Artigo

Gabarito Extraoficial – Prova de Direito Constitucional – Defensoria Pública da União 2016

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é o Ricardo Vale, coordenador e professor do Estratégia Concursos.

Hoje (24/01), tivemos a prova da Defensoria Pública da União, elaborada pelo CESPE.

Abaixo, seguem os comentários e o meu gabarito extraoficial das provas para os cargos de Analista Administrativo (Cargo 1) e Contador. Espero que tenham se saído muito bem na prova! :)

Aproveito para agradecer à Andrea e à Aline, que me enviaram as provas digitalizadas! :)

PROVA – DPU – Analista Administrativo

(CESPE / DPU – 2016) Para que direitos e garantias expressos em tratados internacionais ratificados pelo Brasil sejam formalmente reconhecidos no sistema jurídico brasileiro, é necessária a aprovação de cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.

Comentários:

O examinador quis confundir o aluno! :)

Qualquer que seja o rito de aprovação, o tratado de direitos humanos será formalmente reconhecido no sistema jurídico brasileiro.

O rito de aprovação influencia na posição hierárquica do tratado internacional de direitos humanos. Caso o tratado internacional de direitos humanos seja aprovado na forma do art. 5º, § 3º, CF/88, ele terá equivalência de emenda constitucional. Caso seja aprovado pelo rito ordinário, terá status supralegal.

Por tudo o que comentamos, a questão está errada.

(CESPE / DPU – 2016) O cancelamento de naturalização por meio de sentença judicial transitada em julgado acarreta a perda dos direitos políticos.

Comentários:

É isso mesmo! O cancelamento de naturalização por sentença transitada em julgado resulta na perda dos direitos políticos (art. 15, I, CF/88). Questão correta.

(CESPE / DPU – 2016) O direito fundamental à vida também se manifesta por meio da garantia de condições para uma existência digna.

Comentários:

O direito à vida não engloba apenas o direito a “manter-se vivo”, a sobreviver. Ele abrange o direito a ter uma “vida boa”, uma vida digna. Questão correta.

(CESPE / DPU – 2016) Dada a garantia constitucional de acesso à justiça, é vedada a exigência de prévia ingresso pelas vias extrajudiciais como requisito para o acesso ao Poder Judiciário, não sendo extensível, tal vedação, às ações relativas às competições desportivas.

Comentários:

No Brasil, vigora o princípio da inafastabilidade de jurisdição, segundo o qual a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito (art. 5º, XXXV).

Com base nesse princípio, pode-se dizer que, no ordenamento jurídico brasileiro, não existe a jurisdição condicionada. Em outras palavras, o acesso ao Poder Judiciário independe de processo administrativo prévio. É vedada, portanto, a exigência de prévio ingresso pelas vias extrajudiciais como requisito para o acesso ao Poder Judiciário. Essa é a regra geral.

Há, todavia, exceções a essa regra. São elas o habeas data, as controvérsias desportivas e a reclamação contra o descumprimento de Súmula Vinculante pela Administração Pública.

Por tudo o que comentamos, a questão está correta.

(CESPE / DPU – 2016) De forma subsidiária à atividade de fiscalização exercida pelo Tribunal de Contas da União, pode o Congresso Nacional exercer função fiscalizatória sobre a União e sobre as entidades da administração direta e indireta.

Comentários:

É competência exclusiva do Congresso Nacional fiscalizar os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta (art. 49, X). Assim, o Congresso Nacional exerce função fiscalizatória sobre a União e sobre as entidades da administração direta e indireta. Entretanto, a atividade de fiscalização do Congresso não é subsidiária à atuação do TCU. O TCU é que auxilia o Congresso no exercício do controle externo da Administração Pública. Questão errada.

(CESPE / DPU – 2016) No caso de o Presidente da República, na vigência do mandato, praticar crime comum não relacionado às funções do cargo, sua responsabilização perante o Supremo Tribunal Federal estará condicionada à admissibilidade da acusação por dois terços dos membros da Câmara dos Deputados.

Comentários:

O Presidente da República, na vigência do mandato, está protegido por cláusula de irresponsabilidade penal relativa. Isso quer dizer que, na vigência do mandato, o Presidente não poderá ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício da função.

