Artigo

Gabarito Iphan de Arquivologia – Auxiliar Institucional Área 1 (Extraoficial)

Olá, pessoal. Aproveitando meu horário de almoço para trazer o gabarito do Iphan – extraoficial para Auxiliar Institucional.

A Serenna (arquivista concursada) e eu ficamos em dúvida sobre o possível gabarito de uma das questões (em vermelho).. Sobre as demais, acreditamos que a Banca não vá trazer grandes surpresas.

Lembre-se de olhar o início do enunciado e não o número da questão, pois a numeração tende a não bater.

Acerca da gestão arquivística, julgue os itens a seguir:

  1. A avaliação de documentos é uma das atividades principais da área de protocolo, visto que subsidia a criação da tabela de temporalidade de documentos.

Comentários: a avaliação de documentos não é uma das atividades desenvolvidas na área de protocolo. As atividades desenvolvidas na área de protocolo são: recebimento, registro e autuação, classificação, expedição e distribuição, e controle e movimentação.

Gabarito Extraoficial: E

  1. O arquivo permanente é destinado à guarda de documentos que perderam seu valor administrativo, mas que ainda possuem valor legal ou histórico.

Comentários: os documentos primários possuem valor administrativo, fiscal e legal. Já os documentos secundários possuem valor histórico, cultural, probatório e informativo. Portanto, a questão erra ao dizer que os documentos permanentes possuem valor legal.]

Gabarito Extraoficial: E

  1. A correspondência oficial que trata de informações de caráter pessoal é classificada como ostensiva.

Comentários: Se é uma correspondência de caráter pessoal, a classificação deve ser sigilosa.

Gabarito Extraoficial: E

  1. O arquivo é composto, em sua maioria, de documentos originais e respectivas cópias.

Comentários:  essa questão é complicada porque o examinador está dizendo que os documentos originais possuem suas respectivas cópias, o que não necessariamente acontece. Vamos aguardar o gabarito, mas acredito que essa questão está incorreta

Gabarito Extraoficial: E (aguardar gabarito)

A respeito da gestão eletrônica de documentos, julguem os itens que se seguem

  1. Documentos eletrônicos, ao contrário dos convencionais, não podem ser considerados completos em relação à sua forma estrutural somente pela inclusão e data e assinatura.

Comentários: os elementos corretos são data, autor, destinatário, assunto e título.

P.s. eu havia “comido” o “NÃO” quando digitei o enunciado. Por isso, troquei o gabarito extraoficial. Obrigado aos alunos que avisaram.

Gabarito Extraoficial: Certa

  1. O documento digital que não permite alteração de forma e conteúdo é considerado estático

Comentários: esse é o conceito de documento digital estático.

Gabarito Extraoficial: C

  1. Após microfilmagem, os documentos oficiais ou públicos com valor de guarda permanente poderão ser eliminados, desde que se garanta sua inutilização por completo.

Comentários: documentos de valor permanente, ainda que microfilmados, não podem ser eliminados.

Gabarito Extraoficial: E

  1. O conteúdo de bases de dados dinâmicas não pode ser considerado documento arquivístico.

Comentários: os documentos arquivísticos podem se apresentar de diversas formas: planilha, áudio, base de dados, imagens, textos…

A resolução nº 37 do Conarq, de 2012, nas considerações iniciais, diz que “Considerando que os documentos arquivísticos digitais podem se apresentar na forma de texto, imagem fixa ou em movimento, áudio, base de dados, planilha e outras num repertório crescente de possibilidades;”
Então, como a teoria não trabalha com a palavra “dinâmica”, consideramos que a base de dados pode sim ser considerado arquivístico, afinal, é um documento orgânico, que registra as atividades da instituição e possui valor primário e possível valor secundário. Desta forma, não entendemos que não caiba recurso.

Gabarito Extraoficial: Certa 

 

Espero que tenham ido bem na prova e que tudo dê certo. Se for o caso, caia dentro dos recursos e não desista. O concurso ainda não acabou.

Abraços

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A questão 114 teve gabarito oficial preliminar e definitivo como CERTO. Entrei com recurso contra o preliminar, mas pelo visto de nada adiantou. :(
    Felipe em 20/09/18 às 13:55
  • Obrigado! Digitei errado. Mas, analisando com mais calma, creio que não caiba recurso. Atualizei o
    Ronaldo Fonseca em 30/08/18 às 10:01
  • O item 120 diz "bases de dados autônomas... ", mas na prova diz " bases de dados dinâmicas...", e o gabarito foi dado como certo. Existe possibilidade de recurso nesse item?
    Felipe em 29/08/18 às 19:14
  • Sim, você está certa. Atualizei o artigo. Obrigado!
    Ronaldo Fonseca em 28/08/18 às 07:43
  • Você tem razão. Obrigado!
    Ronaldo Fonseca em 28/08/18 às 07:43
  • Você tem razão. Obrigado!
    Ronaldo Fonseca em 28/08/18 às 07:42
  • Você tem razão. Obrigado!
    Ronaldo Fonseca em 28/08/18 às 07:42
  • Você tem razão. Obrigado!
    Ronaldo Fonseca em 28/08/18 às 07:42
  • Professor, esta sua questão abaixo, está incompleta e diferente da prova, consequentemente, acredito que o gabarito seja outro. Veja: Sua questão: Documentos eletrônicos, ao contrário dos convencionais, podem ser considerados completos em relação à sua forma estrutural somente pela inclusão e data e assinatura. Comentários: os elementos corretos são data, autor, destinatário, assunto e título. Gabarito Extraoficial: E Questão da prova: Documentos eletrônicos, ao contrário dos convencionais, NÃO podem ser considerados completos em relação à sua forma INTELECTUAL somente pela inclusão De data e assinatura. *Deixei em caixa alta as palavras acrescidas. Obrigada!
    Nara Oliveira em 27/08/18 às 20:43
  • o item 117 está diferente do constante na prova. Há um "não" antes do podem.
    Lucas em 27/08/18 às 17:40
  • professor, na questão 117, tem um NÃO antes de podem ser considerados, o que deixa a alternativa C na verdade, certo?
    Lais de Sousa em 27/08/18 às 17:32
  • A questão 117 foi escrita com redação errada. O correto é: Documentos eletrônicos, ao contrário dos convencionais, NÃO podem ser considerados completos em relação à sua forma INTELECTUAL somente pela inclusão e data e assinatura. Comentários: os elementos corretos são data, autor, destinatário, assunto e título. Logo, gabarito CERTO.
    Vannessa Medeiros em 27/08/18 às 16:07
  • Se permanecer assim essa parte , tá gabaritado??
    Marcos em 27/08/18 às 15:47
  • Valeu professor. Abraços
    Taynara em 27/08/18 às 15:30
  • Boa tarde, professor. A questã 117 diz que "Documentos eletrônicos, ao contrário dos convencionais, NÃO podem ser considerados completos em relação à sua forma estrutural somente pela inclusão e data e assinatura. Acredito que a negativa deixa a questão correta. Certo?
    Jakeline em 27/08/18 às 15:08