacional, foram obtidas as informações apresentadas na figura a seguir.

Considerando a situação hipotética e a figura precedentes, julgue os itens seguintes, relativos a hardware e software para o ambiente de microinformática.

  1. Os processadores mais recentes possuem, entre outras funcionalidades, a capacidade de ajustar dinamicamente seu desempenho de acordo com a demanda exigida pelo processamento.

Este é um recurso bem comum nos processadores atuais.

Gabarito:CORRETO.

  1. Na arquitetura do computador da situação em apreço, assim como nas arquiteturas atuais, há uma BIOS para cada slot de memória.

A BIOS é uma só para todo o computador.

Gabarito:ERRADO.

  1. A situação apresentada indica que o sistema operacional está configurado erroneamente, pois há um único processador e, por isso somente poderia haver a identificação um único processador.

Provavelmente temos um processador DUAL-CORE. Por isso estamos vendo dois gráficos ilustrando dois núcleos do processador.

Gabarito:ERRADO.

  1. A troca do processador do referido desktop para um processador com uma frequência de clock maior resultará necessariamente em melhora de desempenho do hardware e do software.

Aqui você precisa ter um pouco mais de atenção. Como o gráfico indica que a utilização do processador está em apenas 19%, isto significa que ele está sendo subutilizado. Logo, colocar um processador melhor não necessariamente indica uma melhora de performance, uma vez que mal está sendo utilizada a capacidade atual do mesmo.

Gabarito:ERRADO.

  1. Na situação em apreço, dada a quantidade de slots de memória ocupados e de processadores, é impossível utilizar o dual-channel porque é necessário haver dois processadores físicos e dois pentes de memoria instalados reconhecidos para que seja possível utilizar o dual-channel.

Não há a exigência de dois processadores para a utilização de dual-channel. Além disso, pela imagem, não é possível saber quantos pentes de memória estão instalados na placa-mãe.

Gabarito:ERRADO.

Com relação à cópia de segurança (becape), julgue os próximos itens.

  1. As cópias de dados devem ser mantidas em local seguro, sendo necessário que, mesmo em acesso local ou remoto, elas fiquem resguardadas de pessoal não autorizado e de agentes naturais como calor, poeira e umidade.

Com certeza!

Gabarito:CORRETO.

  1. Com a utilização do aplicativo Backup e Restauração do Windows 7, é possível para o usuário criar uma imagem do sistema operacional e restaurá-la quando necessário.

Sim, é possível. Confira em:https://support.microsoft.com/pt-br/help/17127/windows-back-up-restore

Gabarito:CORRETO.

  1. Em relação ao becape, é possível manter, no máximo, duas versões da imagem do sistema criadas pelo aplicativo Backup e Restauração do Windows 7, e, no caso de haver uma terceira versão, a mais antiga será substituída.

Não existe um limite numérico para a quantidade de versões da imagem do sistema. Contudo, as versões mais antigas começam a serem apagadas quando o disco fica cheio.

Gabarito:ERRADO.

  1. Um dos procedimentos de becape é a recomendação de que se realize criptografia das cópias de segurança, caso seja necessário manter confidencialidade e sigilo dos dados.

Sem dúvida, uma boa prática.

Gabarito:CORRETO.

A seguir são apresentadas três situações hipotéticas.

I.Um usuário, após sequestro de seus dados, recebeu a informação de que, para reavê-los, seria necessário realizar um pagamento ao sequestrador.

II.Um usuário recebeu informação, por meio do setor de segurança da informação do seu órgão, de que seu computador, sem seu conhecimento, havia sido usado em um ataque a uma rede de outro órgão.

III. Em um dado momento do dia, um usuário notou que sua máquina estava consumindo mais recursos de memória do que o habitual e, ao executar no computador um programa de proteção, obteve a seguinte mensagem: “arquivo xpto infectado com o worm xyz.”

Com referência a essas situações hipotéticas e à segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

  1. O ataque descrito na situação I. é o ransonware, que, geralmente usando criptografia, torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento.

O ataque I é um exemplo didático de ransomware.

