Artigo

Gabarito EXTRAOFICIAL de PORTUGUÊS – DEPEN (Agente Federal de Execução Penal)

Fala, meus jovens!

Sou o professor Luiz Felipe (Instagram: @luizfelipedurval), professor da Equipe de Português do Estratégia. Trago para vocês neste artigo as primeiras impressões sobre as questões de Português da prova do Departamento Penitenciário Nacional, cargo de Agente Federal de Execução Penal – Banca CESPE/Cebraspe.

A professora Janaína Arruda e eu elaboramos um gabarito EXTRAOFICIAL baseado em nossa análise inicial das questões. Então, sem perda de tempo, vamos aos comentários de cada questão.

01.

Gabarito: ERRADA

Comentário: Expressões explicativas, como “isto é” e “ou seja”, devem ser isoladas obrigatoriamente por vírgula. Não se trata de uma regra facultativa. Questão incorreta.

02.

Gabarito: ERRADA

Comentário: O pronome relativo “que” é palavra atrativa. Portanto, estamos diante de um caso de próclise obrigatória. A substituição por ênclise (“que criam-se”) acarretaria incorreção gramatical. Questão incorreta.

03.

Gabarito: CORRETA.

Comentário: O trecho “a crescente quantidade e intensidade das informações a que o homem de hoje está submetido faz surgir, com força cada vez maior, a necessidade de não se ser enganado, excitado ou perturbado por uma propaganda maciça e deformadora: começa a se esboçar, contra o direito de expressar as próprias opiniões, o direito à verdade das informações” nos permite inferir que o surgimento de inovações tecnológicas pode alterar a perspectiva sobre os limites de direitos. Questão correta.

04.

Gabarito: CORRETA

Comentário: O texto afirma, no segundo período, que “os Direitos elencados na Declaração […] são os direitos do homem histórico”. Questão correta.

05.

Gabarito: CORRETA.

Comentário: De acordo com a última edição do Manual de Redação da Presidência da República, houve uma uniformização dos expedientes Aviso, Ofício e Memorando, passando-se a adotar a nomenclatura padrão ofício. Questão correta.

06.

Gabarito: ERRADA.

Comentário: De acordo com o MRPR, o fecho das comunicações oficiais para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República é RESPEITOSAMENTE. Questão incorreta.

07.

Gabarito: ERRADA

Comentário: “Enquanto” é uma conjunção que estabelece sentido de tempo (simultaneidade). A substituição desse conectivo por “à medida que” alteraria o sentido original do texto, já que essa conjunção estabelece sentido de proporcionalidade. Questão incorreta.

08.

Gabarito: ERRADA

Comentário: Não há evidências nos últimos parágrafos de que a agente prisional sabia mais do que afirmava saber. A própria autora deixa claro que a atitude da agente produzia menos desconfiança: “Foi uma experiência que me desarmou. No entanto, não foi o fato de ela ser negra que me surpreendeu, foi o seu comportamento: sem agressividade e aparentemente solidário” (4º parágrafo)”. Questão incorreta.

09.

Gabarito: CORRETA.

Comentário: É possível inferir que a descrição de um ambiente deplorável feita pela autora carrega um tom de crítica. Questão correta.

10.

Gabarito: ERRADA

Comentário: A autora do texto deixa claro nos últimos parágrafos que não foi o fato de a agente ser negra que a desarmou: “não foi o fato de ela ser negra que me surpreendeu, foi o seu comportamento: sem agressividade e aparentemente solidário” (4º parágrafo). Questão incorreta.

11.

Gabarito: ERRADA

Comentário: A primeira ocorrência do termo “lá”, no terceiro parágrafo, refere-se ao espaço fora da sala, para onde a autora foi levada. A segunda ocorrência retoma “parede”. Questão incorreta.

12.

Gabarito: CERTA

Comentário:

A contração da preposição “de” com o artigo “os”, formando “dos”, mantém a correção gramatical. O artigo definido masculino concorda com o vocábulo “milhares” que também é masculino (“os milhares”). Questão correta.

13.

Gabarito: CORRETA       

Comentário: “Lúgubre” e “fúnebre” são palavras sinônimas. Questão correta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.