Artigo

Gabarito oficial ENEM 2017 foi publicado!

Estrategianos, tudo bem?

O gabarito oficial do ENEM 2017 foi publicado pelo INEP. Confira AQUI.

No dia 05/11 lançamos em primeira mão o gabarito extraoficial comentado das questões de Filosofia e de Sociologia. Não deu outra: gabaritamos ;)

Tenho certeza de que nossos alunos tiveram condições de realizarem uma excelente prova tanto no dia 05 como na do dia 12.

Para os futuros candidatos do ENEM 2018 uma excelente notícia: o curso preparatório do Estratégia ENEM, em breve, estará disponível:

 

ENEM 2018

 

Questão 46: Filosofia

Enunciado: Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que

Gabarito: C

Comentários: uma boa leitura do texto de suporte já encaminha para a alternativa correta, uma vez que Aristóteles defende que a política é a arte mestra e a partir dela é determinado quais são as outras ciências a serem estudadas. Assim, a política precede todas as demais na organização da cidade. É importante lembrar também que a finalidade das ações humanas é a felicidade e um dos caminhos para isso é a política (o bem comum). Vimos isso várias vezes em nossas aulas no Estratégia ENEM.

Questão 47: Sociologia

Enunciado: Do ponto de vista comercial, o avanço das novas tecnologias, indicado no texto, está associado à

Gabarito: D

Comentários: a autora aponta que o comércio aproveita da interatividade dos meios tecnológicos para rastrear o perfil de interesses e desejos do consumidor, individualizando aquilo que vai aparecer para o potencial comprador – são os famosos algoritmos, que fazem com que ao clicarmos em determinado site, em busca de algum produto, o mesmo começa a aparecer “misteriosamente” em outros sites que visitamos ou nas redes sociais.

Questão 48: Interdisciplinar História e Sociologia

Enunciado: Elaborada em 1963, a releitura contida na Figura 2 revela aspectos de uma trajetória e obra dedicadas à

Gabarito: E

Comentários: uma mulher do cangaço não é uma representação tradicional da mulher, portanto a releitura de Zuzu Angel, em 1969, em plena a Ditadura Civil-Militar, faz uma releitura crítica da mulher forte, que também pode ir para a “guerra”, que pode lutar.

Questão 53: Interdisciplinar Filosofia e História

Enunciado: A visão expressa neste texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?

Gabarito: A

Comentários: John Rawls é um teórico de tendência liberal que reflete sobre a teoria da justiça a partir de um diálogo com os contratualistas. A partir do liberalismo faz uma relação entre liberdade e autonomia.

Questão 54: Filosofia

Enunciado: O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” representado pelo (a)

Gabarito: E

Comentários: aqui trata-se dos pré-socráticos. Eles buscavam o princípio gerador de todas as coisas, para explicar racionalmente a criação do mundo e dos seres. Além de trabalharmos este conteúdo no curso, reforcei no aulão de revisão, inclusive, citando Demócrito.

A: Pitágoras

B: não me recordo de nenhum pré-socrático que defendia este elemento

C: Tales de Mileto

D: não me recordo de nenhum pré-socrático que defendia este elemento E: Demócrito

Questão 55: Filosofia

Enunciado: O texto evidencia características do modo de vida socrático, que se baseava na

Gabarito: B

Comentários: esta questão os nossos alunos do Estratégia ENEM acertaram de olhos fechados :)

A: a filosofia de Sócrates procura o conhecimento verdadeiro por meio do uso da razão, portanto refuta explicações míticas

B: qual era o método que Platão defendia como acesso ao mundo inteligível? O método dialético socrático.

C: esta é justamente a crítica de Sócrates aos sofistas.

D: Outra crítica de Sócrates aos sofistas, uma vez que a filosofia precisa ir em busca do conhecimento verdadeiro e não da persuasão.

E: os filósofos que faziam uma investigação acerca dos elementos da natureza eram os pré-socráticos.

Questão 57: Sociologia

Enunciado: No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de

Gabarito: B

Comentários: para acertar esta questão era preciso estar atento com as atualidades. Com o intuito de obter maior representatividade da mulher na política, o Código Eleitoral estabelece a cota de 30% de mulheres para se compor uma chapa no que se refere ao poder legislativo (vereadores, deputados estaduais e deputados federais). Inclusive, os partidos têm suado para conseguir este percentual para montar suas respectivas chapas.

Questão 67: Filosofia

Enunciado: O conceito de democracia proposto por Jurgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o (a)

Gabarito: B

Comentários: esta questão me deu um baita orgulho! No dia 03/11, praticamente na véspera da prova, publiquei este artigo sobre Habermas (confira AQUI). Quem leu o artigo ou assistiu ao nosso aulão ao vivo de revisão, acertou de olhos fechados. Para que haja processos de inclusão é necessário o debate livre (sem constrangimentos de qualquer ordem), no qual a verdade é construída de forma intersubjetiva, consensual. Lembrando que ele é considerado como o último dos “grandes racionalistas”, logo a razão é utilizada neste processo como forma também de combater a lógica instrumental capitalista e contribuir com o fortalecimento do processo democrático.