Gabarito:CORRETO.

  1. A situação II. Pode ter ocorrido por meio de bot, um programa que dispõe de determinados mecanismos de comunicação com o invasor, os quais permitem que o computador invadido seja controlado remotamente, propagando a infecção de forma automática e explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados.

Cheguei a argumentar que este item estaria errado, mas, depois de analisar melhor, reviso o meu entendimento e concordo com a banca. Um computador contaminado por um BOT pode ser utilizado em ataques remotos, propagando a sua infecção e explorando vulnerabilidades em programas instalados, tudo isso sem a ciência e nem o consentimento do usuário.

Gabarito:CORRETO.

  1. A situação III. caracteriza-se mais como vírus do que como um worm, pois os vírus são responsáveis por consumir muitos recursos, ao passo que os worms permitem o retorno de um invasor ao computador comprometido.

A definição de worms foi trocada com a definição de backdoor.

Gabarito:ERRADO.

  1. As três situações apresentadas poderiam ter sido evitadas se um antiadlware atualizado e funcional estivesse instalado nos computadores em questão, uma vez que esse é um tipo de programa capaz de evitar infecções e ataques.

Um antiadware seria incapaz de proteger o computador destes múltiplos malwares e ataques. A melhor defesa seria ter um antimalware e um firewall instalados.

Gabarito:ERRADO.

Considerações finais: Esta é a prova CESPE mais pesada que já vi nos últimos dois anos, sem dúvida. Prova longa, cansativa! Demorei para fazer a prova e fiquei inseguro em muitos momentos. Os soldados da Polícia Militar do Maranhão serão verdadeiros experts no assunto, pelo visto!

Enfim, saiba que você que fez esta prova pegou uma PEDREIRA. Se não foi bem, não se assuste nem desanime, pois esta não é a realidade da maioria das provas da matéria.