Na situação descrita pelo enunciado, na qual o Presidente cometeu crime não relacionado às funções do cargo, ele não poderá ser responsabilizado. Questão errada.

(CESPE / DPU – 2016) A responsabilização do Chefe do Governo e a temporariedade do seu mandato caracterizam, entre outros aspectos, a forma republicana de governo.

Comentários:

É isso mesmo! Estas são duas características da República enquanto forma de governo: a possibilidade de responsabilização do Chefe de Governo e a temporariedade do mandato. Questão correta.

(CESPE / DPU – 2016) O defensor público-geral da União tem legitimidade constitucional para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade e de ação declaratória de constitucionalidade.

Comentários:

Os legitimados para a propositura de ADI e ADC estão relacionados no art. 103, CF/88. Dentre eles, não está o Defensor Público-Geral da União. Questão errada.

(CESPE / DPU – 2016) Do princípio institucional da unidade não decorre a vedação à existência de posições discordantes entre os membros da Defensoria Pública, haja vista a independência funcional a eles garantida.

Comentários:

Em razão da independência funcional, os membros da Defensoria Pública podem atuar segundo as suas convicções. O princípio da unidade não veda a existência de posições discordantes entre os membros da Defensoria Pública. Os dois princípios (unidade e independência funcional) convivem em perfeita harmonia. Questão correta.

(CESPE / DPU – 2016) O Sistema Único de Saúde é organizado de forma centralizada, com direção única em cada esfera de governo.

Comentários:

Segundo o art. 198, I, CF/88, uma das diretrizes de organização do Sistema Único de Saúde (SUS) é a descentralização, com direção única em cada esfera de governo. Questão errada.

(CESPE / DPU – 2016) O dever do Estado de prestar assistência social a quem dela necessite independe de contribuição à seguridade social.

Comentários:

A assistência social será prestada a quem dela necessitar e independe de contribuição à seguridade social. Questão correta.

 

PROVA DPU – Contador

(CESPE / DPU – 2016) A prevalência dos direitos humanos, a concessão de asilo político e a solução pacífica de conflitos são princípios fundamentais que regem as relações internacionais do Brasil.

Comentários:

Os princípios fundamentais da RFB estão elencados dos art. 1º até o art. 4º, CF/88. No art. 4º, estão os princípios das relacionais internacionais, dentre os quais estão a prevalência dos direitos humanos, a concessão de asilo político e a solução pacifica de conflitos. Questão correta.

(CESPE / DPU – 2016) A Defensoria Pública da União (DPU) pode, em decorrência de expressa previsão constitucional, requisitar diretamente a instituição financeira informações bancárias de cidadão brasileira.

Comentários:

A DPU não pode determinar a quebra de sigilo bancário. Esta é uma medida que pode ser determinada pelo Poder Judiciário e pelas CPI`s. Questão errada.

(CESPE / DPU – 2016) A gratuidade do registro civil de nascimento e da certidão de óbito é direito de todo cidadão brasileiro.

Comentários:

O art. 5º,   LXXVI, CF/88, prevê que o registro civil de nascimento e a certidão de nascimento são gratuitos para os reconhecidamente pobres. Questão errada.

(CESPE / DPU – 2016) Compete ao Congresso Nacional sustar ato normativo expedido pelo Poder Executivo que exorbite do poder regulamentar.

Comentários:

Segundo o art. 49, V, CF/88, é da competência exclusiva do Congresso Nacionalsustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa”. Questão correta.

(CESPE / DPU – 2016) O Conselho Nacional de Justiça tem competência para controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e da Defensoria Pública.

Comentários:

O CNJ tem competência para controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário. Sua atuação não alcança a Defensoria Pública. Questão errada.

(CESPE / DPU – 2016) No que se refere à proteção e à defesa da saúde, a União exerce competência legislativa concorrente, cabendo-lhe o estabelecimento de normas gerais.

Comentários:

É isso mesmo! Segundo o art. 24, XII, é competência concorrente da União, Estados e Distrito Federal legislar sobre previdência social, proteção e defesa da saúde. No âmbito da competência concorrente, cabe à União estabelecer normas gerais. Questão correta.

