Artigo

Gabarito extraoficial TJ SP Atualidades – Comentários

Olá pessoal,

Neste artigo, você encontrará o gabarito extraoficial do TJSP com a resolução das questões de Atualidades, do cargo de Escrevente-Técnico Judiciário. A prova foi organizada pela Vunesp e aplicada no dia 2 de julho de 2023.

A questão 65 cobrou um fato que repercutiu bastante na imprensa brasileira. As demais questões – 66, 67 e 68 – cobraram fatos de repercussão secundária, mas que poderiam ser resolvidas pelas dicas no enunciado de cada questão e pela análise lógica sobre cada fato.

65. O arcabouço fiscal é um conjunto de medidas, regras e parâmetros para a condução da política fiscal – controle dos gastos e receitas do país. A nova regra fiscal, anunciada nesta quinta-feira (30) pelo governo, substituirá o teto de gastos que vigora desde 2016 e limita o crescimento das despesas ao ano anterior, corrigido pela inflação oficial (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA).
(ebc. Disponível em https:shre.ink/kNjM.Acesso em 03/04/2023. Adaptado)
A respeito da proposta anunciada, é correto afirmar que ela
(A) determina que a dívida pública bruta cairá levemente até 2025 e será estabilizada a partir de 2026.
(B) estipula o teto de crescimento da despesa a 10% ao ano acima da inflação.
(C) limita o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores.
(D) prevê que o excedente de superávit primário acima do teto da banda será usado para investimentos em saúde.
(E) projeta que o déficit primário será zerado em 2026, com superávit de 5% do PIB em 2024 e 6% em 2025.

Gabarito: C

Era necessário saber os detalhes da proposta de arcabouço fiscal, para resolver essa questão, que foram bastante trabalhados ao longo das aulas do nosso curso.
Vamos analisar cada alternativa e o que estabelece o arcabouço fiscal:
(A) Incorreto. O arcabouço projeta que a dívida pública bruta subirá levemente até 2026 e depois será estabilizada.
(B) Incorreto. A proposta prevê que em momentos de maior crescimento da economia, a despesa não poderá crescer mais de 2,5% ao ano acima da inflação. Em momentos de contração econômica, o gasto não poderá crescer mais que 0,6% ao ano acima da inflação.
(C) Correto. O novo arcabouço fiscal limitará o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Ou seja, se no período de 12 meses, de julho a junho, se o governo arrecadar R$ 1 trilhão, poderá gastar R$ 700 bilhões.
(D) Incorreto. O arcabouço prevê que caso o superávit primário fique acima do teto da banda, o excedente seja usado para obras públicas.
(E) Incorreto. O arcabouço projeta zerar déficit primário em 2024, com superávit de 0,5% do PIB em 2025 e 1% em 2026.

66. As agências de notícias internacionais informaram que após sucessivos aumentos da produção no ano passado, a Arábia Saudita e outros países produtores de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) informaram, neste domingo (2), cortes voluntários na produção do óleo. O cartel deve reduzir cerca de 1,15 milhão de barril por dia (bdp) até o final de maio.
(seudinheiro. Disponível em https://shre.ink/kNA4. Acesso em 03.03.23. Adaptado)
O anúncio não agradou
(A) aos Estados Unidos, porque é um dos países que mais pressionam pelo aumento da oferta da Opep+ para conter a disparada de preços, sobretudo de energia, com impacto na inflação americana.
(B) à Rússia, que precisará produzir mais petróleo para abastecer os veículos de guerra que atuam em território ucraniano e deixará de vender combustível que gera os fundos necessários para a manutenção da guerra.
(C) ao Mercosul, porque os países que o compõem não são produtores de petróleo e, como consequência do aumento do preço, deverão desviar recursos orçamentários da saúde, educação e habitação para adquirir o combustível.
(D) aos países da comunidade europeia que necessitam do petróleo para abastecer os aquecedores residenciais no período compreendido entre os meses de maio e agosto.
(E) à Venezuela que, segundo Nicolas Maduro, com a retomada de venda de petróleo aos Estado Unidos, estava obtendo recursos para suprir as necessidades da população e apoio para concorrer a um novo mandato.