Após o gabarito preliminar, volte aqui para saber se temos recursos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que deus lhe abençoe também Maurício!
    Victor Dalton em 08/02/18 às 06:25
  • Prof. Victor, gosto da sua humildade. Poucos professores assumiriam insegurança em determinada questão. Isso muito nos ajuda. Que Deus o abençoe!!!
    mauricio em 07/02/18 às 18:44
  • Olá Helson! Você tem um argumento forte. Pra ser bem sincero, prefiro aguardar o posicionamento final da banca. Achei essa questão uma sacanagem com o candidato. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 27/12/17 às 17:33
  • Olá Tiago! Acho que a história do Windows 8 não "cola" porque a ajuda do Windows fala que funciona no Windows 7. Acho melhor seguir a linha de raciocínio de que o contexto não é suficientemente claro. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 27/12/17 às 17:32
  • Claro que pode! Mas confira novamente sua prova, pois só tenho duas divergências em relação ao gabarito, ok?
    Victor Dalton em 26/12/17 às 12:26
  • Questão 93 - Para exportar uma planilha do Microsoft Excel para o formato PNG, é necessário instalar o software XLS2PNG da Microsoft. Caro Victor, olhando atentamente a questão 93, o enunciado cita microsoft excel, o que abre margem para qualquer versão (se não estou enganado), contudo, sabemos que a versão objeto do certame é excel 2007. Bem, indo ao ponto, acessando o link para o programa, tem-se a seguinte informação: "This script will probably need some tuning on other languages and/or powershell versions. Tested with PS 3.0 and Excel 2010 on Win 7 64bit EN-US." Último período diz que foi testado com PowerShell 3.0 e (ATENÇÃO) Excel 2010 no windows 7 64 bits versão inglês americano, ou seja, no meu entendimento, a questão está errada não pelo fato de o programa não existir, mas por ele não se aplicar à versão 2007.
    Helson em 23/12/17 às 14:04
  • professor a questão 86 que vc comentou cabe recursos devido a não compreensão da questão, em outro site olhei que a questão está equivocada pq ela fala em windows 7 e sendo que veio a surgir a partir do windows 8 em diante (assim explicado no outro site). fiquei com um pouco de duvida posso alegar as duas situações ou somente a que vc resolveu.
    Tiago em 21/12/17 às 16:01
  • Pela a sua correcao eu aceitei muitas questoes e pelo o gabarito nao.posso entra com recurso nas que aceitei com sua correcao
    Ronaldo em 20/12/17 às 21:14
  • Entendo que as características semelhantes sejam suficientes para que o item esteja correto.
    Victor Dalton em 20/12/17 às 20:21
  • professor, sobre o item do 118, mesmo o bot contendo algumas dessas características, não é o backdoor que permite que o terminal seja controlado remotamente ? Por sua vez, o bot não seria controlado pelo invasor ? pq as características são muito parecidas. Imagino que há diferenças ai
    Serejo em 20/12/17 às 18:15
  • Olá Pinheiro! Sinceramente não saberia dizer. Acho que informática vai jogar a nota um pouco para baixo.
    Victor Dalton em 20/12/17 às 11:02
  • Questões 86 e 93. Confira as propostas de recursos nos comentários das questões!
    Victor Dalton em 20/12/17 às 11:01
  • Mudei meu entendimento e agora concordo com a banca.
    Victor Dalton em 20/12/17 às 11:00
  • Questões 86 e 93. Confira as propostas de recursos nos comentários das questões!
    Victor Dalton em 20/12/17 às 11:00
  • Questões 86 e 93. Confira as propostas nos comentários das questões!
    Victor Dalton em 20/12/17 às 11:00
  • 86 e 93. Confira as propostas nos comentários das questões!
    Victor Dalton em 20/12/17 às 10:59
  • Olá Pablo! Revisei o meu entendimento e agora concordo com a banca.
    Victor Dalton em 20/12/17 às 10:58
  • Professor, a questão 118, não entendi porque não pode ser bots, eles não se propagam automaticamente, explorando vulnerabilidades...e ainda dispõem de mecanismo de comunicação com o invasor?
    Thais Guedes Holanda em 20/12/17 às 10:01
  • Retifiquei meu entendimento e concordei com a banca nesta questão!
    Victor Dalton em 20/12/17 às 09:12
  • Alguma possibilidade de recurso?
    Julyano em 20/12/17 às 08:33
  • Na verdade foram 35 questões de informática professor. Obrigado pela correção...
    Francisco de Oliveira em 19/12/17 às 22:32
  • Professor a questão 92 que fala sobre a função SE (excel) no gabarito Cespe está ERRADA e aqui e no meu entendimento em excel está CORRETO, a questão 96 fala sobre a aba Revisão (Power Point) no gabarito Cespe está ERRADA e aqui e no meu entendimento em Power Point está CORRETO, a questão 97 que fala sobre impressão de até 9 eslaides no gabarito Cespe está ERRADA e aqui e no meu entendimento em Power Point está CORRETO, a questão 99 que fala sobre a modificação de arquivos ocultos no gabarito Cespe está CERTA e aqui e no meu entendimento em Windows está ERRADA alguém pode comentar? assim como outras questões dos gabaritos também estão assim.
