Artigo

Gabarito ISS Lages – Aspectos Históricos e Geográficos

Olá pessoal,

Seguem os meus comentários da prova do concurso do ISS da Prefeitura de Lages (Santa Catarina). Não vislumbro possibilidades de recursos para nenhuma das questões.

Na minha disciplina, a prova esteve abaixo do nível de escolaridade exigido para o cargo e para a própria importância do cargo – Auditor Fiscal Tributário. O examinador foi preguiçoso, pois, as questões foram de nível de escolaridade fundamental e médio.

A questão 1 cobrou o conhecimento sobre um número, perguntou qual era o IDHM de Lages em 2010. Conforme o IBGE, o IDHM de Lages em 2010 era de 0,770.

A questão 2 também está correta. Conforme escrevemos em uma das apostilas do curso: Para 2015, de acordo com estimativas do IBGE, o estado possui uma população de 6.819.190 habitantes. Ou seja, gabarito “b”: Superior a 6 milhões e 500 mil habitantes. Vejam que é mais uma questão que cobrou um número.

A questão 3 perguntava sobre o principal programa social do Governo Federal. Lendo com atenção o fragmento de texto apresentado, já era possível excluir das alternativas de resposta o Pronatec e o Minha Casa, Minha Vida (o texto fala dos “sem casa”). A partir daí, fica muito fácil de responder que o principal programa social do governo é o “Bolsa Família”.

A questão 4 perguntou qual o jurista brasileiro que ganhou projeção nacional por sua atuação na Operação Lava Jato. Ora, a mais de dois anos que o seu nome aparece diariamente nos noticiários da imprensa – o juiz Sérgio Moro.

Na questão 5, o candidato tinha que assinalar a alternativa em que todas as expressões são denominações de redes sociais. Nas alternativas “b” a “e” há erros visíveis, explícitos. Vejamos: (b) Microsoft, (c) Apple, (d) Microsoft e Associated Press, uma agência de notícias e (e) Windows e OS X. O candidato poderia não saber que o OS X é um sistema operacional de computadores, mas, não tem como não saber que o “Windows” não é uma rede social. Assim, gabarito “a”.

Um grande abraço,

Prof. Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.