Gabarito: A

A Opep+ é composta por países que são grandes produtores e exportadores de petróleo no mundo e possuem o poder de influenciar o valor desse produto no mercado internacional. Funciona como um cartel do petróleo.
O corte na produção acarreta, na prática, em uma elevação nos preços do petróleo. Na economia de mercado, se a oferta de um produto diminui em relação à demanda, geralmente o preço desse produto sobe. Se o preço se eleva, isso impacta no aumento da inflação.
(A) Correto. O anúncio não agradou aos Estados Unidos, que é um dos países que mais pressionam pelo aumento da oferta pela Opep para conter a disparada de preços, sobretudo, de energia com impacto na inflação americana.
(B) Incorreto. A Rússia é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. Com as sanções econômicas que sofreu, viu seu mercado de exportação se reduzir, ou seja, está sobrando petróleo no país. O aumento do preço do barril favorece os russos. A pressão americana também visa reduzir as receitas do país, como forma de dificultar o financiamento da sua máquina de guerra na Ucrânia.
(C) Incorreto. O Brasil, que faz parte do Mercosul, é um país produtor e exportador de petróleo. A Argentina também. Só por isso já está errada a afirmativa “C”.
(D) Incorreto. Quando é inverno no Hemisfério Sul é verão no Hemisfério Norte. Maio, junho, julho e agosto são meses de frio no Hemisfério Sul. São meses de calor na Europa. Se é quente, não é necessário utilizar a calefação para o aquecimento residencial.
(E) Incorreto. A Venezuela é produtora e exportadora de petróleo. Um corte na produção que leva ao aumento do preço do barril de petróleo no mercado internacional favorece os países exportadores do óleo, entre eles a Venezuela.

67. Em mais um efeito colateral da invasão russa da Ucrânia, as Forças Aéreas de quatro países nórdicos tomaram a inédita decisão de unificar suas frotas, planejamento, operações e patrulhas. Em conjunto, eles somam 247 caças, poderio equivalente ao individual dos principais membros europeus da Otan, como França e Turquia.
(uol. Disponível em https://shre.ink/kNqm. Acesso em 03.03.23. Adaptado)
Os países que unificaram suas frotas são os seguintes:
(A) Groenlândia, Finlândia, Bélgica e Irlanda.
(B) Groenlândia, Finlândia, Noruega e Dinamarca.
(C) Suécia, Finlândia, Noruega e Polônia.
(D) Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca.
(E) Suécia, Croácia, Noruega e Países Baixos.

Gabarito: D

Em muitas questões de Atualidades, a Vunesp traz dicas para a resolução da questão no seu enunciado. Foi o caso dessa questão, que fala sobre a unificação das forças aéreas de quatro países nórdicos. Os países nórdicos são: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
A única alternativa que apresenta apenas países nórdicos é a “D”, que é o gabarito da questão.
A Groenlândia não é um país, é um território que pertence à Dinamarca. Está localizada na América do Norte. Ou seja, assim como a Islândia, está bem longe da Rússia, diferentemente dos demais países nórdicos, que estão próximos dos russos, sentindo-se por isso ameaçados.

68. A comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerrou nesta quarta-feira (29) sua missão oficial na China, com a participação no “Seminário Econômico Brasil-China” que contou com a presença de autoridades governamentais e empresários dos dois países. Na abertura do evento, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, comemorou os resultados da visita.
(gov.br. Disponível em https://shre.ink/kgUc. Acesso em 03.03.23. Adaptado)
A primeira conquista da viagem, que iniciou no dia 22 de março, foi o anúncio do governo chinês de
(A) montar, em Iracemápolis (SP), uma fábrica de veículos da maior empresa automotiva estatal chinesa, a Great Wall Motors.
(B) levantar o embargo às importações de carne bovina brasileira, que estavam suspensas desde fevereiro.
(C) participar da FUNBIO, uma associação sem fins lucrativos que trabalha para a conservação da biodiversidade brasileira.
(D) doar vultosos recursos para o Fundo Amazônia que promove ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento da Amazônia.
(E) investir em uma fábrica de componentes eletrônicos na região amazônica para abastecer as montadoras de veículos do Brasil.

Gabarito: B

Entre os dias 22 e 29 de março, uma comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) viajou para a China para participar de um seminário e buscar o fechamento de acordos comerciais entre os dois países.
Nessa visita, o governo chinês decidiu por levantar o embargo às importações de carne bovina brasileira, que estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), identificado em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).
A questão pode ser resolvida pela análise lógica da notícia. Não faria sentido o Ministro da Agricultura e Pecuária ir à China para tratar de assuntos da indústria e de questões ambientais. Isso cabe aos ministros da Indústria e Comércio e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Fazendo essa análise você já resolveria a questão e eliminaria as afirmativas “A”, “C”, “D” e “E”.


Segue link com a correção das questões em vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=N7SdtFrO3mc&ab_channel=LeandroSignori


Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2wZDdHXF18s

Um grande abraço!

Leandro Signori


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.