    Felipe em 19/12/17 às 21:35
  • Vamos ter recursos ?? Em alguma questão , possa ter confundido muito .
    Paulo em 19/12/17 às 21:21
  • Professor, sobre a questão 88 que trata da criação automática de um perfil para o usuário que efetuar login no sistema operacional, qual o embasamento teórico que posso usar para entrar com recurso? Pois o meu entendimento está alinhado ao seu, que a questão está Errada. Se puder ajudar, agradeço.
    Edisangela irma em 19/12/17 às 19:44
  • Por favor pode nos informar quais questoes cabe recurso
    Fagner em 19/12/17 às 19:33
  • Nao foram 25 questões e sum 35
    raquel saba em 19/12/17 às 16:03
  • 104. A liberdade de executar o programa para qualquer propósito, desde que não seja para fins ilícitos e(ou) militares, é uma das denominadas quatro liberdades essenciais do software livre. Prof. essa questão você marcou como CORRETA, mas pelo que entendi em https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html e em https://linuxdicasesuporte.blogspot.com.br/2017/02/liberdade-do-software-livre-free.html software livre tem que ser usado para qualquer propósito e sem nenhuma restrição, porém a questão diz que o software livre é restrito para fins ilícitos e(ou) militares. esta questão não estaria ERRADA? se puder tirar essa dúvida agradeço muito...
    José Wanderson em 19/12/17 às 15:21
  • Caro Vitor, saudações. Na sua experiência, qual será a nota de corte que a banca vai adotar para que o candidato seja classificado para as próximas etapas? Grato pela atenção!
    Pinheiro em 19/12/17 às 15:09
  • Professor foram 35 questoes.. releia a 118. Acho que intepretou de maneira equivocada.. nao fala em nenhum momento na questao que ele se espalha de forma automatica.. mas so apos ser acessado remotamente.
    Pablo Mousinho em 19/12/17 às 14:54
  • Olá Antônio! O gráfico mostra que a utilização do processador está em 20%. Acho que a banca queria que você interpretasse essa informação antes de afirmar que o software em execução melhoraria a sua performance.
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:45
  • Infelizmente concordo com você. Foram muitas questões, e muitas questões maldosas!
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:44
  • Acho que você está certa Paty! Estou mudando de opinião!
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:43
  • Acho que você está certo Lucas! Já estou mudando de opinião...
    Victor Dalton em 19/12/17 às 14:43
  • gente, não transcrevi aquela frase para a folha resposta. será que tenho chance de ser eliminada por isso? não estou nem dormindo direito por esse vacilo.
    Tatiane Mandu em 19/12/17 às 14:20
  • Olá amigo! Quanto a liberdade de software livre, não há nada que desabone o uso para fins ilícitos ou militares, tendo em vista que a liberdade é para literalmente QUALQUER finalidade. Um abraço!
    Lucas Bernardes da Silva em 19/12/17 às 13:02
  • A questão 111 está correta, ele perguntou se vai haver melhora, e de fato haverá, não foi mencionado em nenhum momento que o computador estava sendo utilizado com a sua capacidade plena
    Antonio Victor Cutrim Lima em 19/12/17 às 12:12
  • Professor, vc colocou a questão 104 como certa, mas nas 4 liberdades dos softwares livres tem essa limitação que consta na questão?? "A liberdade de executar o programa para qualquer propósito, 》》》》desde que não seja para fins ilícitos e(ou) militares, é uma das denominadas quatro liberdades essenciais do software livre".
    paty em 19/12/17 às 11:45
  • Com certeza a nota de corte desse concurso será baixa, o nível das questões de informatica foi pra quebrar os concurseiro, Questões que até mesmo aqueles que trabalham na área levaria um bom tempo pra interpretar. boa sorte concurseiros
    @mauriciobiel em 19/12/17 às 11:30
  • Já corrigi Amanda, obrigado por observar!
    Victor Dalton em 19/12/17 às 10:37
  • Pessoal vocês notaram que o gabarito não tinha nada que identificasse o candidato só o código de barras.
    Fernando em 19/12/17 às 10:28
  • Professor, Dalton! a última questão está com um conceito diferente porque na sua está escrito antimalware e na minha está escrito antiadware... o senhor conferiu correto esse termo porque ao meu ver a questão 120 está errada.
    Santos em 19/12/17 às 10:11
  • Olá Rafael! Verdade! Ficou fácil mesmo, rs. Corrigi o comentário, obrigado por avisar!
    Victor Dalton em 19/12/17 às 10:02
  • Ricardo! Não recebi essa prova! Assim que ela estiver disponível eu também comentarei, ok?
    Victor Dalton em 19/12/17 às 09:59
  • Professor, bom dia. Na questão 120 de informatica , a banca cespe não utilizou o termo antimalware, mas sim ANTIADWARE. Sendo assim, e levando em conta seu brilhante pensamento, a questão de todo jeito torna-se errada.
    rafael sobrinho macedo em 19/12/17 às 09:57
  • Por favor responde a prova aplicada para o cargo de primeiro tenente - odontólogo.
    Ricardo em 19/12/17 às 09:43