Questão 68: Filosofia

Enunciado: De acordo com a moral kantiana a “falsa promessa de pagamento” representada no texto

Gabarito: C

Comentários: é importante lembrar que somente as ações corretas podem ser universalizadas (característica da ética em Kant), portanto ele se opõe de que toda ação do homem possa valer como norma universal como, por exemplo, esta da “falsa promessa de pagamento”. Vimos também em nosso aulão de revisão =)

Questão 71: Sociologia

Enunciado: O texto faz referência a uma importante mudança na dinâmica de funcionamento dos Estados contemporâneos que, no caso brasileiro, teve como consequência a

Gabarito: D

Comentários: mostra que com o esvaziamento do Poder Legislativo em assumir suas competências legislativas e de fiscalização, cada vez mais o Poder Judiciário vem produzindo normas. Isto é denominado de judicialização da política.

Questão 79: Sociologia

Enunciado: Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente

Gabarito: B

Comentários: este é um grande desafio que a migração traz no mundo contemporâneo, exigindo um modelo de sociedade que universalize os direitos para além de suas fronteiras (globalização) e o respeito à diversidade. Temos acompanhado que, infelizmente, não tem sido assim.

Questão 81: Interdisciplinar Geografia e Sociologia

Enunciado: A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre

Gabarito: D

Comentários: uma boa compreensão de texto levava o candidato a acertar. O autor defende que para garantir as liberdades é necessário ir além do fator econômico, mas também garantir o mínimo de cidadania, portanto propõe um crescimento que garanta cidadania e ascensão econômica.

Questão 82: Interdisciplinar História e Sociologia

Enunciado: Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no (a)

Gabarito: A

Comentários: A: correta, visto que os E.U.A é a principal potência militar, a qual tem bases em diversos territórios estratégicos. B: não há um alinhamento geopolítico com a Rússia. C: não há uma política expansionista de Cuba. D: Os E.U.A tem uma relação nada amistosa com esses países. E: Não procede a informação desta assertiva.

Questão 85: Interdisciplinar Geografia e Sociologia

Enunciado: O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros

Gabarito: B

Comentários: A: se fosse livre comércio das mercadorias estaria correta. B: ao baixar as tarifas dos produtos comercializados nas fronteiras, o objetivo é fomentar a competitividade perante os produtos de outros países. C: não há uma restrição de investimentos de multinacionais. D: não é medidas cambiais, mas sim de diminuição de tarifas para que os produtos dos países envolvidos possam competir. E: esta poderia gerar confusão, uma vez que no texto de suporte aponta a redução de tarifas alfandegárias, contudo, a assertiva está equivocada porque ela não visa a redução da fiscalização alfandegária.

Questão 87: Interdisciplinar História e Sociologia

Enunciado: A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o (a)

Gabarito: D

Comentários: era só lembrar que as teorias racistas do século XVIII e XIX influenciaram o governo nazista de Hitler, o qual acreditava na superioridade da supremacia racial branca, perseguindo judeus e outras minorias étnicas como, por exemplo, os ciganos. Isso fez com que se acelerasse após o fim da guerra estudos no campo da biologia e da ciências humanas para desmitificar possíveis superioridades do ponto de vista biológico e/ou cultural.

Questão 88: Filosofia

Enunciado: Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma

Gabarito: D

Comentários: Jeramy Benthan, assim como Stuart Mill, fazem parte da corrente que ficou denominada de utilitarista, que apregoava a racionalidade de caráter pragmático. Uma boa leitura do texto de suporte levava o candidato à assertiva correta.

Questão 89: Interdisciplinar Filosofia e História

Enunciado: Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

Gabarito: E

Comentários: Lembra de Thomas Marshall, o qual vimos várias vezes em nossas aulas e aulões? O século XVIII é marcado pela conquista dos direitos civis. Além disso, você podia ter usado o conceito de cidadania dele para aplicar em sua redação =)

Questão 90: Interdisciplinar História e Sociologia

Enunciado: A persistência das reivindicações relativas à aplicação desse preceito normativo tem em vista a vinculação histórica fundamental entre

Gabarito: C

Comentários: o texto de suporte relaciona o espaço (território indígena) com a preservação de seus costumes (sobrevivência cultural).

Conheça o curso ENEM 2018

Sigam-me nas redes sociais:

YouTube: Don Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Facebook: Professor Raphael Reis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá! Que coisa boa ter um colega de trabalho por aqui. Fico contente que o artigo tenha contribuído. Grande abraço!
    Raphael de Oliveira Reis em 20/11/17 às 21:54
  • Obrigado professor pelas análises coerentes das questões pertinentes as ciências humanas neste Enem 2017. Sou professor Jorge lecionando no ensino médio no Rio de janeiro !
    Jorge Roberto oliveira em 20/11/17 às 19:52
  • Olá, meu caro! Muito bom ter um amigo de profissão por aqui. Fico contente que o material tenha contribuído. Abs, Prof. Raphael
    Raphael de Oliveira Reis em 08/11/17 às 21:39
  • Suas observações foram úteis, obrigado! Sou professor de filosofia no ensino médio. Professor Marcelo
    Marcelo A. M. Fachina em 08/11/17 às 17:49