Artigo

Gabarito Extraoficial – SEFAZ/CE – Informática

Fala, pessoal! Prof. Diego Carvalho na área para comentar o gabarito extraoficial de informática da prova da SEFAZ/CE. Prova bem tranquila, apenas cinco itens e um deles polêmico. Vamos analisar…

Item 30:

O gerenciamento de processos é responsável por executar simultaneamente vários processos nos sistemas operacionais Windows e Linux, por meio do compartilhamento de tempo e processadores.

Comentário:

De fato, o gerenciamento de processos é realmente responsável por executar simultaneamente vários processos em sistemas operacionais (Ex: Windows, Linux, etc). A maneira de fazer com que eles sejam executados simultaneamente é por meio do compartilhamento de tempo e compartilhamento de processadores.

Gabarito Extraoficial: Correto

Item 31:

Redes VPN permitem a troca segura de dados entre dois pontos por meio do tunelamento por criptografia, que cria um túnel seguro dentro de uma rede pública.

Comentário:

A principal vantagem da utilização de Redes VPN (Virtual Private Network) é a segurança na troca de dados entre dois pontos por meio de algumas técnicas, tal como o tunelamento por criptografia. De fato, essa técnica permite criar uma espécie de “tunel privado” dentro de uma rede pública (Ex: Internet).

Gabarito Extraoficial: Correto

Item 32:

PaaS (Platform as a Service) é o tipo de cloud computing que permite a utilização de uma aplicação na Web, como, por exemplo, Google Docs e Office 365.

Comentário:

Na verdade, o tipo de Cloud Computing que permite a utilização de uma aplicação web (Ex: Goolgle Docs e Office 365) é o SaaS e, não, PaaS.

Gabarito Extraoficial: Errado

Item 33:

Em um firewall corretamente instalado e configurado, toda troca de dados entre a rede interna e a rede externa de uma organização deve passar por ele.

Comentário:

Perfeito! Um firewall (corretamente instalado e configurado) é idealmente responsável por toda troca de dados entre a rede interna e a rede externa de uma organização – tudo que entra e tudo que sai deve necessariamente passar por ele!

Gabarito Extraoficial: Correto

Item 35:

O backup incremental caracteriza-se pela cópia de todos os dados alterados ou criados desde o último backup completo.

Comentário:

Essa é uma questão polêmica! Vejamos:

(1) Backup Incremental: copia todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental anterior, mas não marcam o atributo de arquivamento (Bit Archive = 0).

(2) Backup Diferencial: copia todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental anterior, mas marcam o atributo de arquivamento (Bit Archive = 1).

Notem que ambos fazem exatamente o mesmo procedimento, com exceção da marcação ou não do atributo de arquivamento. Logo, quando a questão afirma que o backup incremental caracteriza-se pela cópia de todos os dados alterados ou criados desde o último backup completo, trata-se de uma definição incompleta. Alguns podem argumentar que, se ele copia todos os dados alterados ou criados desde o último backup completo ou incremental, então ele copia todos os dados alterados desde o último backup completo.

Em um contexto em que o último backup tenha sido um backup completo, o próximo backup incremental copiará todos os dados criados ou modificados desde o backup completo; em um contexto em que o último backup tenha sido um backup incremental, o próximo backup incremental copiará todos os dados criados ou modificados desde o último backup incremental. Logo, dependerá do contexto. Dessa forma, torna-se impossível avaliar o item e acreditamos que ele deveria ser anulado.

Gabarito Extraoficial: Errado

É isso aí! Espero que tenham gostado. Sigam no no instagram: @professordiegocarvalho.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.