Artigo

Gabarito ISS Campo Grande – Auditoria

Olá, amigos. Comentamos nesse artigo as 02 (duas) questões de auditoria presentes na prova do ISS Campo Grande. O nível das questões foi fácil. Não enxergamos possibilidade de recursos.

Vamos para a ação?!

93. Conforme a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, analise as alternativas e aponte a alternativa CORRETA.

I. Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

II. A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita após o encerramento dos trabalhos; pois há mais segurança em apontar os riscos.

III. Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou um método de seleção de itens a serem testados, podem ser empregadas técnicas de amostragem.

IV. O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

a) As alternativas I, II e III estão corretas.

b) As alternativas II e III estão corretas.

c) As alternativas I e II estão corretas.

d) As alternativas II, III e IV estão corretas.

e) As alternativas I, III e IV estão corretas.

Comentários:

I. CORRETO, nos exatos termos exatos da NBC TI 01. Vejamos:

12.2.3.1 – Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

II. ERRADO. A análise dos riscos da auditoria interna deve ser feita na fase de PLANEJAMENTO. Vejamos:

12.2.2.1 – A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita na fase de planejamento dos trabalhos; estão relacionados à possibilidade de não se atingir, de forma satisfatória, o objetivo dos trabalhos.

III. CORRETO, também nos termos exatos da NBC TI 01.

12.2.4.1 – Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou um método de seleção de itens a serem testados, podem ser empregadas técnicas de amostragem.

IV. CORRETO. É exatamente isso o que prevê a NBC TI 01.

12.2.1.1 – O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

Gabarito: E

94. O profissional da contabilidade deve cumprir alguns princípios éticos. Aponte a alternativa que apresente todos os princípios éticos conforme a Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 100.

a) Integridade, objetividade, competência profissional e devido zelo, agilidade profissional e comportamento profissional.

b) Integridade, objetividade, competência pessoal e devido zelo, agilidade profissional e comportamento profissional.

c) Integridade, objetividade, competência profissional e devido zelo, sigilo profissional e comportamento profissional.

d) Interatividade, objetividade, competência profissional e devido zelo, sigilo profissional e comportamento profissional.

e) Interatividade, subjetividade, competência profissional e devido zelo, sigilo profissional e comportamento profissional.

Comentários: os princípios fundamentais de Ética Profissional estão dispostos em algumas normas de auditoria/contabilidade (NBC TA 200, NBC PG 100, dentre outros). Nos termos da NBC PG 100:

100.5 O profissional da contabilidade deve cumprir os seguintes princípios éticos:

(a) Integridade – ser franco e honesto em todos os relacionamentos profissionais e comerciais.

(b) Objetividade – não permitir que comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros afetem o julgamento profissional ou de negócio.

(c) Competência profissional e devido zelo – manter o conhecimento e a habilidade profissionais no nível adequado para assegurar que clientes e/ou empregador recebam serviços profissionais competentes com base em desenvolvimentos atuais da prática, legislação e técnicas, e agir diligentemente e de acordo com as normas técnicas e profissionais aplicáveis.

(d) Sigilo profissional – respeitar o sigilo das informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais e, portanto, não divulgar nenhuma dessas informações a terceiros, a menos que haja algum direito ou dever legal ou profissional de divulgação, nem usar as informações para obtenção de vantagem pessoal pelo profissional da contabilidade ou por terceiros.

(e) Comportamento profissional – cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que desacredite a profissão.

Gabarito, portanto, letra C.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.