Artigo

Gabarito extraoficial Português TCE-PR

Olá, pessoal! Segue o gabarito extraoficial Português TCE-PR!

Espero que todos tenham se dado muito bem na prova. Vimos que muita coisa da parte específica foi batida no aulão de véspera com os professores do Estratégia.

A prova de Português contou com quatro questões, as quais seguem comentadas abaixo. Como é um gabarito extraoficial, havendo qualquer necessidade de mudança, eu o farei o mais rápido possível.

Para tanto, basta comentar abaixo, ok?

Houve dois textos para duas questões de interpretação, além de um gráfico para a interpretação de outra questão. Assim, esta prova foi bem focada na interpretação de texto.

A questão 1 tem como alternativa correta a letra (B), pois os pontos da interpretação estão no segundo parágrafo.

Compare a afirmação da alternativa com o segundo parágrafo do texto, por meio das setas e cores:

Gabarito extraoficial Português TCE PR

Na questão 2, a alternativa (A) apresenta erro gramatical, pois as palavras “não” e “que” são atrativas e forçam a próclise. Assim, o correto seria “não se têm receitas” e “que se deve pensar”.

A alternativa (B) apresenta erro gramatical, pois a oração subordinada adverbial de finalidade “Para combater a corrupção nos diversos países” deveria ser seguida de vírgula.

A alternativa (C) apresenta erro gramatical, pois a expressão “lutar com” apresenta ambiguidade. O ideal neste contexto é “lutar contra”. Além disso, houve redundância no emprego da conjunção aditiva “e” e do advérbio de inclusão “também”.

A alternativa (D) é a correta, pois apresenta o sentido original e correção gramatical.

A alternativa (E) está errada, pois o verbo “existe” deve se flexionar no plural para concordar com o sujeito “receitas prontas”.

Quanto à questão 3, devemos nos basear no terceiro parágrafo.

3º§ do texto:

O Brasil pode se orgulhar de ter construído sua própria LRF, uma lei made in Brazil e que incorpora os aspectos bons e ruins da cultura brasileira, a partir de um aprendizado internacional.

Agora, veja o que afirma a alternativa (B):

A LRF do Brasil tem as características positivas de ser uma lei made in Brazil e de incorporar aspectos da sociedade brasileira.

Entende-se do texto que realmente o fato de ser uma lei made in Brazil é aspecto positivo, pois o texto afirmou que o “Brasil pode ser orgulhar de ter construído sua própria LRF, uma lei made in Brazil”.

Foi afirmado também na alternativa que tal lei incorpora aspectos da sociedade brasileira, o que é confirmado na passagem do texto: “incorpora os aspectos bons e ruins da cultura brasileira”.

Para falarmos da questão 4, copiei o gráfico de referência da prova. Apesar de o desenho ser um pouco diferente, os dados são os mesmos:

Gabarito extraoficial Português TCE PR

Nesta questão 4, a alternativa (E) é a correta, pois se pode perceber que, nos meses de janeiro e fevereiro, as receitas e as despesas tiveram diminuição. Já, nos meses de março e abril, houve crescimento das despesas e receitas.

Bom, meus amigos, falei rápido pelo curto tempo mesmo. Havendo alguma consideração necessária, mande mensagem aqui em baixo, ok?

Grande abraço a todos!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.