(CESPE / DPU – 2016) A CF autoriza, em casos excepcionais, que a DPU exerça a representação judicial de autarquia federal em demanda que discuta matéria relacionada à defesa dos direitos dos quilombolas.

Comentários:

A CF/88 estabelece que a representação judicial e extrajudicial da União cabe à Advocacia-Geral da União. Questão errada.

Abraços,

Ricardo Vale

“O segredo do sucesso é a constância no objetivo!”

P.S: Caso queira acompanhar videoaulas diárias de Direito Constitucional, basta me seguir no Periscope (@profricardovale).

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • parabéns, professor! direto ao ponto. obg abs
    Gustavo em 03/02/16 às 19:58
  • Obrigado pelos comentários, professor!
    João em 28/01/16 às 09:25
  • Boa tarde, professor!! A minha dúvida é a mesma da Carolina.: qto a gratuidade de certidão de nascimento e óbito estendido a todos os cidadãos, segundo STF( lei 9534/1997). Obrigada,
    andreia em 26/01/16 às 17:00
  • Muito bom. Professor parabéns pelo curso para o INSS, excelente, e obrigada por fazer Periscopes ótimos!!!
    Ariana em 26/01/16 às 00:47
  • concordo com o silas, além de HD, para processo contra o INSS é exigido que primeiramente vá à referida autarquia e tente pelas vias administrativas a resolução do litigio, e somente após é que o processo seria aceito pelas vias judiciais. questão complicada, devendo ser observada com cuidado. a não ser que eu esteja errado, o que é perfeitamente possível, mais pelo pouco que sei é isso.
    rafael em 25/01/16 às 18:33
  • ótimos comentários.
    Regina Silva em 25/01/16 às 13:49
  • Obrigada, professor! O senhor ajudou muito.
    Déborah em 25/01/16 às 12:39
  • Obrigada, professor!
    Marta em 25/01/16 às 12:19
  • Professor, na impetração do Habeas Data, na via judiciária, embora não se exija o esgotamento das vias extrajudiciais, porém, é necessária a comprovação prévia da negativa ou omissão da administração, o que tornaria a alternativa incorreta?
    Silas em 25/01/16 às 11:52
  • Olá Prof. Ricardo! Muito esclarecedores os teus comentários sobre as questões. Também estou adorando a série de Dicas para o INSS. Excelente trabalho, obrigada! Grande abraço.
    Natacha Cordeiro em 25/01/16 às 10:09
  • Olá, professor Acabei "desistindo" do concurso da DPU após a suspensão, mas, de qualquer maneira, fui fazer a prova. Devo ressaltar que seu material estava ótimo, incluindo dicas que, de fato, caíram na prova. Todavia, ainda que não tenha estudado várias das matérias que caíram na prova (Penal, Militar, Arquivologia, Gestão de pessoas), posso dizer quanto às matérias que domino que essa prova para analista da DPU teve questões de dificuldade abaixo do esperado. Analista do STJ estava muito mais difícil.
    Eleonora em 25/01/16 às 08:55
  • Professor, bom dia, Quanto à questão de gratuidade do registro de óbito e certidão de nascimento, não devo considerar a posição do STF? Segundo o livro de direito constitucional descomplicado, o STF, sem prejuízo da disposição constitucional, considerou válida a previsão legal - lei 9534/1997 de gratuidade do registro civil de nascimento e certidão de óbito, para todos os cidadãos e não somente para os reconhecidamente pobres, sob o fundamento de que o fato da constituição assegurar tais direitos somente aos reconhecidamente pobres, não impede o legislador de estendê-los à outros cidadãos. Destacou-se que o princípio da proporcionalidade tem duas facetas - a proibição de excesso e a proibição de proteção deficiente. Poderia comentar sobre o que devo considerar p/ as provas? Obrigada
    CAROLINA em 25/01/16 às 08:25
  • Olá professor. O stf não havia decidido que o direito à certidão de óbito e nascimento seria estendido a todos como forma de exercer a cidadania? Grande abraço
    Alvaro em 25/01/16 às 07:06
  • Obrigada, Ricardo Vale!! Vai comentar a de técnico,não vai? rsrs Só errei 2 dessas, mas eu só faço concurso de nível médio, então fiquei bem metida, rsrs.
    Leci Silva em 25/01/16 às 00:32